Image Map

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Parabéns ANAF: 20 anos de muitas conquistas


20 anos de atuação em favor da arbitragem. Comemoramos neste dia 26 de outubro o aniversário de fundação da ANAF, a associação nacional dos árbitros de futebol que ao longo de duas décadas consolidou-se como a principal referência da categoria em termos de representação e luta.
Mas para chegar aos 20 anos na plenitude de suas atividades, a ANAF passou por muitas dificuldades e obstáculos. O primeiro agradecimento deve ser feito aos fundadores da entidade, que em tempos difíceis, conseguiram superar as diferenças e uniram forças para iniciar o projeto.
Os primeiros a aderir a causa por uma arbitragem mais forte e unida deram os passos iniciais. Registram a entidade que passou a representar legalmente os árbitros do Brasil.
Era preciso, entretanto, somar todas as forças e unificar as bandeiras. Os sindicatos estaduais e associações aderiram ao movimento.
Paralelamente, as finanças da entidade foram organizadas. A ANAF passou a contar com uma sede própria, com endereço e CNPJ registrado. Diversos congressos e eventos serviram para aproximar os estados brasileiros e discutir pautas de interesse comum.
Com uma entidade fortalecida, vieram as primeiras vitorias, como a aprovação da lei da profissionalização. A ANAF conquistou vagas nos tribunais e nos principais fóruns de discussão das políticas do esporte. As entidades que organizam o futebol conheceram e atenderam muitas reivindicações, especialmente a questão das taxas de arbitragem, condições de trabalho e formação profissional. Reconhecemos que de tidas as nossas reivindicações, ainda falta muito para ser atendido. Mas avanços foram registrados neste sentido.
Pela primeira vez na história do futebol brasileiro passou-se a discutir o direito de imagem. Em competições nacionais e estaduais, começou-se a pagar este justo direito.
O fim dos sorteios – prática tão contestada entre os árbitros brasileiros – foi decretado em diversos estados e especialmente na Primeira Liga, cuja arbitragem foi designada de forma independente pela ANAF por meio de audiências públicas.
Devemos, então, exaltar a nossa entidade, a associação dos árbitros do Brasil, as nossas vitórias e as nossas lutas, de modo a fortalecer a arbitragem e a ANAF como legítima representante da categoria que ainda tem muito o que conquistar nos próximos 20 anos.
Viva a arbitragem brasileira!
Viva a ANAF!

NM com site da ANAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário