Image Map

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Brasileirão Série A : números e curiosidades do 1ª turno

Créditos: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

O primeiro turno do Brasileirão acabou no fim de semana. Com metade do campeonato disputado*, os números das 19 rodadas dão um panorama de como o campeonato poderá se desenhar durante o returno. Os números do Brasileirão até agora ressaltam o domínio do líder e campeão do turno, o Corinthians, e o equilíbrio nas disputas em todas as outras zonas da tabela. Confira abaixo números e curiosidades dessa primeira etapa: 
Melhor aproveitamento:
O líder Corinthians quebrou todos os recordes referentes a um turno de Série A do Campeonato Brasileiro na história dos pontos corridos. A equipe de Fábio Carille superou o aproveitamento de 71% obtido pelo Timão comandado por Tite, em 2015. O Corinthians de 2017 fechou o turno com incríveis 82% dos pontos conquistados.
1)   Corinthians – 82%
2)   Grêmio – 68%
3)   Santos – 61%
4)   Palmeiras – 56%
5)   Flamengo 50%
Curiosidade:
Somente cinco equipes tem aproveitamento igual ou acima de 50%
Maior pontuação:
O Corinthians obteve a melhor campanha em um primeiro turno da história da Série A, no formato de pontos corridos. São 47 pontos conquistados de 57 possíveis. É a primeira equipe invicta de uma metade de disputa do campeonato, e defende a maior invencibilidade do torneio: 19 jogos.
1)   Corinthians – 47 pontos
2)   Grêmio – 39 pontos
3)   Santos – 35 pontos
4)   Palmeiras – 32 pontos
5)   Flamengo – 29 pontos
Curiosidade:
A diferença de pontos entre Corinthians e o Flamengo (5º) – 18 pontos – é maior do que a diferença entre Sport (6º) e o lanterna Atlético/GO (20º) – 16 pontos.
Melhores ataques:
O principal ataque da competição é do vice-líder, Grêmio, com 35 gols anotados na competição. Média de 1,8 gols/partida para o Tricolor Gaúcho. O Corinthians aparece logo atrás, com 32 bolas na rede.
1)   Grêmio – 35 gols
2)   Corinthians – 32 gols
3)   Sport – 30 gols
4)   Fluminense – 29 gols
5)   Palmeiras – 28 gols
Curiosidade:
O Fluminense é a única equipe fora do G-6 entre os melhores ataques da Série A.
Melhores defesas:
Novamente, o Timão lidera outra estatística deste turno de Brasileirão. A equipe de Carille é a defesa menos vazada do torneio: foram somente nove gols sofridos nas 19 partidas disputadas.
1)   Corinthians – 9 gols
2)   Santos – 13 gols
3)   Cruzeiro – 16 gols
4)   Grêmio – 18 gols
5)   Flamengo – 19 gols
Curiosidade:
Corinthians (23) e Grêmio (17) são as duas únicas equipes com saldo de gols em dígitos duplos da Série A.
Equipe mais disciplinada:
Nenhuma surpresa aqui também: o Corinthians é a equipe mais disciplinada neste Brasileirão. Durante a campanha do primeiro turno, foram 33 cartões amarelos e apenas um vermelho. A equipe tem ainda a menor média de faltas por partida no torneio (11 faltas/jogo). O título de equipe mais indisciplinada vai para a Chapecoense/SC, com 55 amarelos e dois vermelhos.
Curiosidade:
Três dos cinco clubes mais disciplinados da competição estão no Z-4 ao final do primeiro turno: São Paulo/SP, Avaí/SC e Atlético/GO.
* Ainda há um confronto entre Ponte Preta/SP e Fluminense/RJ, válido pela 17ª rodada da competição e remarcado para a próxima quarta-feira (9). 
NM com Site da CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário