Image Map

quarta-feira, 3 de maio de 2017

CBF reúne quarteto que atuará com árbitro de vídeo

O chefe do Departamento de Arbitragem da CBF e coordenador do projeto do árbitro de vídeo no Brasil, Sérgio Corrêa, reuniu o quarteto que atuará em campo na partida Sport x Salgueiro, primeiro jogo da história do futebol brasileiro que contará com o recurso da tecnologia do árbitro de vídeo (AV). Eles conversaram durante duas horas, na Sala Olinda do Hotel Transamérica, em Recife (PE), sobre a base do protocolo do AV. O encontro é parte da preparação para afinar os detalhes que serão colocados em prática no domingo (7), 16h, na Final do Campeonato Pernambucano, na Ilha do Retiro.
A equipe de arbitragem foi definida por sorteio, como determina o regulamento da competição, na última quarta-feira (3), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Todos são naturais do estado e fazem parte do quadro de árbitros da CBF/FPF: José Woshington da Silva, 29 anos, de Carpina (PE), será o árbitro principal; Marlon Rafael Gomes de Oliveira, 30 anos, de Paulista (PE), o assistente 1; Fabrício Leite Sales, 30 anos, de Camaragibe (PE), o assistente 2; e Gleydson Ferreira Leite, 40 anos, de Jaboatão dos Guararapes (PE), o assistente de revisão. Também está escalado Clóvis Amaral da Silva, 36 anos, de Recife, como assistente reserva.
Árbitro Central José Wachington
Preparação segue
Neste sábado (6) à noite, todos os árbitros que vão atuar em Sport x Salgueiro, incluindo o AV, participarão de novo encontro de preparação. Antes, 10h, CBF e Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão realizar uma entrevista coletiva para falar sobre a primeira partida com o uso do árbitro de vídeo na história do futebol brasileiro. O contato com a imprensa está marcado para a sede da FPF: Rua Dom Bôsco, 871 - Boa Vista, Recife (PE).
Estão previstas as participações de Sérgio Corrêa; do instrutor e autor do primeiro projeto para uso do árbitro de vídeo, Manoel Serapião; e do presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho.
Fabrício Leite e Marlon Rafael Árbitros Assistentes 
Protocolo do IFAB
Na coletiva, serão passados outros detalhes do protocolo acertado com o International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. O projeto inovador é brasileiro e foi criado com o apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da ENAF. O árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:
- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido
NM com site da CBF
Fotos: Fernando Torres/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário