Image Map
Image Map
Image Map
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Especialista diz que pedalar ajuda no condicionamento cardiovascular

Jogadores na academia da Cidade do Galo (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)Jogadores de futebol usam muito as ergométricas nos treinos nas academias (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)
Pedalar ao ar livre, na academia ou até mesmo em casa, é sempre uma boa pedida. Ajuda a manter a forma e mantém o condicionamento cardiovascular em dia. Doutor em ciências do desporto, Amandio Geraldes fala sobre os benefícios de andar de bicicleta e as diferentes formas que pelas quais os praticantes podem optar (veja o vídeo aqui)
– A bicicleta tem o mesmo estímulo cardiovascular que todas as outras atividades aeróbicas, é um recurso muito interessante nesse sentido. Quando a gente fala em estímulo falo em treinar o coração. Quando se faz uma atividade com muitos agrupamentos musculares, se aumenta a frequência cardíaca e coloca o coração sob exercício. Ciclismo, natação, dança, pedalar, são inúmeras as atividades que ajudam. 
Deisy Cardoso, atleta de Ji-Paraná (Foto: Marco Bernardi)Na academia, as ergométricas são as queridinhas da mulherada (Foto: Marco Bernardi)
Nas academias, as bicicletas ergométricas são sempre procuradas. Uma boa aliada na perda de peso e na definição, e quanto maior a carga melhor. Geraldes explica que quanto maior o esforço maior será o benefício. 
– Vale dizer que benefícios adicionais podem vir quando se aumenta a intensidade ou o volume. Mas como se pode medir o esforço em uma atividade aeróbica? Pela frequência cardíaca. Digo sempre que a intensidade tem que ser moderada ou leve para os iniciantes. 
Mais potente
O especialista aponta as diferenças entre pedalar ao ar livre e usar as bicicletas ergométricas. 
– Ao andar na bicicleta solta se tem um gasto calórico maior, porque enquanto se está pedalando a pessoa está se equilibrando também. Há um esforço. Na academia até se pode compensar isso aumentando a carga. E a escolha vai depender de cada um. Pedalar ao ar livre é mais motivante, mas se a pessoa precisa de atenção e controle da intensidade é melhor a bicicleta estacionária, que vai dar um maior controle dos parâmetros fisiológicos. 
Bicicleta Eu Atleta (Foto: Getty Images)Pedalar ao ar livre exige equilíbrio e gasta calorias (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário