Image Map

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Especialista diz que pedalar ajuda no condicionamento cardiovascular

Jogadores na academia da Cidade do Galo (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)Jogadores de futebol usam muito as ergométricas nos treinos nas academias (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)
Pedalar ao ar livre, na academia ou até mesmo em casa, é sempre uma boa pedida. Ajuda a manter a forma e mantém o condicionamento cardiovascular em dia. Doutor em ciências do desporto, Amandio Geraldes fala sobre os benefícios de andar de bicicleta e as diferentes formas que pelas quais os praticantes podem optar (veja o vídeo aqui)
– A bicicleta tem o mesmo estímulo cardiovascular que todas as outras atividades aeróbicas, é um recurso muito interessante nesse sentido. Quando a gente fala em estímulo falo em treinar o coração. Quando se faz uma atividade com muitos agrupamentos musculares, se aumenta a frequência cardíaca e coloca o coração sob exercício. Ciclismo, natação, dança, pedalar, são inúmeras as atividades que ajudam. 
Deisy Cardoso, atleta de Ji-Paraná (Foto: Marco Bernardi)Na academia, as ergométricas são as queridinhas da mulherada (Foto: Marco Bernardi)
Nas academias, as bicicletas ergométricas são sempre procuradas. Uma boa aliada na perda de peso e na definição, e quanto maior a carga melhor. Geraldes explica que quanto maior o esforço maior será o benefício. 
– Vale dizer que benefícios adicionais podem vir quando se aumenta a intensidade ou o volume. Mas como se pode medir o esforço em uma atividade aeróbica? Pela frequência cardíaca. Digo sempre que a intensidade tem que ser moderada ou leve para os iniciantes. 
Mais potente
O especialista aponta as diferenças entre pedalar ao ar livre e usar as bicicletas ergométricas. 
– Ao andar na bicicleta solta se tem um gasto calórico maior, porque enquanto se está pedalando a pessoa está se equilibrando também. Há um esforço. Na academia até se pode compensar isso aumentando a carga. E a escolha vai depender de cada um. Pedalar ao ar livre é mais motivante, mas se a pessoa precisa de atenção e controle da intensidade é melhor a bicicleta estacionária, que vai dar um maior controle dos parâmetros fisiológicos. 
Bicicleta Eu Atleta (Foto: Getty Images)Pedalar ao ar livre exige equilíbrio e gasta calorias (Foto: Getty Images)

Nenhum comentário:

Postar um comentário