Image Map

domingo, 21 de agosto de 2016

'Foi uma Olimpíada icônica. São Jogos no meio da realidade', diz Thomas Bach

Por trás dos óculos de aro fino, o ar sisudo, típico dos alemães. Nas palavras, um tom afável, simpático, macio, de quem está feliz com o que se passa em suas lentes. Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional fez ontem um balanço geral dos Jogos do Rio e mostrou estar satisfeito. Afirmou que a entidade certamente voltaria a escolher a cidade como sede do megaevento esportivo, já que conseguiu realizar uma edição “inesquecível e icônica” dos Jogos Olímpicos.
Thomas Bach gostou do que viu na Olimpíada do Rio e diz que traria os Jogos novamente para cidadeEfe
RIO DE JANEIRO COMO SEDE
“Sim, a escolheríamos agora. Por isso que comentamos que estes Jogos foram icônicos e inesquecíveis. Não foram organizados dentro de uma bolha, mas em uma cidade onde há brechas sociais e a vida comum seguiu seu curso. Isso é muito bom. Não estamos isolados de um país ou da sociedade. Com estes Jogos, o COI mostrou que é possível organizar o evento em países que não estão nas primeiras posições da lista de PIB, países que mostram solidariedade entre eles, entre os atletas, que estamos prontos para enfrentar a realidade social. Passamos por situações de tensão, mas o saldo é muito positivo.”
SEGURANÇA
“Alguns incidentes que fazem parte de uma realidade social do país. Isso não só ocorreu durante os Jogos. Existe uma situação especial aqui sobre a segurança, já sabíamos disso e as autoridades souberam lidar com o tema de forma adequada.”
LUGARES VAZIOS
“É uma pena que nos primeiros dias os estádios não estivessem ocupados em suas capacidades máximas. Em princípio, a venda de ingressos foi muito lenta e também lidamos com desafios de acesso a estádio e transporte. Mas vimos empolgação na maior parte dos estádios e também em esportes que não são populares no Brasil. Antes de vir para cá, fui à final de badminton entre China e Malásia e a plateia estava fantástica. E nem preciso falar do ambiente na arena de Copacabana quando o Brasil estava jogando o vôlei de praia.”
NÍVEL DOS ATLETAS E ARENAS
“O nível em geral foi altíssimo com um desempenho espetacular dos atletas. Só posso parabenizá-los por isso, pelo espírito, pelos resultados espetaculares, algo que só é possível com instalações excelentes. Não é nem preciso falar da praia de Copacabana, a arena de vela, de canoagem, o Sambódromo para o arco. São lugares míticos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário