Image Map

terça-feira, 14 de junho de 2016

Vila Olímpica é entregue ao Rio 2016, e Bach diz: "Das mais bonitas que vi"

A Vila Olímpica foi entregue nesta quarta-feira ao Comitê Rio 2016. Nela ficarão hospedados os cerca de 10.500 atletas das Olimpíadas e 4.000 das Paralimpíadas. Mas os 31 prédios e 3.604 apartamentos podem receber até 17.950 pessoas. 
Embora tenha sido uma obra privada, a cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes.  Ao lado do empreiteiro Carlos Carvalho, da Carvalho Hosken, ele entregou a chave da Vila ao presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. O dirigente alemão elogiou o que viu. 
- Está é definitivamente uma das vilas mais bonitas das Olimpíadas que eu vi. Este será o coração dos Jogos. Neste lugar onde eles terão a competição mais dura de suas vidas eles terão paz. Vão conviver, brincar, se divertir e passar uma mensagem de paz para o mundo. Este é o lugar aonde está o espírito olímpico - disse.
inauguração, Vila Olímpica, Rio 2016 (Foto: André Durão)Obra da Vila Olímpica custou R$ 2,9 bilhões e foi financiada pela Caixa Econômica Federal (Foto: André Durão)

Vila Olímpica (Foto: Beth Santos)Complexo que receberá atletas tem 31 prédios com 17 andares (Foto: Beth Santos)

O Comitê Rio 2016 já começou a mobiliar os apartamentos. Muitas das tendas temporárias que vão abrigar os serviços para os atletas, como restaurante, lojas e espaços de convivência já estão levantadas. A instalação das linhas de energia está sendo feita.
inauguração, Vila Olímpica, Rio 2016 (Foto: André Durão)Picciani, Paes, Nuzman e Thomas Bach participam de cerimônia na Vila Olímpica (Foto: André Durão)
Vila Olímpica (Foto: Beth Santos)Dirigentes e políticos passeiam pela estrutura que receberá atletas em agosto e setembro (Foto: Beth Santos)
Os edifícios têm unidades adaptadas para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade, com portas mais largas, chuveiros mais altos, corredores mais amplos e elevadores com capacidade para receber até duas cadeiras de rodas simultaneamente.
A obra custou 2,9 bilhões de reais com financiamento da Caixa Econômica Federal. A Carvalho Hosken e a Odebrecht dividiram igualmente a construção do condomínio, que depois dos Jogos será ocupado pelos primeiros moradores.
Vila Olímpica (Foto: Beth Santos)Prefeito Eduardo Paes mostra um apartamento decorado para Nawal El-Moutawakel, do COI (Foto: Beth Santos)
inauguração, Vila Olímpica, Rio 2016 (Foto: André Durão)Com prédios prontos, foco vira montagem de estruturas temporárias, como o restaurante da Vila (Foto: André Durão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário