Image Map

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Tocha é conduzida com onças e em trilha na selva na Amazônia

O segundo dia do Tour da Tocha em Manaus começou com proposta diferente. O primeiro compromisso do dia foi no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), o maior centro de treinamento militar do mundo. No trajeto, condutores tiveram encontro com onças – criadas pelo exército do Amazonas –, passearam pelo zoológico da capital e fizeram trilha na mata. Para o revezamento foram, ao todo, quatro convidados: dois militares e dois civis.

Esta foi a primeira vez, em todo o Tour da Tocha no Brasil, que a tocha saiu dos “cuidados” da Força Nacional. Em território do Exército, quem assumiu a responsabilidade foi um grupo feminino, que acompanhou todo o percurso. Ao fim do revezamento, quando todos haviam saído da área do zoológico, uma das onças teria fugido. Alguns colegas de imprensa relataram a fuga. A movimentação dos militares para conter a situação foi rápida. Oficialmente, no entanto, não houve uma confirmação do caso. O felino que, supostamente, se soltou, era Juma, um macho adulto que protagonizou um dos beijos olímpicos.
Tour da Tocha em Manaus (Foto: Isabella Pina)Juma (onça da foto) participou da cerimônia e, ao fim, supostamente teria escapado (Foto: Isabella Pina)

O início do trajeto no CIGS foi embalado pela banda do Exército. O primeiro condutor foi Waldeci Silva, atleta amazonense da luta olímpica, escalado em cima da hora para o percurso. Em seguida, representando os atletas do Exército, veio o cabo Peter Kehinde. Peter é atleta do salto em distância. Sargento Edinei Tomazine, faixa preta de judô, foi o terceiro a conduzir a tocha. Para finalizar, o Igor Simões, que trabalha no Instituto de Pesquisa do Amazonas (Inpa).
Igor foi quem fez o trajeto da tocha em uma trilha, pela última etapa do circuito no CIGS. Lá, militares fizeram simulação de uma operação especial na selva. O trajeto na trilha durou pouco mais de 15 minutos. 
Tour da Tocha em Manaus (Foto: Isabella Pina)Tocha fez trajeto por dentro de trilha, com simulação de operação especial do exército (Foto: Isabella Pina)
A tocha que estava no CIGS segue, no início da tarde desta segunda-feira, para o município de Presidente Figueiredo. Famosa pelas suas cachoeiras, a cidade será palco para uma sessão de rafting com a tocha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário