Image Map

terça-feira, 21 de junho de 2016

Jogos Olímpicos: somente quatro países estiveram em todas as edições

Grécia cerimônia de abertura (Foto: Clive Brunskill / Getty Images)Delegação grega na cerimônia de abertura de Sydney 2000 (Foto: Clive Brunskill / Getty Images)
Após o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciar o reconhecimento de Kosovo como membro pleno da entidade, os Jogos Olímpicos Rio 2016 registrarão novo recorde de participantes em uma única edição: 205 países. Mas nem sempre foi assim: a primeira edição da Era Moderna (Atenas 1896), por exemplo, contou com 14 nações. Já Saint Louis 1904 registrou uma presença ainda menor: 12. 
Tais números mostram que a realidade atual das Olimpíadas é completamente diferente da que existia quando o evento começou a ser organizado. Naquela época, além da falta de estrutura para o crescimento dos Jogos, tampouco existia o interesse de outros países pela competição. Com isso, oficialmente, somente quatro países enviaram atletas para todas as edições: Austrália, Grã-Bretanha, Grécia e Suíça.
Por sinal, a Austrália reserva uma particularidade em duas de suas participações. Em Londres 1908 e Estocolmo 1912, o país se uniu com a Nova Zelândia e enviou uma delegação conjunta aos Jogos: surgia ali a Australásia.
No caso de Grécia e Suíça, as explicações para terem marcado presença em todas as Olimpíadas são mais simples: enquanto os gregos deram origem aos Jogos, ainda na Antiguidade, os suíços acabaram se tornando a casa do COI, cuja sede está localizada na cidade de Lausanne.
A lista poderia ganhar um quinto integrante, caso não houvesse uma dúvida histórica envolvendo a participação da França em Saint Louis 1904. Apesar do relatório oficial daqueles Jogos apontarem que Albert Corey, medalhista de prata na maratona e na extinta prova das quatro milhas por equipe, seria francês, o atleta teria competido por uma equipe da cidade de Chicago. Como a edição ficou marcada pela presença de vários times americanos, essas medalhas foram atribuídas aos Estados Unidos. Oficialmente, o Comitê Olímpico Francês afirma não ter enviado uma delegação a Saint Louis e, por isso, não contabiliza as conquistas de Corey em seu quadro geral de medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário