Image Map
Image Map
Image Map
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui
Texto da legenda da imagem aqui

domingo, 19 de junho de 2016

Feriados, faixa olímpicas...: Prefeitura do Rio decreta medidas para os Jogos

A Prefeitura do Rio regulamentou nesta quarta-feira um pacote de medidas a serem adotadas no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O plano operacional já tinha sido divulgado no dia 27 de abril. Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município, as determinações incluem feriados nos dias 5, 18 e 22 de agosto; fechamento da Quinta da Boa Vista por quatro dias; proibição de entrada e circulação de veículos de carga em vias do Centro e das zonas Norte, Sul e Oeste, em horários específicos; proibição de circulação de carretas e caminhões em trecho da Avenida Brasil e na Linha Vermelha; e a criação das faixas olímpicas e paralímpicas, a serem utilizadas por veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016.

As medidas visam amenizar a  mobilidade urbana e a segurança dos que utilizam a malha viária, uma vez que o evento implicará em um considerável aumento no fluxo de veículos e pessoas nas ruas e nos transportes públicos. No dia 10 de junho foi determinado o período de férias escolares durante as Olimpíadas.
Cidade Olímpica (Foto: divulgação)Parque Olímpico: Prefeitura torna medidas para os Jogos oficiais  (Foto: divulgação)


Os feriados serão nos dias 5 de agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã; 18 de agosto, dia da prova de triatlo nas ruas de Copacabana; e 22 de agosto, quando haverá grande fluxo de pessoas aos aeroportos da cidade para a volta aos seus países de origem.

Em virtude das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, o Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, será fechado ao público nos dias 5 e 21 de agosto, e nos dias 7 e 18 de setembro. Estão excluídos desta previsão de feriados os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação, tais como unidades de saúde e os serviços de transporte público.

O decreto cria, ainda, a rede de faixas olímpicas e paralímpicas a ser utilizada pelos veículos credenciados pelo Comitê Rio 2016, entre 25 de julho e 18 de setembro. As faixas poderão ter circulação exclusiva ou compartilhada. Os veículos não credenciados ou autorizados que circularem pelas faixas estarão sujeitos a multa de R$ 1.500. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário