Image Map

domingo, 22 de maio de 2016

Tocha Olímpica: trânsito começa a ser interditado às 16h no domingo

A Tocha Olímpica chega a Maceió no próximo domingo (29) e, por aqui, vai passar por 11 bairros. Para que a rota seja cumprida, vários pontos da cidade serão interditados a partir das 16h, duas horas antes do evento, a começar pela orla. Ao longo de todo o percurso, foram montados 12 tablados para espetáculos musicais e teatrais.
O símbolo olímpico será carregado por 110 pessoas e vai passar por Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá. Serão 20,5 km de itinerário, que começa na Praça Multieventos, na Pajuçara, e segue pelas Avenidas Doutor Antônio Gouveia e Silvio Carlos Vianna.
Em seguida, o revezamento continua pela Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde. O trajeto inclui também a Rua Roberto Mascarenhas, retornando à orla pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e indo em direção à Rua Bacharel Virgílio da Rocha Marques, no bairro de Cruz das Almas. 
A partir daí, a tocha passa pelas Avenidas Josepha de Mello, Juca Sampaio e Presidente Roosevelt, no Barro Duro, e segue para a Avenida Menino Marcelo, fazendo retorno pelas Ruas João Rodrigues Sampaio e Adolfo Gustavo, na Serraria. Logo após a rota vai para a Rua Nelson Marinho de Araújo, na Gruta, e para as Avenidas Fernandes Lima e Moreira e Silva, no Farol. 
O símbolo olímpico desce para o Centro da capital, passando pelas Ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo e pela Avenida Duque de Caxias, de onde vai para a Avenida Industrial Cícero Toledo, no bairro do Jaraguá, onde acontecem as últimas apresentações culturais. 
As celebrações começam já no dia 26, com o Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió e segue até o dia 29 de maio, na Praça Multieventos, aliando cultura, esporte e gastronomia, com o Festival Brasil Sabor. Participam do evento 40 grupos de cultura popular e 26 bandas e grupos de artes cênicas.
A programação começou a ser organizada em 2015 e conta com uma força tarefa de vários órgãos públicos. 
Revezamento
A passagem da tocha pelo Brasil começou no dia 3 de maio, em Brasília, e termina no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando será acesa a pira olímpica, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos a tocha pernoitará em 83 cidades, totalizando aproximadamente 12 mil milhas aéreas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. 
Cerca de 12 mil pessoas se revezarão na condução, cada uma por 200 metros, em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário