Image Map

sexta-feira, 27 de maio de 2016

OMS rejeita apelo de cientistas para adiar Olimpíada por causa da zika

Apenas um dia depois de um grupo de 150 cientistas e médicos enviar uma carta aberta pedindo o adiamento ou a mudança de sede da Olimpíada, a Organização Mundial da Saúde deu resposta. Neste sábado, a entidade rejeitou a proposta liderada por americanos e afirmou não haver risco à saúde pública para justificar tais medidas. O grupo de cientista alegava que a disseminação do vírus da zika no Rio de Janeiro poderia ganhar escala global por causa dos Jogos.
- Com base na mais recente avaliação sobre a circulação do vírus da zika em quase 60 países em todo mundo e 39 nas Américas, não há justificativa em relação à saúde pública para o adiamento ou o cancelamento dos Jogos. A OMS continuará monitorando a situação e atualizará nossas recomendações se necessário - afirmou em nota a OMS.
vírus da zika rio 2016 (Foto: Ricardo Moraes / Reuters)OMS afirmou que zika não justifica o adiamento ou cancelamento dos Jogos (Foto: Ricardo Moraes / Reuters)
O movimento do grupo de cientistas ganhou força depois que a “Harvard Public Health Review” publicou um artigo de Amir Attaran, da Universidade de Ottawa, pedindo o adiamento ou a mudança de sede dos Jogos, no início do mês. O Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia descartado qualquer mudança, mas o grupo liderado por Attaran ainda tentou recorrer à OMS, que também não apoiou o argumento dos cientistas.
- O Brasil é um dos mais de 60 países e territórios onde continua havendo transmissão da zika por mosquitos. As pessoas continuam viajando entre esses países e territórios por várias razões. A melhor maneira para reduzir o risco de contrair uma doença é seguir as recomendações de saúde pública em viagens - afirmou a OMS.
O Comitê Organizador dos Jogos de 2016 há meses tem um cuidado especial no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da zica, nos locais de competição das Olimpíadas. As medidas fizeram com que o COI afirmasse não haver necessidade para mudar planos de data e local dos Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário