Image Map

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Finais do Carioca atrapalham operação da cerimônia de abertura do Rio 2016

A preparação do Maracanã para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, dia 5 de agosto, precisou sofrer um ajuste no cronograma por conta das finais do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo. Por conta das duas partidas, no último domingo e no próximo, algumas etapas ainda não foram iniciadas, como as retiradas do gramado para montagem do palco, e de 10 mil cadeiras para a instalação da tribuna de imprensa. O estádio começou a ser ocupado pelo Comitê Rio 2016 em março. Em abril, a entidade aceitou o pedido da Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para ceder o Maracanã para as duas partidas da final.

Para evitar atrasos, a Ferj chegou a cogitar abrir mão da segunda data, 7 de maio, já que o dia 13 de abril estava previsto o início da retirada do gramado. O Comitê atendeu ao pedido integral após constatar que apesar de atrapalhar a entrega não estaria comprometida, segundo do diretor de instalações da entidade, Gustavo Nascimento. 
- O Maracanã precisa parar para a gente montar a cerimônia de abertura. Essa operação começou no dia 15 de abril. Atrapalham muito as finais, mas são um evento importante para a cidade. Para a cerimônia é um contratempo. A gente tinha que ter tirado 10 mil cadeiras e começar a montar o palco. Mas isso não vai comprometer. Tiveram que dar uma mexida no cronograma. O Maracanã está fechado para uma ação muito nobre, o maior show do mundo. Demanda ensaio com milhares de voluntários, uma operação de montagem de área de atletas, pira olímpica... - disse Nascimento. 
Maracanã - Botafogo x Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)Maracanã antes das finais entre Botafogo x Vasco. Mudança de cronograma no Rio 2016 (Foto: Reprodução / Instagram)


Logo no dia seguinte à decisão entre Vasco e Botafogo o gramado será retirado, e a montagem do palco será iniciada. Os ensaios dos voluntários para a cerimônia começaram há três semanas. Nesta sexta e sábado estavam programadas no próprio estádio audições para selecionar mais voluntários. A dispensa de funcionários da concessionária, em processo de saída da gestão do estádio, não é um problema. Cerca de 500 pessoas estão trabalhando na operação do Maracanã, sendo 100 nas áreas de limpeza e segurança. O número chegará a 10 mil pessoas nas cerimônias.  

A cobertura do estádio ficou descascada pelos fogos de artifício da final da Copa do Mundo, e não será reformada para os Jogos. Além de não haver tempo, o dano não compromete o uso da estrutura, que receberá sistema de som e iluminação. 
01
GRAMADO TERÁ POUCOS DIAS PARA SER INSTALADO

No dia 16 de agosto, o Maracanã recebe o primeiro dos quatro jogos dos torneios masculino e feminino de futebol. Serão duas semifinais e as duas finais. A operação para reinstalar o gramado começará mal a cerimônia de abertura termine. A desmontagem do palco está prevista para os primeiros minutos do dia 6 de agosto. Enquanto isso, o gramado começará a ser transportado de Saquarema, a cerca de 100 quilômetros do Rio. O serviço será feito pela Greenleaf, empresa que atua em vários estádios no Brasil. Nascimento explica que a operação no gramado é normal nas Olimpíadas anteriores, quando o estádio olímpico tem seu piso trocado para as finais de futebol depois da disputa dos arremessos do atletismo.  
 
- Temos seis dias para instalar uma nova grama. É o que se faz em todos os Jogos Olímpicos com o atletismo. É uma grama para os arremessos e outra para o futebol. Esse plano é complexo, feito minuto a minuto. É um planejamento muito detalhado. Às 0h15 começa a desmontagem do palco da cerimônia, a 1h o transporte da grama para o Rio... É um tempo muito curto, mas já foi feito antes para os jogos. Mas não preocupa - disse. 
Um dos sócios da Greenleaf, Flavio Piquet afirma que a operação não é simples, mas que o tempo é suficiente e que o gramado tem condições de ficar perfeito.

- Depende de fazer a instalação homogênea. O gramado é nivelado a laser. Isso é importante para tirar tapetes idênticos na espessura. Na hora de colocar no gramado não há muito tempo para reparos. Ao colocar os rolos é preciso ter condição para ter jogo praticamente horas depois. Feita a colocação passamos um rolo para compactar os tapetes. Cada um chega a pesar 600kg, tem 1,20m de largura, 20m de comprimento e 5cm de espessura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário