Image Map

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Em evento na nossa capital, condutores da Tocha Olímpica são apresentados

Parte dos condutores da Tocha Olímpica é apresentada à imprensa 
FOTO: ASCOM SEMEL


















A alagoana Iracema Vasconcelos, 84 anos, enfermeira aposentada, será uma das 110 condutoras da Tocha Olímpica em Maceió, no dia 29. Ela nada todo dia, mas nesta quarta-feira (24) faltou ao treinamento para prestigiar o café da manhã, no Hotel Jatiúca, para a apresentação dos condutores do símbolo da paz e união entre os povos.
Além de dona Iracema, mais de 40 escolhidos pelo Comitê Olímpico e patrocinadores da Olimpíada Rio 2016 prestigiaram o evento organizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel).
O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, informou que Maceió será uma das cidades de celebração e, com o aval do Ministério de Cultura, a partir do dia 26, a capital alagoana estará em festa cultural na Praça Multieventos com shows, apresentações folclóricas e a feira gastronômica em parceria com Associação Brasileira de Restaurantes e Bares, na primeira edição do Festival de Sabores Alagoanos.
"Durante quatro dias teremos um palco democrático com os talentos da música produzida no estado, apresentação das tradições folclóricas e nossos sabores para os alagoanos e turistas viverem a emoção do maior evento esportivo do mundo", ressaltou Vinicius.
O secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Daniel Mello, ressaltou que a gestão do prefeito Rui Palmeira tem desenvolvido ações efetivas no esporte, a exemplo da Academia Maceió. A cidade é a capital do Nordeste com mais corridas de rua do calendário de 2016. "Todos os órgãos da Prefeitura estão trabalhando para que a passagem da Tocha Olímpica em Maceió fique para história", afirmou.

Os condutores

Muito orgulhosa, Dona Iracema Vasconcelos, garante que tem saúde de ferro. "Será um dia lindo, vou representar minha cidade que tanto amo. Praticar esporte é minha vida, minha paixão", colocou.
Outro condutor, o cadeirante João Tenório de Araújo, 41 anos, disse que está carregando muita emoção e sonha com o dia 29, que será único em sua vida. "Tenho mais de 200 medalhas no atletismo, mas conduzir a Tocha será minha medalha de ouro", disse ele, que é atleta de arremesso de peso, lançamento de disco e dardos.
O secretário de Meio Ambiente, Antônio Moura, um dos incentivadores da corrida de rua em Maceió, também será um dos condutores do símbolo das Olimpíadas. "Maceió é linda e no dia da chegada da Tocha Olímpica estará mais encantadora, será um dia histórico do esporte na cidade. Tenho orgulho como secretário e como cidadão em contribuir com a celebração do esporte no mundo na nossa capital", declarou.
A tocha, que será conduzida por 110 pessoas, irá percorrer 11 bairros da capital: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Serraria, Barro Duro, Murilópolis, Gruta, Farol, Centro e Jaraguá.

Programação  gastronômica

O 1º Festival Sabores de Alagoas vai reunir 23 bares e restaurantes associados à Abrasel em barracas estruturadas para o evento. Os empresários irão vender, a um preço especial entre R$ 10 e 15, mini porções de pratos criados para o festival. Este ano a entidade comemora os 10 anos e homenageia os ingredientes alagoanos como sururu, siri, carne de sol, queijo manteiga, coco, macaxeira, inhame e batata doce, representando genuinamente a culinária alagoana.
Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes irá homenagear a tradição da culinária maceioense com o espaço "Gastronomia Popular por Nide Lins", representado por cinco estabelecimentos que já são considerados pela população local como patrimônios da nossa gastronomia: Boteco do Tonho, Buchada do Galego, Cicinha da Tapioca Meu Xodó, Bar da Pata e Recanto da Macaxeira, que também estarão servindo suas delícias em barraquinhas durante todos os dias de Sabores de Alagoas.
Programação Cultural
Dia 26/05
A partir das 16h
Banda de Pífanos Flor do Nordeste
Coro Embracanto
Luiz Pompe
Belt
Sifrão
Dia 27/05
A partir das 16h
Maracatu do Grupo de Folguedos e Danças Prof. Pedro Teixeira
Elaine Kundera
Dóf Lafá
Gato Zarolho
Fiat 147
Dia 28/05
A partir das 16h
Boi Anaconda
Coretfal
Chau do Pife
Ding Tones
Divina Supernova
Dia 29/05
A partir das 15h
Banda de Pífanos Fulô da Chicaboa
Mundo Imaginário
Deslucro
Xique Baratinho
ESTACIONAMENTO DE JARAGUÁ - PRAÇA DE CELEBRAÇÃO DA TOCHA
29/05
16h - Maybe 2 Live
16:40h - Vitor Pirralho
17:20h - Junior Almeida
19:30h - Wilma Araújo
20:10h - Eliezer Setton
20:50h - Wado
21:30h - Vibrações

Nenhum comentário:

Postar um comentário