Image Map
Image Map
Image Map

quinta-feira, 24 de março de 2016

Comissão de Arbitragem debate ideias na CBF com participação efetiva da ANAF

CBF
O presidente da ANAF, Marco Antônio Martins, participou na semana passada como convidado de reunião na CBF para debater ideias para a arbitragem brasileira.
Autoridades da arbitragem se reuniram entre terça (15) e sexta-feira (18) na sede da CBF para tratar, entre outros assuntos, as normas e diretrizes propostas para 2016, atreladas à tecnologia. Estiveram presentes nos encontros, a Comissão de Arbitragem (CA-CBF), representantes da Escola Nacional de Arbitragem (Enaf) e da Corregedoria e Ouvidoria, além de integrantes da Comissão de Arbitragem paraguaia.
Sérgio Corrêa, presidente da CA-CBF, comandou a semana de reuniões, focada no debate sobre o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem, projeto elaborado, proposto e defendido pela CBF nas reuniões da International Football Association Board (IFAB). No dia 5 de março, o programa de árbitro de vídeo foi aprovado pela IFAB, e quando autorizada pela FIFA, a CBF dará início aos treinamentos para lançar o experimento. O objetivo do uso da tecnologia consiste em acabar com dúvidas em lances decisivos.
Presidente da Comissão de Arbitragem da Assossiação Paraguaia de Futebol, Amelio Andino comentou o intercâmbio de informações e experiências, principalmente em relação às novidades tecnológicas:
– O tema fundamental no futebol hoje em dia é o árbitro de vídeo. Conversamos sobre os suportes tecnológicos, que usaremos para termos os cortes do vídeo de cada partida online, para que, ao fim do jogo, os instrutores de vídeo já tenham acesso, junto à arbitragem – disse Andino.
Outro tema em evidência foi a revisão nas regras de futebol. Durante a reunião, Sérgio Corrêa registrou o trabalho dos instrutores, notadamente, do representante da CBF no painel consultivo da IFAB, Manoel Serapião, pela participação na maior revisão das regras ocorrida nos 130 anos de história da IFAB. Foram 94 revisões em prol da estrutura e a redação de cada regra e suas interpretações estão combinadas.
Entre outras pautas, a reunião relembrou o relatório da arbitragem de 2015, discutiu temas como os projetos para árbitros promissores, as orientações para 2016, o novo FIFA TEST, a ser aplicado aos árbitros como parte do treinamento padrão, e as diretrizes específicas da arbitragem com vistas a certificação pela ISO 9001.
PARTICIPANTES
Sérgio Corrêa da Silva – Presidente da CA
Nilson de Souza Monção – Vice-Presidente da CA
Antonio Pereira da Silva – Secretário da CA
Edson Rezende de Oliveira – Corregedor da Arbitragem
Manoel Serapião Filho – Representante brasileiro na IFAB
Alicio Pena Junior – Diretor Presidente da ENAF
Ana Paula da Silva Oliveira – Diretora Secretaria da ENAF
Paulo Jorge Alves – Ouvidor da Arbitragem
Márcio Verri Brandão – Assistente da ENAF
Paulo Camello – Instrutor Físico da CBF
Marta Magalhães – Psicóloga da Arbitragem
Claudio Freitas – Secretário da CA / ENAF
CONVIDADOS
Amelio Andino – Presidente da Comissão de Arbitragem da Assossiação Paraguaia de Futebol
Sérgio Cristiano do Nascimento – Instrutor CBF
Marco Antonio Martins – Presidente da ANAF
NM com site da ANAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário