Image Map

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Brasileirão 2016 poderá ter tecnologia para auxiliar arbitragem

Árbitros podem ter a ajuda da tecnologia a partir do ano que vem
A CBF anunciou nesta sexta-feira que enviou à Fifa um pedido de autorização para utilização de tecnologia no auxílio da arbitragem para o Campeonato Brasileiro de 2016. A entidade disse que atende assim uma solicitação da Comissão Nacional de Clubes, que se reuniu nesta quinta-feira.

“Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo”, declarou o presidente Marco Polo Del Nero.

A CBF vai enviar à Fifa um projeto já desenvolvido pela Comissão de Arbitragem. Um representante brasileiro também viajará no dia 14 de outubro para Londres, onde acontecerá p Painel Técnico Consultivo da IFAB, órgão que regulamenta as regras do esporte no mundo.

“O AV atuará com base em imagem televisiva simultânea e com possibilidade de imediato replay. A comunicação com os árbitros será feita por ponto eletrônico”, explicou o ex-árbitro Manoel Serapião Filho, que será o representante do Brasil no encontro.

O AV é o Árbitro de Vídeo, que terá a tribuição de corrigir possíveis erros da arbitragem, que possam alterar o resultado do jogo diretamente, durante a partida, mas com a mínima interferência possível.

Entre as atribuições do AV estão: dúvida de se a bola entrou ou não no gol; saídas de bola pela linha de meta em lance de pênalti ou gol; em faltas perto da área, determinar se foi pênalti ou não; lances de impedimento que resultem em gol; e agressões.
NM com Portalmorada

Nenhum comentário:

Postar um comentário