Image Map

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Clubes classificados para Série D 2016 terão vaga garantida no ano seguinte

O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício para as federações estaduais sobre uma mudança importante na definição dos participantes da Série D do Brasileirão a partir de 2017. Segundo a nota, os clubes que disputarem a edição 2016 estarão garantidos na competição do ano seguinte. A partir de 2017, os times classificados pelos estaduais ou seletivos confirmam vaga na quarta divisão do ano seguinte.

O gerente de competições da CBF, Gustavo Pessoa, explicou que a medida visa melhorar a organização e a logística da quarta divisão, que terá os participantes conhecidos sempre no ano anterior.

- Tem muitos times que acabam o campeonato muito próximo da Série D e a gente acaba divulgando a tabela e toda a distribuição da competição. Ficamos sempre na espera para saber qual clube que vai participar e às vezes não conseguimos fazer isso rápido. Se a gente tiver uma definição no ano anterior, a gente tem um semestre inteiro para organizar a melhor forma do campeonato. A ideia é que a gente consiga criar o melhor campeonato - explicou o dirigente.

De acordo com a nova determinação, as federações também podem realizar torneio seletivos no segundo semestre para definir seus respectivos representantes. Para a Série D 2017, o time deve ser indicado até o dia 31 de outubro de 2016.

Confira o ofício na íntegra:

"Informamos que os clubes que obtiverem classificação para disputar a Série D de 2016 também serão os representantes das suas respectivas federações na edição de 2017, podendo, no entanto, ser realizado um torneio seletivo, no segundo semestre de 2016, pelas federações de tenham direito a uma vaga, para definição do seu clube classificado para 2017. As federações que tenham direito a duas vagas poderão utilizar o Torneio Seletivo para indicar seu segundo representante na edição de 2017.

Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ser disputado por um número mínimo de quatro clubes e todos os participantes devem pertencer à 1ª Divisão de Profissionais no ano anterior ao campeonato que se destina a vaga.

O prazo final para definição dos representantes de cada federação para a edição de 2017 é 31/10/16.

A partir de 2017 os clubes classificados pelos seus estaduais ou seletivos em um determinado ano disputarão o Campeonato da Série D do ano seguinte".


NM com João Paulo Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário