Image Map

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Alagoas terá 155 participantes nos Jogos Escolares da Juventude


Alagoas vai levar 155 participantes para a etapa juvenil dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados nas cidades de Londrina e Maringá, no Paraná, no período de 12 a 21 de novembro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os jogos são a principal vitrine para a descoberta de novos talentos do esporte e devem reunir 3.800 atletas de 15 a 17 anos competindo em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Às vésperas da viagem, o chefe da delegação alagoana, Emanuel Amaral, reuniu-se com professores, alunos e pais na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, para repassar as últimas instruções sobre o evento. Nesta quarta-feira embarcam os atletas que competirão nas modalidades individuais: atletismo, judô, luta olímpica, natação, xadrez, ciclismo, ginástica rítmica, tênis de mesa e vôlei de praia.

Este grupo retorna a Maceió no dia 16, dando lugar às equipes que disputarão as modalidades coletivas: voleibol, basquetebol, futebol de salão e handebol. A delegação volta a Alagoas no dia 22.

“Quase toda a delegação ficará hospedada em Londrina, com exceção do atletismo, que será disputado na cidade de Maringá”, adiantou Emanuel Amaral.

Boas expectativas

Campeões dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), os estudantes atletas seguem para o Paraná com a expectativa de obter um bom desempenho na competição. É o caso da equipe de handebol da Escola Estadual Margarez Lacet.

"Em 2014, conquistamos o bronze, mas, este ano, pretendemos trazer o ouro para Alagoas e também para o nosso treinador, Eduardo, que nos incentiva muito", contou o armador Carlos Guilherme da Silva.

Quem também espera bons resultados é a equipe da natação. Composto pelos nadadores Renato Motta (Escola Moreira e Silva), José Romero Neves (Maria José Loureiro), Victor Souto (Escola Moreira e Silva), Zion Carvalho (Colégio Maria Montessori), José Ulisses Gouveia (Colégio Intensivo) e Newton Euclides (Colégio Imaculada Conceição – Penedo), o grupo disputará tanto as modalidades individuais como o revezamento 4x4. Para chegar à etapa nacional, precisaram não só vencer as provas do Jeal, mas superar também os seus recordes.

“Estamos treinando de segunda sábado e vamos em busca de medalha nas provas individuais e coletivas”, disse Renato. “Vamos buscar superar nossos tempos”, informou Ulisses.

Em família

Uma das disputas mais curiosas do evento promete ser a prova do ciclismo feminino. Nela, Alagoas, será representada pelas irmãs Lawinia Assíria Amorim Costa e Hyasmim Assíria Amorim, do Colégio Intensivo. O treinador também é da família: é o pai das garotas, Rivadávia Souza Costa.

Lawinya, 16 anos e Hyasmin, 15 anos, são, respectivamente, tricampeã e bicampeã do Jeal e garantem não haver rivalidade na hora da disputa. “Nosso pai é nosso grande incentivador e torcemos muito uma pela outra”, afirmou Lawinya. “Este ano, queremos manter ou melhorar nosso tempo”, avisou Hyasmin.

Em 2014, as garotas ficaram entre as dez melhores ciclistas dos Jogos Escolares da Juventude – Lawinya em nono e Hyasmin em décimo. O desempenho enche de orgulho o pai treinador.

“Até então, Alagoas nunca havia conseguido completar a prova do ciclismo. Elas não só lograram, como ficaram entre as dez melhores da competição. São meninas muito disciplinados e treinam de segunda a quinta na orla”, contou Rivadávia.

NM com Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário