Image Map

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alagoano 2016 começa em 24 de janeiro e termina no dia 8 de maio

A reunião do Conselho Arbitral definiu na tarde desta quarta-feira a fórmula de disputa do Campeonato Alagoano de 2016. Venceu a proposta feita pela federação, com alguns ajustes. O estadual começa no dia 24 de janeiro, com a participação desde o início de CRB e Coruripe (representantes de Alagoas na Copa do Nordeste), e vai ser disputado até 8 de maio. Dez clubes vão ser divididos em duas chaves. Também ficou estabelecido na reunião que os times têm até 5 de janeiro para entregar os laudos dos estádios e as contratações podem ser feitas até a primeira rodada da segunda fase.

Os times do Grupo A (CSA, ASA, Murici, CSE e Sete) enfrentam os do B (CRB, Coruripe, Ipanema, Penedense e Santa Rita), com jogos de ida e volta. Assim, dois clássicos entre CRB e CSA (cabeças de chave) estão garantidos na primeira fase. Os três primeiros de cada grupo avançam e vão disputar um hexagonal com partidas apenas de ida. As quatro melhores agremiações garantem classificação para as semifinais, que vão ser disputadas no sistema de mata-mata, em cruzamento olímpico, 1º  x  4º e 2º x 3º. 
Os finalistas do campeonato conquistam vagas na Copa do Brasil e Nordestão de 2017, e, se for o caso, para a Série D do Brasileiro de 2016. Caso CRB e ASA façam a decisão, o posto na Quarta Divisão ficará com o terceiro colocado, que também terá um lugar na Copa do Brasil de 2017. Haverá disputa do terceiro lugar entre os semifinalistas derrotados.
Dirigentes se reúnem para definir fórmula do Alagoano 2016 (Foto: Denison Roma/GloboEsporte.com)Dirigentes se reúnem para definir fórmula do Alagoano 2016 (Foto: Denison Roma/GloboEsporte.com)


Rebaixamento

Os dois últimos colocados de cada chave da primeira fase vão disputar o quadrangular da permanência, com jogos de ida e volta. Nesta etapa do campeonato, os dois últimos vão ser rebaixados para a Segunda Divisão. Campeão e vice da Segundona desta temporada, Sete e Penedense são as novidades do Alagoano 2016.
Pendências
A federação recebeu as certidões necessárias para inscrever os clubes no estadual de seis diretorias: CRB, Ipanema, Coruripe, Santa Rita, Penedense e Sete de Setembro. ASA, CSA, CSE e Murici não entregaram  os documentos, mas ganharam prazo indeterminado da FAF para regularizar a situação dos débitos com a União. Presidente da entidade, Felipe Feijó disse estar mantendo contato com outras federações para buscar uma solução que não prejudique o estadual e os filiados. 
NM com Globoesporte.com/al

Nenhum comentário:

Postar um comentário