A Comissão de Arbitragem da CBF disponibiliza equipes para orientações sobre as regras do futebol aos times brasileiros. Nesta terça-feira (1º), o Coritiba recebeu o instrutor Vayran Rosa. Por mais de uma hora, o profissional palestrou aos atletas do time paranaense.
O número de times atendidos este ano chegou a dez, maior marca alcançada pela Comissão de Arbitragem da CBF. Além do Coxa, receberam a palestra: Atlético Paranaense, Avaí, Botafogo, Internacional, São Paulo, ABC, Criciúma, Botafogo (SP) e Red Bull Brasil.
Na apresentação ao Coritiba, Vayran Rosa falou sobre o comportamento dos atletas em campo e abordou pontos específicos das regras de futebol. Um dos assuntos mais abordados foi a recomendação da CBF em relação às reclamações acintosas, conhecida como “Cruzada Pelo Respeito”. Os atletas aproveitaram e fizeram diversas perguntas.
– Essa palestra, especificamente, é para falar do aspecto da reclamação acintosa dos atletas em relação à arbitragem. Nós estamos conversando com os jogadores para que eles compreendam que isso já estava na regra e, neste campeonato, os árbitros passaram a aplicar de uma maneira mais efetiva – afirmou o instrutor.
O diretor de futebol do Coritiba, Valdir Barbosa, ressaltou que a palestra pode ajudar os atletas no andamento dos jogos.
– Um dos objetivos dessa palestra é aproximar os árbitros dos atletas para que os jogadores não tenham a figura do árbitro como um inimigo dentro de campo. Eles podem aproveitar situações importantes, abordadas aqui, dentro do campo – complementou Barbosa.

NM com site da CBF