Image Map

domingo, 6 de setembro de 2015

Hamilton sobra, Nico quebra, e Massa segura Bottas para ir ao pódio na Itália

Lewis Hamilton passeou com sua Mercedes no GP da Itália deste domingo. Líder do campeonato, o britânico largou na pole position, não foi incomodado em nenhum momento e cruzou a linha de chegada com 25 segundos de vantagem para Sebastian Vettel, da Ferrari. Ele ainda contou com a quebra do companheiro de equipe, Nico Rosberg, a duas voltas do fim, para abrir ainda mais no campeonato: 252 a 199 pontos. Quem também se beneficiou com o problema no motor do alemão foi Felipe Massa. O brasileiro, que estava em quarto, herdou o terceiro lugar, mas precisou conter a forte pressão do parceiro de Williams, Sebastian Vettel, para assegurar o lugar no pódio.

A tranquilidade dentro de Hamilton dentro pista, porém, contrastou com o semblante de preocupação do piloto e de toda equipe Mercedes fora dela. O motivo: os pneus de ambos os carros do time estavam com a calibragem abaixo do permitido e a equipe foi chamada para dar explicações para a direção de prova. Foi por essa razão que a Mercedes pediu para Hamilton pisar fundo nas voltas finais, para que ele pudesse abrir mais vantagem para Vettel, evitando a perda da vitória em caso de uma penalidade de até 25s, por exemplo.

A corrida

Foi uma largada tumultuada, em razão de Kimi Raikkonen que partia em segundo e ficou parado no grid, despencando para último. Hamilton manteve a ponta, seguido por Vettel. Quem se deu bem foi Massa, que pulou de quinto para terceiro. Quem se deu mal foi Rosberg, que estava logo atrás da Ferrari do finlandês, teve que desviar e caiu para sexto, atrás também de Bottas e Pérez. Na segunda volta, porém, o alemão da Mercedes se livrou do mexicano da Force India e passou para quinto.

Felipe Nasr aproveitou bem a confusão nos primeiros metros, arrancando bem e subindo de 11º para a sétimo. No entanto, o piloto da Sauber tocou na Lotus de Maldonado na primeira chicane. Com o toque, ele quebrou o bico e precisou fazer um pit stop, caindo para a 18ª e última colocação, já que ambas as Lotus abandonaram logo nas primeiras voltas.

Lá na frente, Hamilton abria quase seis segundos para Vettel nas primeiras dez voltas, enquanto Massa se sustentava em terceiro com margem segura para Bottas. Lá atrás, Raikkonen escalava rapidamente o pelotão e já havia entrado no top 10. Nasr, por sua vez, tinha dificuldades de ganhar posições e aparecia em 17º.

Rosberg abriu os trabalhos nos boxes na 19ª volta, em uma tentativa de se antecipar à Williams para desbancar Bottas. O alemão não só ganhou a posição do finlandês como também de Massa, que fez uma parada meio segundo mais lenta.

A rodada de pit stops terminou com Kimi Raikkonen quase sendo acertado por Merhi na entrada dos boxes. Após as paradas, a classificação era a seguinte: Hamilton liderava, com 18s de vantagem sobre Vettel. Rosberg era o terceiro, seguido de Massa, Bottas, Ricciardo e Pérez. Hulkenberg, Ericsson e o próprio Kimi completavam o top 10. Nasr figurava em 16º.

Com o abismo entre Hamilton e Vettel, as grandes atração da corrida ficaram por conta da aproximação de Rosberg ao compatriota, e pela recuperação de Raikkonen na prova. O alemão da Mercedes foi descontando a diferença aos poucos, na busca pela segunda colocação, enquanto mais atrás o finlandês da Ferrari já aparecia na sétima posição.

A duas voltas do fim, o motor de Rosberg estourou e o alemão abandonou a corrida. Quem se deu bem foi Massa, que subiu para terceiro. O brasileiro, no entanto, precisava segurar a pressão de Bottas para repetir o pódio em Monza. Lá na frente, Hamilton era ordenado pela Mercedes a acelerar mais, mesmo com imensa vantagem para Vettel. "Depois da corrida explicamos", disse a equipe. Era por que o carro do piloto estava sendo investigado por usar pneus com a pressão abaixo da permitida. O britânico cruzou com 25s de diferença para o alemão da Ferrari, enquanto Massa recebeu a bandeirada com Bottas em sua cola para segurar a terceira posição. Felipe Nasr terminou em 13º, fora da zona de pontuação.


NM com Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário