Image Map

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PRÉ-TEMPORADA 2015 DA ARBITRAGEM DE ALAGOAS

Foto Oficial da Pré-temporada - Foto: Paulo Lira

A pré-temporada da arbitragem de Alagoas visando o campeonato alagoano de futebol Profissional da 1ª Divisão que começará no dia 28 de janeiro, (caso a FAF não mude novamente), enfim chegou ao seu final. Foram cinco dias observando vídeos de situações reais de jogo, trívias, testes físicos e teóricos e até palestra religiosa. Rolou de tudo nestes dias em que a arbitragem se reuniu para se preparar para a primeira competição do calendário do futebol alagoano em 2015 que contou com todo quadro de árbitros da CEAF-AL, inclusive os recém reformados e os árbitros e assistentes do quadro nacional.


Estádio Rei Pelé - (Quinta-feira - 15-01)
Uma pré-temporada bem no nível atual da realidade da arbitragem alagoana. 
Um pouco confusa e desorganizada em alguns aspectos, devido as diversas informações contraditórias passadas constantemente pela Comissão em grupos de redes sociais, com muitos membros não respeitando e se confundindo com os horários das atividades estipuladas pela CEAF. 

Com a exceção do dia do inicio dos 
trabalhos, onde faltou um pouco até de 
educação por parte de alguns na hora de se servir do lanchinho especial, os famosos "Coffee breaks" foram regrados a bolachas secas, sem nenhuma condição real e nutritiva de ajudar um árbitro a revigorar as forças depois de uma jornada, pois alguns desses que lá estavam passaram o dia todo trabalhando. Um ponto também observado na hora do teste físico, pois não havia frutas nem bebidas que pudessem ajudar ao "árbitro atleta" repor suas energias e as vitaminas de um grande desgaste.

E por falar no teste físico, não sabemos exatamente o porque da realização do mesmo neste treinamento, pois, além da confusa relação dos Protocolos diferenciados e de ter sido realizado mais uma vez na pista "Cavalar" do Quartel do Exercito naquele horário desumano, em que o sol nordestino está mais quente e com uma sensação térmica insuportável, foi feito um acordo entre a Comissão e o atual preparador físico da arbitragem alagoana, Luigi Alpino, para que nenhum membro fosse reprovado por falta de condicionamento físico. 
Como assim? Um teste físico que não mede o poder físico do individuo? 
Então qual a verdadeira função de se realizar um teste físico nestas condições?
Foi exatamente o que tentou me explicar em uma entrevista o Professor Luigi. 
( CLIQUE AQUI PARA OUVIR A ENTREVISTA
Observamos por diversas vezes que mesmo sem conseguir o tempo obrigatório da realização dos Protocolos o árbitro não recebia nenhum tipo de advertência, sem contar que alguns chegaram a caminhar em determinadas situações, o que me deixou também estarrecido, pois tratavam-se de garotos, molecotes de pouca idade. Já os "velhinhos" foram os grandes destaques da avaliação.
Secretária Cláudia Petuba ao lado do presidente e a Assessora 
Marina Tavares do lado esquerdo da foto (Segunda-feira - 12-01)

Podemos também fazer algumas observações positivas, como por exemplo a presença ilustre no primeiro dia da Secretária de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de Alagoas, Cláudia Petuba, que ao lado da sua assessora, a ex-tenista Marina Tavares foram dar as boas vindas a arbitragem alagoana ao Estádio Rei Pelé, que foi palco das principais atividades deste evento. Na ocasião assisti a gentileza do Presidente da CEAF-AL, Hércules Martins em presentear a Secretária com um livro de Regras do Futebol de Campo, um belo exemplar atualizado que foi apreciado pela convidada. 
As atividades de campo foram os pontos fortes desta pré-temporada, tanto a atividade física da FIFA, Yoyo e Ariet, que foram realizados na quinta-feira(15) quanto o trabalho feito nesta sexta-feira com os árbitros trabalhando os fundamentos básicos da arbitragem, também ministrados no maior palco do futebol de Alagoas, o Estádio Rei Pelé.

Esperamos que nada das coisas que retratamos aqui influenciem no desempenho dos nossos árbitros dentro de campo, até porque como diz o poeta:
"O jogo é jogado dentro de campo, e apitado e bandeirado também"
No demais vimos o esforço de todos no aprendizado e na tentativa de aprimoramento.
Por isso o Notícia na Mira vem desejar a arbitragem alagoana uma bela temporada e que em 2015 tenhamos mais alegrias do que tristezas.

Abraço do PL.

Acompanhem os principais momentos em fotos desta pré-temporada da arbitragem alagoana captadas com exclusividade pelo blog Notícia na MIra:
Treinamento técnico no Rei Pelé (Sexta-feira - 16-01)
Árbitro Central, Denis Ribeiro Serafim a convite da CEAF-AL realizando palestra sobre religião.
(Quarta-feira - 14-01)
Simulado da FIFA para árbitros centrais (yoyo) Estádio Rei Pelé - (Quinta-feira - 15-01)
Equipe de peso do Professor Luigi - (Quarta-feira - 14-01)
Simulado da FIFA para árbitros assistentes (Ariet) Estádio Rei Pelé (Quinta-feira - 15-01)
Teste Físico na pista do Quartel - (Quarta-feira - 14-01)
Aula teórica na sede da Federação Alagoana de Futebol - (Terça-feira - 13-01)
Treinamento técnico no Rei Pelé (Sexta-feira - 16-01)

APOIO:
PARCEIROS NA MIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário