Image Map

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

100 ANOS DOS LOUCOS

Corinthians e Fiel, Fiel e Corinthians. Falar de um é falar do outro. A relação estreita do torcedor alvinegro com seu time foi marcante nos primeiros cem anos de História.
Não faltaram capítulos em que demonstrações de extrema paixão e paixão extremista viraram manchetes de jornal, matérias de televisão e comentários nas ruas pelo Brasil.

– O Corinthians é o resumo da maior paixão que eu já vi, encarnada no sentimento do torcedor – disse o ex-técnico do Timão, Mano Menezes.

É por isso que, para um corintiano, títulos fazem parte e devem ser comemorados. Mas não é tudo. Viver o dia a dia do clube é ainda mais.

– A Fiel me ensinou uma lição que levarei para resto da minha vida: a perseverança – lembrou o capitão William, em carta aberta à torcida.

Fatos e curiosidades da Fiel na História
A segunda maior do Brasil
Segundo pesquisas, a torcida corintiana possui 25,8 milhões de adeptos e é a segunda maior do país, atrás apenas da torcida do Flamengo, que ostenta 33,2 milhões de torcedores. Invasão ao Maracanã
No dia 5 de dezembro de 1976, a torcida do Timão invadiu o Rio de Janeiro para apoiar o time na semifinal do Brasileirão, contra o Fluminense. Mais de 70 mil corintianos estiveram no Maracanã, e comemoraram a vitória nos pênaltis.
Maior público
Na derrota para a Ponte Preta, no dia 9 de outubro de 1977 – segunda partida das três finais do Paulistão –, o Corinthians registrou o maior público do Morumbi e de sua História. Na ocasião, 146.082 torcedores (138.032 pagantes mais 8.050 menores) foram em busca do título, que só viria durante a semana seguinte.
Fiel Torcedor
O programa de sócios-torcedores do Timão, o Fiel Torcedor, já ultrapassou o número de 70 mil associados, tornando-se em pouco tempo um dos maiores do país. Maior atrativo do sistema: facilidade na compra de ingresso para os jogos.
Maior bandeirão do mundo
Gaviões da Fiel, maior uniformizada do Corinthians, é dona de um dos maiores bandeirões do mundo. Com 8.750 metros quadrados, a bandeira estreou contra o Palmeiras, no Campeonato Paulista-10.
Não abandou
Mesmo com a queda da equipe à Segunda Divisão do futebol brasileiro, a torcida corintiana não abandou o time. Com média de público de quase 25 mil torcedores, o Corinthians voltou à Primeira Divisão nos braços da torcida e com seis rodadas de antecipação.
Exigência
Quando tem de apoiar, esforço não falta para os corintianos. Mas, na hora da cobrança, a torcida também fala alto. Por diversas vezes, os torcedores protestaram e, em algumas ocasiões, chegaram até a causar a saída de jogadores do clube, como Rivellino e o atacante Edílson. Um amor extremo e, às vezes, extremista.
Não podemos falar em 100 anos de Corinthians sem falar no seu fiel torcedor.
Para celebrar a data mais que especial, os corintianos fizeram uma grande festa no Vale do Anhangabaú. Para 100 anos de vida, cerca de 130 mil pessoas transformaram o centro da capital paulista em uma terra alvinegra
Parabéns Timão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário