Image Map

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

HEXA OU PENTA????????????


A verdade sobre 1987
Em 1986, o campeonato BRASILEIRO foi decidido entre São Paulo e Guarani, com o SP sagrando-se campeão.
Naquele tempo, o campeonato era disputado por muitos times e os clubes dos grandes centros, os maiores em termos de títulos e torcida, resolveram se unir e criar um campeonato exclusivo com eles, os doze maiores do Brasil: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro. O Bahia, que era dirigido por um homem com muita força no futebol, o Paulo Maracajá, e sempre atraía grandes públicos para a Fonte Nova, brigou muito, fez pressão e conseguiu sua inclusão, nascendo assim o famigerado Clube dos Treze.
Eles procuraram a Rede Globo, que gostou da idéia, e conseguiram com a Coca-cola o patrocínio do torneio, com a Coca colocando sua marca na camisa de todos os times, nos prismas principais dos estádios e nas transmissões da Rede Globo.
A CBF foi contrária pelo fato de que, apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil, e alguns realmente eram, no campo e na bola jogada no ano anterior, muitos ficaram mal classificados: o Vasco, por exemplo, tinha caído para a 2ª divisão. Então, a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado entraria com ação judicial e ganharia.

Sport, o Campeão

Protesto contra a Coca-cola
Então, o "Clube dos 13" teve uma "brilhante" idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos, com 16 clubes cada.
O verde, com os clubes pertencentes a ele, os dois clubes não participantes do "Clube dos 13" melhores classificados no ranking da CBF (Goiás e Curitiba) e o Santa Cruz, que entrou no bolo por causa da pressão política exercida por Marco Maciel e pela amizade pessoal que o seu presidente tinha com Marcio Braga, presidente do Flamengo e primeiro presidente do "Clube dos 13"; e o módulo amarelo, composto pelos demais clubes que tinham direito adquirido em campo de jogar a Primeira Divisão do futebol Brasileiro.
Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º colocados de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.
A segunda divisão também seguiu o mesmo critério, divididos em módulos azul e branco (as cores dadas aos módulos foram em homenagem a bandeira do Brasil).
Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso País.

Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o "Clube dos 13" convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento: não haveria mais a realização do quadrangular final e o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.
Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar com a unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.
Mas aí veio o grande erro do "Clube dos 13", que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.
O Regulamento do Conselho Arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar deste poder em favor de si mesmos, durante uma competição.
Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu "inteligente" presidente perdessem, no futuro, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.
A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam à frente do "Clube dos 13", confirmando a realização do quadrangular final.
As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, sendo o primeiro em Campinas, com empate de 1X1, e o segundo na ILHA, 1X0 para o SPORT, com gol de Marco Antônio.
O fato da Globo não ter transmitido os jogos deu-se em virtude do boicote que os clubes integrantes do Módulo Amarelo fizeram à Rede Globo e à Coca-cola, que juntamente com o "Clube dos 13" se achavam donas do futebol brasileiro e só patrocinaram os clubes do Módulo Verde.
Homero Lacerda, presidente do SPORT Recife na época, proibiu a entrada de profissionais da Rede Globo na Ilha e fechou a transmissão do jogo pelo SBT, eterna emissora rival da Rede Globo. O mesmo fez o presidente do Guarani.
O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instâncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que também reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.
Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.
Como se pode ver, o SPORT derrotou a todos que se dignaram a enfrentá-lo nos gramados (como o vice-campeão brasileiro do ano anterior: O Guarani) e nos tribunais (os que não tiveram decência de enfrentá-lo nos gramados, como Flamengo e Internacional).
Esta história marca a luta de um time nordestino que enfrentou sozinho o poder dos maiores times do Brasil, que unidos com a Rede Globo e a multinacional Coca-Cola, acharam que poderiam fazer prevalecer sua vontade sobre o que era justo e dentro da Lei.

Algumas mentiras que se repetem até hoje:

" SPORT e Guarani eram da segunda divisão."
Mentira: Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986?
A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.

"A CBF mudou o regulamento."
Mentira: Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.

" O Flamengo recebeu a taça."
Mentira: A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT, para quem quiser ver.

Contra fatos  ...

256 comentários:

  1. Anônimo14/12/09

    cara se vc fosse trocedor eu até iria entender mais vc é um reporte sua profissão e levar a notícia correta doa a quer doer e sem apelar para o "bairrismo" emocional vamos aos fatos o Sporte nem ganhou o outro modulo "2° divisão" a partida terinou 11x11 nos penalts contra o guarani. e o clube dos 13 já que na época o torneio não era realizado pela cbf votar em não realizar o cruzamento por um pensamento muito justo ca entre nós onde já se viu um time já campeão de um torneio dos principais clubes do brasil realizar uma final contra o vencedor de um campeonado com times bem mais fracos pensar que o sport e campeão de 87 e afundar o clube em insignificancia abç.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14/12/09

    Cada um no seu lugar.
    O primeiro e o último lugar. hahahaha
    Eu não vou parar de rir.
    E o Xportiii não volta nunca mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14/12/09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14/12/09

    Meu Caro Amigo Paulo Lira . Sou um tricolor aqui do Rio de Janeiro, e achei muito intereçante este teu comentário; Porque conheço a História e estou aqui para lhe apóiar. E é importante que ela sempre seja divulgada através dos torcedores aí de Recife, e se possível de todos os Estados; Por que toda a imprensa aqui no Rio mostra á todo momento, através de noticiarios sobre a conquista do "hexa" do flamengo. Vocês sabem muito bem que existe uma rivalidade grande entre o Rio e o Estado de S.Paulo, e o Clube S.Paulo é o verdadeiro hexacampeão Brasileiro, por causa deste motivo toda a imprensa se mobilizou a favor do flamengo. Nós torcedores. vascaínos, tricolores, botafoguensses sabemos que não é uma verdade o que os jornais do Rio estão publicando; VC ta me entendendo Paulo !, Eles estão querendo acustumar á todos com esta idéia, e aí mas pra frente a C.B.F.,aceitar e homologar eles como "hexa". Acho que vocês aí no Recife, assim como nós, não podemos deichar acontecer isso, vamos protestar,( vamos lutar até o fim ), foi isso que o tricolor fez , e não caiu.
    UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Esse titulo é parecido com o Mundial do Conrinthians. É oficial, mas não conta muita coisa. Por que no final das contas o que define a grandeza de um título é a importância que o público dá a ele!

    ResponderExcluir
  6. EGAWYEAWgAWEYGEAW Eu nunca li um texto tão engraçado e com TANTAS mentiras.

    eu devo ter lido umas 8 coisas absurdas.

    Tem que ser muit imbecil pra acreditar em tudo isso.

    Sou São Paulino mas de fato o Flamengo é Hexa.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14/12/09

    Ok
    Mas o Sport era da Segundona

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras, parabéns pelo blog e pela explicação perfeita do título de 1987 conquistado merecidamente pelo Sport Clube do Recife. Muito sucesso daqui pra frente, Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi recortes de jornais da época, que dizem que a CBF que tentou impor a mudança de regulamento durante o campeonato, forçando esse quadrangular. Será que vc tem algum que prove o contrario?

    Que fique claro: não estou duvidando de vc. Acontece que eu vi uma coisa, e a que vc afirma ter acontecido, nao vi.

    Questão de opiniao: para mim, para a esmagadora maioria da imprensa, o Flamengo é hexa. Pra CBF e pro Sport, não. Mas são justamente os que se "beneficiariam" com tal coisa, diferentemente da maior parte da imprensa do país.

    ResponderExcluir
  10. HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!
    HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!HEXA CAMPEÃO!!!

    Se contentem, no que vem vocês poderão ser Bi-campeão brasileiro da segundona!!!

    ResponderExcluir
  11. ... não há argumentos

    isso mesmo

    SPORT campeão brasileiro de 1987...

    e de 2011 rsrsrsr

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14/12/09

    Bom li o texto e pra mim o Flamerda foi campeão!

    A torcida do Flamerda é trouxa? Comemorou o título em vão? A mídia de 1987 deu o Flamengo como Tetracampeão!

    Como eu sempre falo: Houve dois campeonatos e houve dois campeões. Simples.
    O Sport ganhou o torneio mais fraco, por isso a mídia não dá muita bola.

    Mas qual o problema de haver dois campeão? Há tantos campeonatos dividos no Brasil...

    ResponderExcluir
  13. Já li vários textos semelhantes. Este é o melhor. Mais enxuto e claro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo14/12/09

    Mesmo assim, o MENGÃO é HEXA....rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Tiago amorim14/12/09

    GRANDE MERDA...CADA UM FALA O QUE LHE DA NA TELHA...MAS A HISTÓRIA NÃO FOI BEM ASSIM...MAS TUDO BEM...O PROBLEMA É Q NORDESTINO TEM UM PUTA DE UM SENTIMENTO DE INFERIORIDADE...AI FICA SE FAZENDO DE COITADINHO... " HAAA A GLOBO TA CONTRA O NORDESTE...HAAA A COCA-COLA TA CONTRA O NORDESTE...INFELIZMENTE OS NORDESTINOS SÃO ASSIM. POIS BEM!!! SOU TORCEDOR DO FLAMENGO...SEI Q O TÍTULO É DO SPORT...SÓ PELO FATO DO RECONHECIMENTO DA CBF E PQ A TAÇA ESTÁ EM PE...MAS A HISTÓRIA NAO FOI ASSIM.

    ResponderExcluir
  16. Amigos , respeito as opiniões, mais se existir alguma coisa que falte com respeito a mim e aos leitores , serei obrigado a deletar.
    Liberdade de expressão existe para isso , coloque exatamente o que vc pensa , sem ofensas e sem palavrões. obg.

    ResponderExcluir
  17. André14/12/09

    O SPORT é O CAMPEÃO E PONTO FINAL, SOU CARIOCA, BOTAGUENSE E ACHO UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO DA IMPRENSA AQUI DO SUDESTE COM A INSTITUIÇÃO DO SPORT, DIZER QUE O FLAMENGO É HEXA SEM UMA MENÇÃO AO CLUBE SPORT RECIFE, ISSO É VERGONHOSO, FICO TRISTE TAMBÉM POIS NÃO VEJO O PRESIDENTE DO SPORT SE MANIFESTAR ATRAVÉS DA MÍDIA, ISSO É UM ROUBO, INADIMISSÍVEL.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo14/12/09

    Amigo Paulo Lira; Hoje eu ja fiz um comentário a respeito desta verdade, e continuo lhe apoiando na íntegra no que você colocou em seu texto, e acho que você tem todo o direito de deletar todos aqueles que fizerem comentários, usando palavras de baixo calão.
    UM FORTE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo14/12/09

    NÃO IMPORTA O QUE A IMPRENSA DO SUL FALE, O QUE ESPERAR DE UMA REDE GLOBO QUE JUSTAMENTE NAQUELA EPOCA QUERIA A SAFADESA E HOJE SER UMA EMPRESA DE MAL CARATER. SPORT CLUB DO RECIFE O VERDADEIRO E UNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87, O RESTO É GENERICO (FLAMERDAS)

    ResponderExcluir
  20. Anônimo15/12/09

    O texto contém graves erros. A CBF autorizou o clube dos 13 a organizar um campeonato nacional, não foi um caso de rebeldia. A CBF foi quem inventou esta história de módulos e cruzamentos. O Sport era um time de segunda divisão e mesmo assim só participou do módulo amarelo como convidado.E não houve vencedor deste módulo já que depois de uma interminável série de penalties os dois Sport e Guarani decidiram dividir o título. A CND, órgão máximo do esporte nacional à época reconheceu o Flamengo como o verdadeiro campeão nacional.Note que a CBF retirou a tal taça das bolinhas de circulação quando o Flamengo ganhou em 92. Mas isso tudo são miudezas, o futebol de verdade é no campo não nos tribunais. Grandes jogos, grandes craques que ficam na história e na memória popular por merecimento. E neste caso o grande campeonato nacional de 87 foi o organizado pelo clube dos 13, o Flamengo é de fato seis vezes campeão brasileiro. Quando torcedores ou a imprensa exaltam isso o Sport não faz parte desta história. O Sport ganhou o campeonato (mal) organizado pela CBF, parabéns, mas querer tirar o mérito de uma equipe brilhante e tentar distorcer a história do melhor campeonato nacional organizado desde então fica parecendo complexo de perseguição e/ou inferioridade. Que o Sport e seus torcedores se declarem campeões brasileiros de 1987 baseados no que a CBF, FIFA mandam. Assim como o Flamengo se declara campeão com base em milhões de testemunhas que foram aos estádios e presenciaram o fato nos grandes clássicos disputados, na lembrança dos inesquecíveis craques da época e na exaltação de um time campeão com méritos. Cada um com seu orgulho, o Sport só se apequena ao se incomodar com conquistas de outro clube.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo15/12/09

    Que me garante que essa história é verdadeira?

    Eu mandei um e-mail para o jornalista da Espn e da Folha de São Paulo, Paulo Vinícius Coelho (PVC), ele me mandou um texto com uma história totalmente diferente.

    Peça a ele o que ele tem a dizer sobre 1987. O e-mail é: paulo.v.coelho@espn.com.br

    ResponderExcluir
  22. Anônimo15/12/09

    haha gordinho revoltado

    FLAMENGO HEXACAMPEÃO

    ResponderExcluir
  23. Anônimo15/12/09

    Senhor radialista!
    Porque não conta a história da decisão do módulo amarelo 2ª divisão, que terminou empatado em 11 a 11 nos penaltys.
    Porque não diz qual foi a colocação do ixport em 86?
    Porque não diz que a Ponte Preta melhor colocada que o ixport em 86 não participou do módulo amarelo?
    O ioxport é tão campeão da 1ª divisão tanto quanto vc. é jornalista.
    ESPORTE CLUBE BAHIA. o único nordestino Campeão Brasileiro da 1ª divisão.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo15/12/09

    Esse titulo do ixport é a mesma coisa de reconhecer um filho de uma p.... perante a justiça.. ou seja, não tem graça.. o ixport nem ganhou o modulo amarelo por foi 11 x 11.. ganhou até no tepetão..

    ResponderExcluir
  25. KKKKKKKKKKKKKKKK, isso é muito engraçado. De onde vc tirou tanta invenção amigo. Só digo uma coisa, CBF concordou com o título do Flamengo, pra quem não sabe, o Sport ganhou na justiça comum. Entrar com pedidos na justiça comum hj, pra FIFA, é banido do futebol.

    ResponderExcluir
  26. A CBF naquele ano era tão bizonha que tornou o módulo amarelo uma piada. Não teve campeão do amarelo, terminou 11 x 11 nos pênaltis. Os presidentes do Guarani e Sport decidiram terminar a partida e pronto. E ainda queriam disputar partidas contra Flamengo e Inter. Tenham santa paciência, vão te catar. Fla 1 x 0 Inter. Flamengo campeão Brasileiro de 1987.

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente,essa sua teoria é falha,não existe,só vcs torcedores do IXPORT que acreditam,mas só gostaria de saber como o IXPORT é campeão se ele não venceu o modolo que disputou?Ficou no 11x11!!!Outra coisa como ser campeão da serie A se não ganhou do Santos,SPFC,Vasco,Flu,Botafogo,Cruzeiro,Atletico,Flamengo,Inter,Gremio?

    ResponderExcluir
  28. Anônimo15/12/09

    E foda, campeão não se inventa pra ser hexa tem que ser penta.
    Agora q o flamerda é penta.
    Ponto final

    ResponderExcluir
  29. Anônimo15/12/09

    O povo O povo!!
    Vivem dizendo que "O POVO" deu o titulo ao Flamerda, mas este mesmo POVO(rede globo de televisão) deu as eleições ao collor, ajudou o regime militar, faz voces pensarem que o Brasil é uma merda e que Serra deve ganhar as eleições!
    Vocês têm MERDA na Cabeça é?? Quando um campeonato é organizado os times aceitam e se submetem as regras do CAMPEONATO!! O que houve foi uma mobilização dos times do eixo do mal(sudeste) que viram ameaçado o titulo daquele ano com o crescimento de Sport e Guarani(vice-campeão do ano anterior).
    segunda divisão?? Me poupem, POVO!!

    ResponderExcluir
  30. Fernando Duarte15/12/09

    Impressionante a parcialidade do que foi escrito pelo dono do blog.
    Começando pelo fato de que em 1986 o Sport era sim da segunda divisão. Também não foi o Clube dos Treze que propôs os módulos verde e Amarelo. O Clube dos Treze organizou apenas a Copa União 1987 (com 13 clubes fundadores e mais 03 convidados). Foi a CBF que criou o outro módulo, tendo em vista o sucesso da competição organizada pelos clubes. Lembrando que tudo isso só aconteceu porque porque a CBF declarou não ter condições de organizar a competição naquele ano.
    Ah, e não só o Flamengo, como o meu Cruzeiro, Atlético e Inter (semifinalistas daquele ano) acordaram que não enfrentariam o vencedor do outro módulo, no que acabaram apoiados por TODOS os participantes daquele módulo.
    Lamento profundamente, se num ato de desespero, o blogueiro do Sport no Globoesporte.com se agarra ao conhecimento superficial de um RADIALISTA recém formado, que, pelas cores do blog, deixa claro que escreveu com a paixão. Usando-se até de artifícios vergonhosos, como omitir informação, para provar seu ponto de vista.
    Ah, é claro que o título oficial é do Sport. Mas o de fato, o de conquista, o comemorado e vencido, esse é do Flamengo.

    ResponderExcluir
  31. Fernando Duarte15/12/09

    Impressionante a parcialidade do que foi escrito pelo dono do blog.
    Começando pelo fato de que em 1986 o Sport era sim da segunda divisão. Também não foi o Clube dos Treze que propôs os módulos verde e Amarelo. O Clube dos Treze organizou apenas a Copa União 1987 (com 13 clubes fundadores e mais 03 convidados). Foi a CBF que criou o outro módulo, tendo em vista o sucesso da competição organizada pelos clubes. Lembrando que tudo isso só aconteceu porque porque a CBF declarou não ter condições de organizar a competição naquele ano.
    Ah, e não só o Flamengo, como o meu Cruzeiro, Atlético e Inter (semifinalistas daquele ano) acordaram que não enfrentariam o vencedor do outro módulo, no que acabaram apoiados por TODOS os participantes daquele módulo.
    Lamento profundamente, se num ato de desespero, o blogueiro do Sport no Globoesporte.com se agarra ao conhecimento superficial de um RADIALISTA recém formado, que, pelas cores do blog, deixa claro que escreveu com a paixão. Usando-se até de artifícios vergonhosos, como omitir informação, para provar seu ponto de vista.
    Ah, é claro que o título oficial é do Sport. Mas o de fato, o de conquista, o comemorado e vencido, esse é do Flamengo.

    ResponderExcluir
  32. Mengao eqissa15/12/09

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ano que vem o Sport vai tentar o Bi brasileiro ne?

    huahauhauhauhauhauhauhauhauahua
    Mengao campeao de 87

    ResponderExcluir
  33. Mengao eqissa15/12/09

    Ae paulo qual o foi o resultado de sport x sao paulo em 87? ou entao sport x palmeiras? ou entao sport x gremio.... ja procurei e num achei... vc pode me falar campeao de 87?

    ResponderExcluir
  34. Anônimo15/12/09

    Parabéns pelo texto...
    Mas infelizmente no Brasil os pobres torcedores que não tem personalidade acaba acreditando em tudo que a mídia (Rede Globo) fala... o fato q os vice-campeão de 1986 tenha disputado a 2ª divisão é 1987 é nula, mentira contanda para inventarem a desculpa de q fla e Inter deveriam ter sido os finalistas daquele ano.
    CBF e FIFA consideram Sport como Campeão Brasileiro de 1987 assim como considera o fla como campeão da copa união, mas não Brasileiro.

    Por isso q eu sempre digo...
    Parabéns flamengo pelo PENTA campeonato nacional.

    ResponderExcluir
  35. Cada um escreve o que quer.

    Eu já li umas 10 versões dessa história.

    Como nordestino, vc não vai defender o flamengo.

    O que te faz achar que a sua versão é a correta?

    A favor do ixpór tem 3 versões: a do Homero Lacerda (ex presidente do ixpór), Milton Neves (paulista) e a sua.

    Contra o ixpór: juca kfouri, pvc, fernando calazans, e por aí vai.

    É muita gente que não tem nada a ver com isso dizendo que o Flamengo ganhou em 87.

    Sendo assim o Flamengo é Hexa.

    Ps.: e para com esse mimimi de que o nordeste e o nordestino são discriminados. Tá chato e não cola!!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo15/12/09

    se vc é realmente jornalista, deve ser do mesmo nivel do Neto, que ñ sabe merda nenhuma de futebol e usa de bairrismo pra da a sua opinião, porque ñ citou a disputa de penalte mais bisonha do futebol, como o ixpoti é declarado campeão se a partida nem chegou ao fim ..kkkkkkkkkkkk...ixpoti a vergonha do futebol, voltaram pro lugar de vcs, um time que nunca foi grande e quer se meter na elite do futebol

    ResponderExcluir
  37. Anônimo15/12/09

    UNICO HEXA É O SÃO PAULO, FLAMENGO É TIME PEQUENO, MAS COMO TEM A MAIOR TORCIDA (SENDO Q A MAIORIA TA NO NORDESTE E TORCE PRA DOIS TIME) ELES PESNSAM Q É TIME GRANDE, UM TIME COM 4O MILHOES EM DIVIDAS NAO TERIA Q EXISTIR MAIS, CHUPA URUBUZADA HEXA SÓ O TRICOLOR PAULISTA! 6 TITULOS GANHADOS DENTRO DO CAMPO.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo15/12/09

    Pra mim o fato é simples. QUEM MANDA no futebol BRASILEIRO É a CBF e no site da CBF, na parte de campeões Brasileiros, listam apenas 5 vezes o nome do Fla.

    Flamengo foi um timinho q nao aceitou participar do quandrangular final q eu acredito q pela força do time, iria vence-lo sem o menor problema. Quis dar uma de malandro e vencer no tapetão.
    Entao por mais q TODOS os jornalistas falem ao contrario, O FATO É campeao brasileiro de 87 eh o SPORT segundo a CBF!!!!

    ResponderExcluir
  39. Anônimo15/12/09

    O ÚNICO HEXA LEGÍTIMO É O SPFC!

    6 - 3 - 3 SEM ASTERÍSCOS!

    TIME COM MAIOR TÍTULOS DO BRASIL!

    ÚNICO A GANHAR TODOS OS MUNDIAIS DISPUTADOS!!!

    SER SÃO PAULINO É PARA POUCOS, SE QUISER QUESTIONAR, TENHO AO MENOS 1 LIBERTADORES! OU QUEM SABE 3 MUNDIAIS? O.o LOL

    ResponderExcluir
  40. Fiz um post sobre a Copa União de 87...

    Tem vários argumentos que são plausivéis com os teus...

    Para ler o texto clique aqui

    Espero que visite e comente...

    Interessando em parceiria entre os blogs, me avise...

    Abraço,

    Douglas Nacif.

    ResponderExcluir
  41. Hugo Souza15/12/09

    Camarada, não sei se você é jornalista mesmo, mas duvido muito, pois um jornalista de verdade tentaria pelo menos falar a verdade, mesmo que fosse contra essa verdade. Bom, primeiro ponto: não foi à toa que o clube dos 13 quis fazer um campeonato própri, você deve saber que nem sequer ia haver um brasileirão aquele ano, e que por isso os clubes decidiram fazer um. Eu também sou nordestino, não precisa metir pra trazer um título pra nossa região. Outro ponto: quem decidiu dividir em dois módulos não foi o clube dos treza, foi a CBF, e quando o primeiro camnpeonato já estava em andamento (se informe um pouco melhor, você vai ver que estou falando a verdade) e todos, eu disse TODOS os times que disputaram o VERDADEIRO campeonato Brasileiro de 1987 (não aquele torneiozinho que só tinha times de 2ª divisão, a não ser o Guarani) decidiram que seus finalista, Flamengo e Inter, não deveriam jogar com os times finalistas da "segunda divisão". Você está sendo bairrista, defendendo de modo irracional o título de um time só pq é nordestino. Eu também sou e acho que você está até denegrindo nossa imagem, sendo mentiroso a esse ponto. Meus pêsames...
    Ob.: Duvido muito que você deixe esse comentário no ar, mas pelo menos eu falei o que você tinha que ouvir.

    ResponderExcluir
  42. Marcão RJ

    Ontem, no programa Bem Amigos, o Galvão Bueno falou sobre isso. Disse que é dar murro em ponta de faca e que o flamengo é hexa. Querem ganhar no grito e vão conseguir, porque são da globo.
    A imprensa fica P da vida com o Muricy, porque ele vive quebrando geral. O Dunga faz a mesma coisa, ou seja, não entra na deles e eles vivem querendo cheirar o rabo dele.
    Sou Fluminense e sofri com os comentários desses FDP da globo e sportv, dizendo que nós já estávamos na 2ª.
    Galvão Bueno e Renato Maurício Prado são flamenguistas declarado e gastam o tempo de programa para falar somente da mulambada. Eu pago essa mer-da para ouvir de todos os clubes.
    Isso vai acabar quando os demais técnicos começarem a bater neles. Quando os outros times observarem que a imprensa sempre tem preferência.
    Infelizmente, todos esses clubes (inclusive o meu) se rendem à imprensa. O São Paulo que é o verdadeiro hexa nem se manifesta, quem vai comprar o barulho do Sport???

    Saudações SEMPRE Tricolores!!!

    ResponderExcluir
  43. Salve Salve FLAMENGO é PENTA em 2009!Isso é um fato porque só em 87 o brasileiro tinha q ter apenas 16 times?? em um pais imenso com varios times com torcida isso é um absurdo.Como um time quer ser campeao e se nega a jogar uma partida ñ importa a qualidade do adversario.È como se na copa do mundo o Brasil só quisesse jogar com a Argentina,Italia,Alemanha entre outros mais tradicionais e quando enfrentasse outros times o Brasil tinha que passar adiante porque ele é o melhor.Isso seria um ABSURDO assim como esse titulo da copa união onde o flamengo se auto afirma campeao nacional q nem se quer teve 1/3 dos times brasileiros,como campeão nega advesario??Eu ñ entendo e eu nem sou torcedo de sport nem flamengo torço pra outro rubro negro mas da Bahia,portanto fico decpicionado com essas bagunça em nosso futebol!

    ResponderExcluir
  44. Anônimo15/12/09

    NÃO IMPORTA MESMO TÃO PEQUENO COMO É O FLAMENGO, GANHOU OS 6 TITULOS DENTRO DE CAMPO HONRANDO AS CORES DO CLUBE!!!!

    ResponderExcluir
  45. Anônimo15/12/09

    Eh balela essa estoria de q eh necessario enfrentar time grande para ser campeao brasileiro. Desde que o REGULAMENTO permita, paciencia. Assinou, tem q cumprir.

    Igualmente sem fundamento o argumento de q o Sport estava na 2a divisao em 86 e por isso nao poderia disputar o titulo com o Flamengo. E se fosse o Guarani, vice-campeao contra o Sao Paulo em 86?

    O Sao Caetano quase foi campeao brasileiro em 2000 em circunstancias parecidissimas! Soh q naquele ano o REGULAMENTO antecipou o cruzamento entre modulos, sendo q ateh clube da 3a divisao chegou a fase de oitavas-de-final (Malutrom-PR).

    Eh aquela velha estoria:
    "Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade." Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista de Hitler.

    ResponderExcluir
  46. Thyago15/12/09

    É impressionante como esse povo torcedor do Flamengo insiste em ser Hexa enquanto a história conta outra coisa.

    Se você acha que a história esta errada, mostre os erros baseados em fatos e não em alegações, se não é capaz disso, admita sua insignificancia como torcedor ignorante, e continue sonhando que é hexa.

    ResponderExcluir
  47. Muito boa a matéria sobre o verdadeiro CAMPEÃO de 1987, sempre leio sobre essas histórias, pois devemos entender e saber o que aconteceu naquele campeonato e quem é o verdadeiro campeão e não MINTIRAS no qual um grande time que reconheço que o Flamengo é tem que falar para contar glórias e dizer que é HEXA.
    HEXA em nosso país apenas o São Paulo, como bem entendemos e sabemos o verdadeiro campeão é o SPORT CLUB DO RECIFE!!!!
    Então flamenguistas e a Rede Globo, podem tirar o rótulo de campeão de 1987 e parar de BABAR o Flamengo!!!
    Um grande abraço a todos.
    Walter.

    ResponderExcluir
  48. Juvenal15/12/09

    Não sou torcedor do Sport e nem sou do PE, mas que coisa ridicula e nojenta é ver nordestinos colonizados torcendos pra times de Rio-SP, times que nunca viram jogar e não tem nenhuma identificação cultural com os mesmos.

    ResponderExcluir
  49. Juvenal15/12/09

    E como bom Perambulando você tinha que desmerecer a Bahia, deixa de inveja gordinho paraíba.

    ResponderExcluir
  50. kkkkkkkkkkkkk mais eu falei bem da Bahia (terra maravilhosa) só contei a verdade

    ResponderExcluir
  51. Tudo que foi dito nesta matéria é resultado de pesquisa não da minha imaginação,portanto contenham-se em aceitar os fatos nos quais fizeram com que o Flamengo tornou-se hexa.
    Ajudado sempre pela maquina manipuladora (Tv Globo) desde a época da ditadura (isso dá outra pesquisa reveladora)é porque para um profissional formado a pouco tempo me orgulho muito de pesquisar e me aprofundar no que afirmo.
    Todos vocês, principalmente os verdadeiros torcedores do Flamengo (não os dos NE , manipulados) os antigos torcedores sabem exatamente da relação que a Ditadura e a Globo tiveram com seu maior produto naquela época, sem contar os títulos forjados e roubados no intuito exclusivo de manipular a massa, transformaram o CRF na maior mercadoria já fabricada do mundo. Como falei, isso da uma nova pesquisa.
    Em relação ao bairrismo , é natural que queremos sempre puxar a sardinha pro nosso lado principalmente quando temos razão, porque tudo fica mais fácil desbancar os hipócritas de plantão.
    E também é verdade que pelo Sport sou capaz até de responder a alguns imbecis que não sabem usar um espaço democrático como esse sem ofender e sem denegrir a imagem alheia.
    Prestem muita atenção mais na caixa preta do mais querido do Brasil tem mistérios e segredos que se revelados acabariam com toda moralidade do nosso futebol. Que já anda em baixa desde outrora.
    Abraço. Paulo Lira.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo15/12/09

    Se a CBF não reconhece, porque não entregou a taça de bolinhas para o São Paulo. A CBF está em cima do muro, se fosse uma entidade séria já teria acabado com essa polêmica.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo15/12/09

    Pulo Lira, você como grande "pesquisador", me diga, o flamengo tem uma enorme torcida devido a manipulação da globo??? E a do Chivas, Corinthians, que tambem tem grande torcida??? Foi quem ????

    ResponderExcluir
  54. Juvenal seu troxa BAHITOLA

    Antes de você criticar nordestinos que torcem pra times que nao sao da sua regiao eu te pergunto:

    Se voce fosse forçado a morar no sul, voce deixaria de torcer pro bahia?!?

    Eu acho que ja sei qual é a resposta!

    Entao fica caladinho ae que tua palavra não vale merda!

    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  55. Anônimo15/12/09

    Não deram a taça das bolinhas para o Sâo Paulo até agora, porque sabiam que estariam enterrando o titulo inventado de 1987, o fato é...pq depois de tanto tempo resolveram brigar pela taça das bolinhas?

    ResponderExcluir
  56. Anônimo15/12/09

    Só a torcida do Sport sabe desse título.
    Agora na segunda divisão, de onde não sai nunca mais, esse título vai pro esquecimento mesmo.

    Voces vão desaparecer, e aí, essa discussão acaba de vez.

    Ninguém se lembra do sport e todas vez que nessa discussão vem a tona, o sport tem que ficar dando 5.000 explicações e querendo reviver coisa de 20 e tantos anos atras.

    Já era!!!

    Flamengo é hexa!

    ResponderExcluir
  57. Anônimo16/12/09

    Quando a CBF diz que é um entidade séria e honrada, que todos os seus negócios são transparentes, que não vai haver gasto de dinheiro público para 2014... Só sendo torcedor do Sport pra acreditar.
    "...mais eu falei bem da Bahia..." quê isso jornalista!?

    ResponderExcluir
  58. Anônimo16/12/09

    ... eu acho engraçado um flamenguista vir no blog e comentar, dizendo que isso td é mentira (claro q nós temos liberdade de expressão, graças a Deus!), lógico que para ele sempre será isso uma mentira... a única verdade que virá em sua cabeça, é o que a mídia diz: Fla Hexa!
    éh Paulo, adorei seu texto... é lógico, não sou flamenguista e nem muito menos torço para o SPORT! No Brasil quem manda é a Mídia! a mídia diz, a maioría concorda e acredita, vc ''pesquisou'' sobre o assunto, tem muito torcedor que diz o flamengo é hexa e pronto, critica quem diz ao contrário, mas nem procura pesquisar sobre o assunto...
    ...no ultimo domingo teve um bate boca aki em casa por causa de títulos, aí veio a tona o título que os flamenguistas dizem ser MUNDIAL, mas tem gente que diz que num é campeão Mundial e sim Interclubes (nome do campeonato na época!)... ah mudou o nome da competição, mas e daí, então o Botafogo aki do Rio, poderá ser chamado de campeção sul-americano, até pq foi campeão da comenbol, que mudou o nome para COPA SUL-AMERICANA, né mesmo?!?... éh são assuntos que darão ainda muiiita conversa em almoço Domingo em minha casa... até pq temos Vascaínos, Bot, Fla e Flu... rsrsrs

    sou Vascaína! com muito orgulho! (sei que vai ter piadinhas, mas não ligo!) /+/ o sentimento não parou e num é por c ausa de piadinhas que irá parar! rs)
    ...estou muito feliz pelos times do Rio, Flamengo campeão, Fluzinho não desceu com muita garra e o Fogão também conseguiu se livrar e o meu vascão subiu, graças a Deus!

    Sorte ao SPORT... que faça uma grande campanha e suba novamente!!

    OBS: ahh tem que pegar o Carlinhos Bala, acho que só foi ele ir para o Náutico que o SPORT desaceu... tem que pegá-lo de novo!!


    by genteeee!! saudaçõesss!!

    ResponderExcluir
  59. Thiago Pitt16/12/09

    Eu sou pernambucano e alvirrubro com muito orgulho, reconheço o Sport como o legítimo campeão da Copa do Brasil de 2008, um dos mais merecidos títulos da história, por sinal. Acho que o Clube dos 13 é uma máfia sim e concordo que alguns clubes como o Guarani deveriam ter sido inclusos no módulo verde daquele torneio, porém devo dizer que esse artigo é um festival de mentiras e meias verdades. A CBF abriu mão de realizar aquele brasileiro porque não tinha grana, só lembrando que o campeonato de 86 quase foi paralizado diversas vezes por isso (até então era uma algazarra com quase 100 clubes).
    Autorizaram então o recém-formado clube dos 13 a formar um campeonato a parte onde, pela primeira vez no Brasil, conseguiram apoio de grandes empresas pra dar o aporte financeiro e de mídia para evento. Vendo que a grande ia entrar, a CBF mudou de idéia e enfiou guela abaixo o "novo regulamento" com o tal cruzamento.Acontece que nesse ponto o campeonato já estava na sua QUARTA RODADA e os clubes só assinaram por pressão e ameaça de desfiliação pela Fifa que, por questões institucionais, tinha que ficar do lado da CBF.
    Inclusive as duas instituições só reconhecem o Sport campeão por uma coerência histórica, não podem admitir o erro nem reconhecer que estavam errados na briga. No site da Fifa recentemente saiu uma matéria chamando o Flamengo de hexacampeão e o Ricardo Teixeira também recentemente deu uma entrevista onde diz que a nova presidente do rubronegro carioca deve buscar o "hepta" agora.
    Até o título do módulo do Sport é constestável. Dividiram o título com o Guarani porque sabiam que já estavam na final de qualquer jeito depois de um empate em 11x11 nos pênaltis. Isso é uma atitude antidesportista ou eu estou ficando louco?
    Por fim, é muito engraçado também o Sport ficar nessa lenga lenga contra o Clube dos 13 mas receber uma pomposa quantia do grupo todo ano. Por que não processam a instituição ou se desfiliam dela já que eles atentam contra a tal honra do leão rubronegro?
    A CBF só é amiguinha para o Sport quando falam disso, afinal, só mesmo com um aborto futebolístico histórico como esse, o Sport seria campeão brasileiro, ainda mais naquela era de grandes craques.
    É muita cara-de-pau.

    ResponderExcluir
  60. Thiago Pitt16/12/09

    Deixe-me lembrar também que o Sport assinou um documento de reconhecimento do Flamengo como Campeão Brasileiro de 87 e o Sport campeão do Módulo Amarelo para entrar no Clube dos 13. Não sei se tal documento tem validade jurídica, mas moral sim.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo16/12/09

    pesquise em outras fontes, pois suas informacoes estao totalmente erradas. A cbf q n tinha condicoes de fazer o campeonato de 87,mas depois de ver o sucesso q a copa uniao fazia ela se meteu na copa uniao,sendo q nenhum clube( e o clube dos treze ) que participavam do campeonato aceitaram isso.
    Agora o sport vai tentar conquistar o bi da serie b e vai falar q ganhou mais um campeonato brasileiro
    so rindo mesmo desse time pequeno e ridiculo

    ResponderExcluir
  62. Anônimo16/12/09

    1.O Ixpórti é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987!!
    Ora, vejam vocês, a extraordinária campanha do Gatinho:
    16/09 – Atlético/PR 1 x 1 SPORT
    20/09 – SPORT 2 x 0 Guarani
    23/09 – SPORT 3 x 0 Criciúma
    27/09 – Joinville 0 x 1 SPORT
    30/09 – Portuguesa 1 x 1 SPORT
    04/10 – Atlético/GO 0 x 0 SPORT
    07/10 – SPORT 1 x 0 Rio Branco/ES
    11/10 – SPORT 4 x 0 Inter de Limeira
    25/10 – SPORT 2 x 1 Ceará
    28/10 – Bangu 2 x 0 SPORT
    01/11 – SPORT 1 x 0 Náutico
    08/11 – SPORT 0 x 0 Vitória/BA
    11/11 – CSA 0 x 1 SPORT
    15/11 – SPORT 2 x 1 Treze/PB
    Semifinais
    25/11 – Bangu 3 x 2 SPORT
    29/11 – SPORT 3 x 1 Bangu
    Finais do Módulo Amarelo
    06/12 – Guarani 2 x 0 SPORT
    13/12 – SPORT 3 x 0 Guarani
    A seguir, o iscreti campeão, todos com inúmeras participações na seleção brasileira:
    Flávio, Betão, Estevam, Marco Antonio, Macaé; Rogério, Ribamar e Zico (não é do de Quintino, não!); Robertinho, Nando e Neco.

    ResponderExcluir
  63. Anônimo16/12/09

    É !... NÃO ADIANTA !... VCS PODEM ESCREVEREM QUANTOS COMENTÁRIO QUISEREM , MAS A VERDADE É UMA SÓ O FLAMENGO AINDA NÃO É "hexa" MINHA GENTE, É COMO O LIRA ESCREVEU NO SEU TÊXTO, ELE PODE SER NO MÁXIMO, " UM... D E N O R H E X A ( AQUELE QUE PARECE MAIS NÃO É )". UM PRODUTO NOVO QUE FOI LANÇADO NO MERCADO AGORA NO MÊS DE DEZEMBRO, "MUITO BOM PARA QUEM TEM CARA DE PAU" MAS QUE A C.B.F.RECOMENDA TEM QUE SER USADO COM MODERAÇÃO!... NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS AGUARDEM O PRÓXIMO ANO.
    UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  64. FLAMENGO HEXAAAA!!!
    SPORT? SPORT É TIME PEQUENO...FALA SERIO!
    TEM UM ESTADIO DE MERDA;
    TORCIDA PEQUENA;
    NAUN TEM PATROCINADORES DECENTES;
    NAUN TEM NADA!
    VAI DISPUTAR 2ª DIVISÃO Q LA É O LUGAR DO SPORT!

    ResponderExcluir
  65. Eu acho que os torcedores do Sport não deveriam ficar remoendo suas infelicidades. Ao invés disso, deveriam exaltar suas qualidades que são tantas para um time de história como o é. Fica parecendo que sofrem de um enorme complexo de inferioridade num pensamento ruminante 24h por dia e 7 dias por semana. Deveriam fazer como se faz em todos os lugares do Brasil, alimentar de forma saudável as rivalidades locais e torcer para o time ganhar tudo que disputar. Este texto, escrito por um torcedor apaixonado e não por um profissional dotado de racionalidade, é um claro exemplo disso. Não preciso nem falar de como ele omite e deforma os fatos porque as dezenas de comentários já deixaram isso bem claro e todo mundo que conhece um pouquinho de futebol sabe. Talvez, se ao invés de a torcida do Sport ficar olhando para o passado e exaltando suas infelicidades, olhasse para o presente, o time não estivesse na situação calamitosa na qual infelizmente se encontra. Ao invés de ficar contestando o incontestável (atitude que não levará a nada) olhando para trás deveriam acordar e perceber que a situação do clube é extremamente complicada, está piorando e periga de a volta para a primeira divisão se tornar muito complicada. Se esta postura continuar o Sporte corre o risco de ver algo bem pior do que ver a torcida do Flamengo comemorar o seu justo hexa-campeonato (porque isso incomoda tanto? Não deveria, creio eu...): ver o time que é grandioso deixar de sê-lo e simplesmente desaparecer do futebol brasileiro, como tem acontecido por aí. Isso sim seria triste, não para o Sport, para Pernambuco ou para o Nordeste, mas sim para o futebol brasileiro, ou seja, para o futebol. Estou falando de um risco real, mas parece que só eu vejo isso... Os próximos anos nos dirão. Espero que eu esteja errado, mas pelo que eu vi no campeonato brasileiro de 2009 e pelo que está acontecendo depois do término, é tenebroso. Espero estar errado, mas eu acho que 2010 vai abrir olho do futebol pernambucano que só da importância às pequenezas do passado. Talvez seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  66. Leandro16/12/09

    Caro Paulo,
    Respeito a sua opinião, mas o que li nada mais é do que já foi falado há décadas, cheio de contradições e nada comprovado do que ocorreu de verdade naquele ano. Não basta a CBF colocar no site dela que o Sport é o campeão de 1987 e este dizer que tem a taça (afinal a CBF tinha que dar a taça para alguém). Por que ela não vai a público pôr um fim nesta polêmica? Se até o próprio presidente Ricardo Teixeira admitiu em uma reportagem que o Flamengo é hexa. Você como jornalista, e por ter levantado o assunto, deveria correr atrás dos fatos e buscar através de documentos oficiais qual era o regulamento real daquele campeonato. Quem está certo? O Clube dos 13 que queriam organizar um campeonato rentável ou a CBF que, por não querer ficar de fora da festa, inventou o famoso cruzamento dos módulos?
    Corra atrás disso. Eu não sou jornalista, mas sei que o trabalho de um jornalista é passar a verdade para o público e não suposições de décadas. Muito já foi dito e escrito, mas nada comprovado e afirmado pela CBF.

    ResponderExcluir
  67. Tá e pq até agora o presidente do Sport não processou quem ele disse que ia processar caso falasse que o Flamengo é Hexa? Será que é pq a própria FIFA reconhece? E que, se for realmente mexer direitinho na história o Sport dança por ter ganho o título apelando para a Justiça Comum?

    É engraçado ver torcedores do Fluminense falando em manipulação da mídia enquanto o time dele caiu 3 vezes seguidas e hoje está na Série A graças a um convite do Sr. Eurico Miranda. Acho que eles deveriam prestar atenção no próprio rabo.

    Você também não conta que o Sport foi mendigar uma vaga no Clube dos 13 pra receber suas miseráveis cotas de TV, e teve que reconhecer o título do Flamengo em 87, como fizeram TODOS os clubes que participaram do torneio.

    Ninguém no Flamengo quer ganhar nada no grito. A taça da Copa União está na Gávea até hoje, a de vocês é da CBF, que organizou um Camp. Brasileiro falido, tentando se aproveitar da formula de sucesso do Clube dos 13, e como tem aval federal para organizar torneios de futebol, comprou e endossou o próprio desmando.

    Ricardo Teixeira, se quiser acabar com essa bagunça pode muito bem resolver isso com uma canetada. Aliás, no site da CBF consta Copa União, o que é um erro gravíssimo, pois eles 'organizaram' o Brasileiro de 87, mesmo sem contar com os times da primeira divisão.

    Mas tem gente que gosta de acreditar em crendice, em papai noel, etc. Acredita no Homero Lacerda... quem tem caráter, e culhões reconhece o erro e o desmando da CBF e pronto, não tem conversa. O Sport comprou uma briga para a qual não tem força, nem política muito menos financeira, para ganhar. Tanto que apelou para Justiça Comum, o que é ilegal.

    Enquanto isso, está todo mundo esperando as citações do excelentíssimo presidente do pequenino Sport. Pelo visto, até ele sabe que não pode fazer nada, especialmente se tiver que enfrentar a verdade que todo mundo sabe.

    Clube de Regatas Flamengo - Hexacampeão

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Com essas duas passagens voce matou a idéia.

    O primeiro caso a CBF de lá pra cá virou balcão de negócios, quem não se lembra da NIKE?
    "...é da CBF, que organizou um Camp. Brasileiro falido, tentando se aproveitar da formula de sucesso do Clube dos 13, e como tem aval federal para organizar torneios de futebol, comprou e endossou o próprio desmando."

    e a outra generalizou e banalizou o retrato brasileiro .Não basta ser correto, tem que ter "PODER".

    "...O Sport comprou uma briga para a qual não tem força, nem política muito menos financeira, para ganhar. Tanto que apelou para Justiça Comum, o que é ilegal."

    São por esses motivos que coloco a opinião de todos sobre a matéria.
    Sempre se aproveita alguma coisa.
    abraço.
    Paulo Lira

    ResponderExcluir
  70. Anônimo17/12/09

    Para de falar bobagem e assita quem realmente tem bagagem pra falar sobre o assunto.

    http://www.youtube.com/watch?v=yRJ2Zo7_akQ

    ResponderExcluir
  71. Corinthiano e Paulista:

    http://www.youtube.com/watch?v=QYNmr93ybso&feature=player_embedded

    Flamengo fez a final contra o Inter...
    Teria medo de jogar contra o Sport????!!!!
    Flamengo foi campeão do mundo contra o Liverpool...
    Teria medo de jogar contra o Sport????!!!!

    Engraçado, é valido um jogo que acaba com acordo entre os Presidentes (ou você não se lembra)... Sport entrou na justiça comum pra revindicar o título... segundo a FIFA isso é exclusão de qualquer campeonato por ela organizado, ou pelas Federações afiliadas a própria... ou seja... NEM SERIE B vcs deveriam estar jogando...

    ResponderExcluir
  72. Pois é cada um apresenta a verdade como quer.

    Por que tu não voltas para Ricifi, e deixa as Alagoas tão desprezada por voces.'

    ResponderExcluir
  73. Pois é cada um apresenta a “verdade” como se deseja:

    A CBF foi contrária pelo fato de que, apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil,

    “Detalhe que a CBF naquele momento era dirigida pelo impoluto Nabi Abi Chedid, realmente um referencial de moral e ética”
    o Vasco, por exemplo, tinha caído para a 2ª divisão.

    “E o Sport também”

    Então, a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado entraria com ação judicial e ganharia.

    “A CBF declarou que não ia organizar nenhum campeonato, depois do clube dos 13 ter conseguido organizar o seu foi que a CBF resolveu se envolver”


    Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º colocados de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.

    “O módulo amarelo nunca acabaou porque o presidente do Sport e do Guarani entenderam que não valia nada e interromperam da disputa de pênaltis de madrugada quando estava 11 x 11.”
    Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso País.

    “O anúncio do cruzamento só foi feito depois que o módulo verde já havia começado, detalhe a competição começou sem nenhum regulamento publicado e assinado”

    O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instâncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que também reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.

    “O CND, órgão máximo da esfera desportiva da época deu ganho de causa ao Flamengo, o Sport ganhou o reconhecimento apenas na justiça comum, e nunca houve nenhuma ameaça da FIFA a CBF”

    Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.

    “Na qual foram brilhantemente eliminados após campanha vergonhosa”
    Esta história marca a luta de um time nordestino que enfrentou sozinho o poder dos maiores times do Brasil, que unidos com a Rede Globo e a multinacional Coca-Cola, acharam que poderiam fazer prevalecer sua vontade sobre o que era justo e dentro da Lei.

    “Se vocês se sentem assim tão subjugados porque não se tornam homems de verdade e, não aceitam nenhum jogador que seja de outro estado, principalmente do sul, porque não param de ver a Rede Globo, inclusive a Globo de vocês pertence a Globo mesmo, não tomam mais coca-cola e se deleitam apenas com Cajuína”

    “E mais uma coisa, porque em nenhum momento vocês são homens suficientes para relatar que o Sr. Luciano Bivar em 1997 assinou um documento já exibido esse ano de novo, pedindo em nome do Sport para que o Flamengo seja reconhecido pela CBF como campeão de 1987?”

    “Mas na verdade isso pouco importa porque para quem realmente tem importância no mundo do futebol somo HEXA-CAMPEÕES!!!!!!!!!!!”

    Ps. Dê uma olhada no site da FIFA energúmeno.

    Alexandre (Petrolina/PE)

    ResponderExcluir
  74. Anônimo17/12/09

    Agora o Sport voltou para o seu devido lugar: a segunda divisão. Ele pode tentar ganhá-la no ano que vem e tentar um cruzamento com o campeão da primeira divisão para ser declarado campeão brasileiro. Que palhaçada. Você é torcedor ou jornalista ?

    ResponderExcluir
  75. Paulo,

    Em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo belo trabalho, resgatando a verdade absoluta acerca de um fato de grande repercussão.
    Em segundo lugar, digo ainda que me sinto totalmente a vontade para tecer qualquer tipo de comentário, pois além de ser corinthiano (aliás, justiça seja feita: dois times não colocaram a marca Coca-cola e um deles foi o Corinthians), acompanhei todos os jogos dos módulos verde e amarelo e só para ratificar, iria sim, haver um cruzamento entre os módulos e a "Elite" realmente fujiu e a CBF Proclamou (a proclamação existe quando há um ato juridico perfeito, inclusive este é um dos motivos da perda do Flamengo em todas as instancias)o Sport Recife como legítimo campeão Brasileiro de 1987.

    Um grande abraço e felicidades.

    Wilson de Souza
    São Paulo /SP

    ResponderExcluir
  76. Anônimo17/12/09

    Brother, você não sabe nada, você é um "Zé Ninguém". O FLA ganhou na bola, como sempre, e vcs no tapetão da famigerada CBF e injustiça comum de Permambuco, aliás, clube que entra na justiça comum deve ser banido do Futebol segundo a própria FIFA. Mas é isso aí, o Mengão e Hexa e vcs na SEGUNDA DIVISÃO que é o lugar de ONDE NUNCA DEVERIAM TER SAÍDO. E por falar nisso, já que o Sport é um grande clube, pq nunca mais veio a ter chance de ganha novamente um Campeonato Braileiro, por que somente em 87?

    Gilson

    ResponderExcluir
  77. Anônimo17/12/09

    Prezado Paulo,

    Parabéns pelo comentário, não adianta os torcedores que se acham donos da verdade que querem a todo custo um Flamengo "Hexa", inclusive um Alvi-rubro, que é um hexa legitimo em Pernambuco,temos que reconhecer este titulo deles, afinal é a única coisa que tem para se gloriarem. mas Paulo, essas pessoas que aceitam as inverdades ditas pela Rede Globo e seus afiliados, Digo as outras emissoras que vão junto deveriam entender e pesquisarem que o único titulo que tem Força de Lei no Brasil é o do Sport, pra quem não sabe, foi julgado em todas as intâncias sem o Flamengo conseguir reverter o processo. Ah mas o que vale é o que o clube dos treze determina e a rede globo, Não a justiça Brasileira, A Fifa, a própria CBF, são instituições pequenas que não valem nada não, pelo amor de Deus, acho que são pessoas deste tipo que realmente deveriam se informar sobre as verdades de 1987 que por sinal já não cansou faz tempo este assunto. não adianta, 4+1 nunca será = 6. SPORT CLUB DO RECIFE - Único e Legitimo Campeão de 1987. Ernesto Marques.

    ResponderExcluir
  78. huahauhuahua

    Não ganhou nem o jogo contra o fraco guarani...
    Agora vocês podem tentar marmelar o titulo novamente...já que estão no modulo amarelo, podem tentar ganhar ano que vem (dificil) e pegar o campeão do modulo verde...confiável o blog, bem desenvolvido...será que foi feito de xilo?
    huahuahuahuahuahuhaa

    Hexa Xpoiada Xiita!!!!
    Chuuuuuuupa Genérico!!!

    ResponderExcluir
  79. Parabêns Ixxxcort, agora vocês podem tentar ser TRI brasileiro, da segundona, claro

    Engraçado mesmo é Botafoguense dando pitaco por aqui, instituição que parece mais uma clinica de recuperação do que um time de futebol.

    ResponderExcluir
  80. Anônimo17/12/09

    Poxa, cara. Você é jornalista. Tem que ser imparcial. Vários furos na sua reportagem (parece até manipulação de torcedor)

    1) (...)"o clube dos 13 teve uma brilhante idéia: fazer um campeonato com 32 times" (...) ERRADO! Inicialmente não haveria NENHUM CAMPEONATO. O CLube dos 13 inventou um camponato com APENAS 16 CLUBES, justamente os que poderiam angariar mais público e renda

    2) (...)No final, o primeiro e segundo de cada módulo se enfrentariam num quadrangular (...)
    ERRADO NOVAMENTE! Após 6 rodadas do campeonato, a CBF e os clubes rejeitados "viram que era bom" e inventaram os módulos, bem como seu cruzamento.


    Só para expor os furos mais grotescos.
    Bom no mais eu deixo o link de maravilhosa matéria jornalística da revista Trivela, fonte de referência de 10 entre 10 jornalistas sérios do país (exceto os de Pernambuco, por razões óbvias, mas de fato muito triste).

    Lembrando: quem tomou a iniciativa e fez a Copa União FOI O CLUBE DOS 13.

    O tão polêmico campeonato brasileiro de 1987 NÃO IA EXISTIR! FATO. As tão pejoradas Coca cola e globo, foram quem possibilitaram, por meio de injeção de dinheiro (que a CBF não tinha e afirmou pra todo mundo) para que tudo se iniciasse. REPITO: NÃO IA HAVER CAMPEONATO.

    Acho que o Sport deveria assumir que há dois campeõs, pois saiu no lucro, "conquistando" um título que seria quase impossível conquistar em condições normais.

    ResponderExcluir
  81. QUERO UMA EXPLICAÇÃO: (1º LUGAR PQ O TROFEU DE CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, ESTÁ NA ILHA DO RETIRO SE O FLAMERDA É CAMPEÃO?(2º- PQ O SPORT CLUB DO RECIFE JOGOU A LIBERTADORES DE 1988 E NÃO O FLAMERDAS? (3º- PQ NOS SITES FIFA E CBF ESTÁ QUE O CAMPEÃO DE 1987 É O SPORT CLUB DO RECIFE E NÃO O FLAMERDA? (4º- PQ É QUE O FLAMERDA ERA UM TIME TÃO BOM ASSIM NÃO QUIS ENFRENTAR O SPORT CLUB DO RECIFE? (5º-ME RESPONDAM E ME EXPILQUEM ISSO !

    ResponderExcluir
  82. Anônimo17/12/09

    Prezado Sr. Paulo Lira,

    O que tens a dizer sobre o reconhecimento do Sport ao Flamengo, legítimo campeão de 1987 ? O que tens a dizer sobre o empate da tão importante final de Sport x Guarani que ninguém viu ? Acho que foi 11 x 11 ? O que dizer deste clube sem vergonha que tentou em vão firmar acordo para dividir o título de 1987 ? O Sport é uma vergonha nacional, querer tirar onda com título alheio, é simplismente patético !!! O único título que o Sport tem, é campeão da segunda divisão !!! Ridículo, vamos processar quem falar que o FLAMENGO é HEXA !!! Fala sério, vocês deveriam estar preocupados com o timinho de vocês, que aliáis vão disputar mais uma vez a segunda divisão. Será que serão BI-CAMPEÕES ? 1987-2010 ? O FLAMENGO, não é um time, é uma nação, não usa camisa, veste um manto sagrado. Em 1987, o FLAMENGO cedeu 7 jogadores para a seleção, e o Sport ? Respeito muito o nordeste, posso crer que o FLAMENGO tenha mais torcida que o próprio Sport em Recife...O FLAMENGO, não precisa disso, entre no site oficial e estude um pouco a história do maior campeão carioca e atual maior campeão brasileiro. 80-82-83-87-92-09. Rumo ao Hepta...foi um prazer falar com você, caso queira, será um prazer levá-lo a sede do FLAMENGO, para ver as nossas taças, conquistas e glórias. São 114 anos, de raça, amor e paixão !!! Respeite o nosso clube, nossa torcida e nossa tradição !!! Não compramos títulos, nós conquistamos em campo, não em tribunais !!! Saudações Rubro-negras, claro do maior Rubro-negro do Brasil : FLAMENGO, HEXA NA RAÇA !!!

    ResponderExcluir
  83. Anônimo17/12/09

    Não adianta, meu caro jornalista!!!!!!!!!!!
    O Flamengo é hexa!!!!!!!! Me exolica uma coisa:
    Como o sport pode ser o campeão brasileiro, se
    a partida com o Guarani mem acabou? E mesmo que
    houvesse o tal cruzamento, vc acha mesmo que
    o Sport ganahria de Raul, Andrade, Adíli, Zico,
    Leandro, Leonardo? O problma todo é que a CBF
    não quer reconhecer a sua própria incompetência
    Aquele ano, foi um dos campeonatos mais organi
    zados e emocionantes que já vimos!!!!!!!!
    Sem a CBF, é claro!!!!!!!!!! Ela não esperava
    que a Copa União fizesse tanto sucesso!!!!!!!
    Pare de mendingar um título que não pertenca a vcs!!!!!! O Flamengo foi campeão de fato e
    de direito. E outra coisa: Não foi só o Flamen
    go que não quis disputar o outro módulo: Nen-
    hum time quis!!!!!!!!!! O Sport foi campeão da
    série B. E como se agora, a CBF mandasse o Fl-
    mengo disputar o título com o vasco, campeão
    da série B deste ano.
    francamente, o Sport não merece isso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  84. NARIZ DE BONSAI :

    Pinóquio fala ?
    Cupim é marmelada ?

    CAMPEÃO BRASILEIRO 2009
    Série A - Flamengo
    Série B - Vasco

    CAMPEÃO BRASILEIRO 1987
    Série A - Flamengo
    Série B - Sport 11 x 11 Guarani

    ResponderExcluir
  85. Anônimo17/12/09

    É HEXAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  86. NARIZ DE BONSAI :
    - tu tens diploma de jornalista ?
    - és a favor da censura ?
    - o clube dos 13 venceu a ditadura da CBF em 87 ou NÃO ?
    - quem lutou prá ter só 20 clubes na Série A : CBF ou o G-20 ?
    - Pinóquio fala ?
    - Cupim é marmelada ?

    CAMPEÃO BRASILEIRO 2009
    Série A - Flamengo
    Série B - Vasco

    CAMPEÃO BRASILEIRO 1987
    Série A - Flamengo
    Série B - Sport 11 x 11 Guarani

    ResponderExcluir
  87. Anônimo17/12/09

    CADA UM SE DEFENDE COMO PODE...MAS O FLAMENGO GANHOU DENTRO DE CAMPO. SÓ QUE, A CBF, QUERENDO ARRUMAR DINHEIRO, INVENTOU UM QUANDRAGULAR ENVOLVENDO SPORT, GUARANI, INTER E FLAMENGO. NÃO SOU FLAMENGUISTA (sou são paulo) MAS SOU CONSCIENTE, SE VIR O FLAMENGO SER CAMPEÃO PORQUE DIZER QUE NÃO FOI?

    ResponderExcluir
  88. Nicolas18/12/09

    Desculpe-me, mas contestar o título Brasileiro do Flamengo de 1987 é atentar contra a história do futebol.

    Creia no que quiser, mas não distorça os fatos enquanto se apresenta como jornalista - se um dia quiser ser reconhecido como tal.

    O Futebol Brasileiro é o que é hoje pq o Clube dos 13 elevou o nível e tirou o futebol da mediocridade (http://www.outrasletras.com.br/imprensa_areias13_leoweb.pdf).

    Esta discussão sobre 1987 é uma prova de como era "organizado" nosso Campeonato Brasileiro.

    Eu sei que você, como torcedor de um time mediano, deseja nivelar o campeonato e a história por baixo. Mas a grandeza do Flamengo e da Nação Rubro-Negra (a unica e original) não hão de permitir.

    Por favor, respeite a história alheia se um dia quiser ser respeitado. Por hora, se recolha a sua atual realidade e dispute com afinco seu lugar de volta a série "A".

    Quem sabe, um dia, você terá o privilégio de escrever um texto de verdade, sobre um título de verdade de seu time?

    SRN
    Hexacampeão
    80-82-83-87-92-09

    ResponderExcluir
  89. MENESES18/12/09

    ESTA HISTORIA DE 87, JÁ ESTA FEDENDO A CARNIÇA E O URUBÚ JÁ PAPAOU DESDE 87. SER CAMPEÃO POR DECRETO NÃO TEM VALOR NEM O RECONHECIMENTO DO PÚBLICO, IMPRENÇA E DOS GRANDES CLUBES BRASILEIROS QUE SABEM QUE PARA SER CAMPEÇÃO DA SERIE "A" TEM QUE JOGAR COM TODOS ELES E O SPORT NÃO JOGOU COM NENHUM DELES. APENAS SE ACHA CAMPEÃO E FICOU ISOLADO PREGANDO NO DESERTO. PORQUE TODOS SABE QUE O SPORT SO JOGOU COM TIMES PEQUENOS E DE SEGUNDA.

    ResponderExcluir
  90. Anônimo18/12/09

    Se o menguinho foi campeão pq não participou da libertadores de 1988?

    ResponderExcluir
  91. Tania Fernandes18/12/09

    Não existe campeão por decreto. A ditadura acabou antes de 87. Campeão de verdade é o Flamengo que tem o reconhecimento do povo brasileiro da midia e do clube dos treze. Sport é tambem campeão, mais da segundona.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo18/12/09

    Seu raciocínio é falho. Não houve organização pelo clube doa 13 em dois módulos. O Sport não foi considerado clube grande, ainda não o é. Na 6a rodada , com o sucesso de público e renda da Copa União a CBF tentou a alteração , com a sugestão do cruzamento de módulos , o segundo por ela organizado. Veja os jornais da época.
    Até hoje o Sport não faz parte do Clube dos 13 e assim recebe as menores cotas de Tv .

    ResponderExcluir
  93. Anônimo18/12/09

    Agora que estão na segunda, podem lutar por um bi campeonato ... huauhauhauha

    ResponderExcluir
  94. Anônimo18/12/09

    O Flamengo ganhou o que então ?
    rs..

    SPORT é time da segunda, não tem muita credibilidade, e o campeonato que o Sport disputou em 87 foi uma grande podridão, sem emoção alguma, não teve valor algum, a não ser um titulo de Segunda Divisão.. e ainda tem o detalhe dos penaltys que vc nao comentou né meu caro..
    Texto Típico de um torcedor do SPORT.

    O TITULO DE 87 do FLAMENGO vale mais do que qualquer outro ja ganho por qualquer outro time, só tinha seleção. e do SPORT ?

    FLAMENGO - HEXA

    ResponderExcluir
  95. PAULO ROBERTO18/12/09

    Todos sabem que o Sport nunca foi campeão brasilero da elite do futebol, apenas campeão sobre os clubes de 2ª como ele tambem o é. O FLAMENGO FOI CAMPEÃO DA COPA UNIÃO EM 87 O BAHIA EM 88, EM 2000 O CAMPEONATO BRASILEIRO PASSOU A CHAMAR-SE COPA JOÃO HAVELANGE E O VASCO DA GAMA FOI O CAMPEÃO DAQUELE ANO. O estadio mario filho e conhecido como maracanã, o otavio mangabeira como fonte nova e por ai vai. Flamengo CAMPEÃO BRASILEIRO DE 80, 81, 82, 87, 92 E 2009. hexa o Sportdaqui a mais 100 anos ainda estará disputando a segundona. Então talvez seja bi. Aagora campeão da serie "A", ACHO QUASE IMPOSSIVEL, TALVEZ POR ISSO ESTEJAM DESENTERRANDO DIFUNTO, QUERENDO SER O QUE JAMAAIS SERÁ. UM CLUBE GRANDE!

    ResponderExcluir
  96. ROMULO18/12/09

    Voces torcedores do sport, continuam na mediocridade, querem ser o que jamais foi.Querem pegar briga com o clube dos treze, brigar com principais clubes brasileiros. Então porque luta desesperadamente para permanecer entre eles na elite do futebol. Saibam que o clube dos treze estava e esta fechado e nenhum campeão iria se rebaixar a jogar com o campeão de 2ª,apenas por decreto do presidente da falida cbf do Nabi. RESUMINDO: CONTINUEM ACHANDO QUE UM DIA FOI CAMPEÃO BRASILEIRO.NINGUEM ACREDITA NISSO, SOMENTE A TORCIDA DO SPORT. SÓ PRA LEMBRA O FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87, CHAMAVA-SE SELEMENGO 11 JOGADORES TINHAM VESTIDO A CAMISA AMARELINHA DA SELEÇÃO ATÉ O ALDAIR ERA RESERVA. SE JOGASSE COM O SPORT SERIA GOLEADA NA CERTA. MAIS, JOGAR PRA DISPUTAR O QUE? SE JÁ ERA O CAMPEÃO BRASILEIRO. SÓ SE QUISESSE A TAÇA DA SEGUNDONA TAMBEM.

    ResponderExcluir
  97. Anônimo18/12/09

    Contestar o título de 87 é instigante pra muitos jornalistas, principalmente os dos centros onde não há futebol. Mas me digam uma coisa: qual era a escalação do Sport? Ou do Guarani? Eu quero aprender e poder falar do grande time do Sport campeão de 87...rs

    ResponderExcluir
  98. Anônimo18/12/09

    EXCELENTE MATÉRIA DE UM GRANDE PROFISSIONAL DO RÁDIO.
    A PROPÓSITO,EU JÁ NÃO BEBIA COCA-COLA E NÃO ASSISTIA À REDE GLOBO, AGORA,DE JEITO NENHUM.

    ResponderExcluir
  99. Anônimo18/12/09

    À URUBUZADA QUE VEM A ESTE SITE AZARAR A BELA MATÉRIA DESSE BRILHANTE RADIALISTA:

    O LEÃO DA ILHA DO RETIRO METEU 4 GOLAÇOS NO FLAMENGO EM APENAS 8 MINUTOS E QUINZE SEGUNDOS, LEMBRAM DISSO? KKKKKKKKKKK
    OUTRA COISA, O TÍTULO DO FLAMENGO DESTE ANO FOI FABRICADO, ASSIM COMO O BOTAFOGO E FLUMINENSE NÃO SEREM REBAIXADOS.

    ResponderExcluir
  100. Pedro Paulo19/12/09

    O que incomoda o Sport é que apesar da antiga CBF concidera-lo campeão, o povo brasileiro e o mundo do futebol não concidera. E deve ser assim a vida toda 99,9% do brasileiros sabem que o campeão da serie "a" foi o Flamengo o restante, a torcida do sport, acha que foi o sport. Mais pera aí, sport de que mesmo?

    ResponderExcluir
  101. Miguel19/12/09

    QUEREM SER CAMPEÃO BRASILEIRO JOGANDO COM TIMES DE SEGUNDA E 3ª DIVISÃO. VEJAM:. :16/09 – Atlético/PR 1 x 1 SPORT
    20/09 – SPORT 2 x 0 Guarani
    23/09 – SPORT 3 x 0 Criciúma
    27/09 – Joinville 0 x 1 SPORT
    30/09 – Portuguesa 1 x 1 SPORT
    04/10 – Atlético/GO 0 x 0 SPORT
    07/10 – SPORT 1 x 0 Rio Branco/ES
    11/10 – SPORT 4 x 0 Inter de Limeira
    25/10 – SPORT 2 x 1 Ceará
    28/10 – Bangu 2 x 0 SPORT
    01/11 – SPORT 1 x 0 Náutico
    08/11 – SPORT 0 x 0 Vitória/BA
    11/11 – CSA 0 x 1 SPORT
    15/11 – SPORT 2 x 1 Treze/PB
    Semifinais
    25/11 – Bangu 3 x 2 SPORT
    29/11 – SPORT 3 x 1 Bangu
    Finais do Módulo Amarelo
    06/12 – Guarani 2 x 0 SPORT
    13/12 – SPORT 3 x 0 Guarani
    SE JOGASE CONTRA SÃO PAULO, CORINTINHAS, SANTOS, PALMEIRAS, ATLETICO MINEIRO, CRUZEIRO, FLAMENGO, VASCO DA GAMA, BOTAFOGO, FLUMINENSE, INTERNACIONAL, GREMIO ETC.ETC. ETC. AI SIM SERIA CAMPEÃO BRASILEIRO./////// Mais jogou com uns times nanicos sem expressão nacional e querem ser campeão no tapetão. TOMEM VERGONHA NA CARA TORCEDORES DO REBAIXADO SPOT.

    ResponderExcluir
  102. Anônimo19/12/09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  103. Anônimo19/12/09

    90% dos brasileiros são rubro-negros e consideram-se hexacampeões. Se você se considera campeão, faça a sua festa. Seja feliz. E não venha ser a velha chata e surda da praça. Aliás, o que faz um time ser grande é a torcida. Então, mesmo que o flamengo não tivesse título algum, mesmo assim seria o MAIOR DO BRASIL. Você assistiu a TORCIDA nos três últimos jogos?

    ResponderExcluir
  104. Botelho Pinto19/12/09

    Coitados, querem ser campeões no tapetão. Flamengoganhou no campo e na bola dos principais clubes do Brasil. Portanto foi indiscutivelmente o campeão brasileiro no século passado em 1987 e chegou ao hexa neste século em 2009. Sport é time de 2ª, time rebaixado passa 10 anos na 2ª e um na 1ª e volta novamente para sua verdeira condição. Time pequeno e de segunda. Vão plantar batatas. Otários.

    ResponderExcluir
  105. Claudio Costa19/12/09

    Tanto em 87 como agora em 2010 o Sport esteve e estará onde sempre mereceu: Na segunda divisão. Você é um brincalhãao !
    O Flamengo joga contra São Paulo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro e o Sport joga contra times de cegos. Quem é o campeão da primeira ?
    Sai fora e vai chorar tuas mágoas na série B, de onde vcs nunca mais sairão !

    ResponderExcluir
  106. Baltazar19/12/09

    Fala sério, deixem de palhaçadinhao sport foi mesmo campeão brasileiro da serie "a". Quem foi então o campeão da serie"b"? Seria o Flamengo. Mais o Flamengo só jogou com os maiores clubes do futebol brasileiro e pelo que sabemos ele nunca foi rebaixado. Nem Flamengo, nem São Paulo e nem o Internacional.Contra fatos não há argumentos. Sport ganhou o titulo fora de campo então? Então é por isso que ninguem o considera campeão. Mudem o disco que este esta mofado e ultrapassado.

    ResponderExcluir
  107. Sabino Silva19/12/09

    Sabemos que em 1987,a CBF não tinha dinheiro para organizar o campeonato brasileiro. Então certamente não tnha tambem para comprar uma taça de verdade. Então deve ter comprado uma de mentirinha daquelas das lojas de importados do Paraguai. Verifiquem direito, já deve esta enferrujada o Nabi enganou voces novamente. Time pequeno é assim, ninguem respeita.

    ResponderExcluir
  108. SERGIUO ROBERTO19/12/09

    A cbf não reconheceu o titulo do Flamengo, mais o povo brasileiro tambem não reconheceu o do sport.Como a voz do povo é a voz de Deus.... E assim como temos duas associações no Box, temos tambem no futebol CBF E CLUBE DOS TREZE. Este último se retirar-se do campeonato brasileiro, simplesmente não tem campeonato porque representa os grandes do futebol. Então vai encarar? quem é doido! Resumindo Flamengo é o legitimo campeão reconhecido pela torcida brasileira e pelos grandes clubes do Brasil. Ao sport cabe o consolo de ter uma taça de latão informando para sua pequena torcida que é campeão pelo decreto da cbf.

    ResponderExcluir
  109. Anônimo20/12/09

    Não adianta a mídia tendenciosa querer inventar que o fla é hexa, pq. não são, não vão conseguir fazer uma lavagem cerebral na maioria dos torcedores dos demais clubes brasileiros, e esta mentira jamais se tornará verdade. A CBF. nunca irá colocar em seu site oficial o fla como campeão de 1987, pq. não pode descumprir uma ordem judicial transitado em julgado. Então, o fla será sempre um penta, hexa, hepta, etc... genérico ou com * e isto ninguém irá mudar, até que o Brasil se torne um país mais sério e com um povo com maior cultura e, que as leis serão cumpridas com mais seriedade.

    ResponderExcluir
  110. Anônimo20/12/09

    Pq. ninguém contesta o Hexa do meu sampa, este título de antes Penta e agora Hexa genérico ou com * é uma piada e de mau gosto, e só na cabeça da molambada dos flamerda é que isto pode ser possível, não adianta que nunca serão reconhecidos e, título não se inventa para ser Hexa, tem primeiro que ser Penta.

    ResponderExcluir
  111. Anônimo20/12/09

    Parabens pelos comentários sobre esta farsa de hexa, que a poderosa plim plim quer que acreditamos, vc. nem Pernambucano é, então está agindo com a imparcialidade e com a verdade, que só é comum aos homens de bem. Esta mídia tendenciosa em sua maioria que quer ficar bem com os rubros que representam 35 milhões de brasileiros mas, esquecem que o Brasil é composto de 190 milhões de brasileiros, então até nisso esta imprensa tendenciosa, não pensam e agem com os números, preferindo dar credito a uma farsa e uma mentira do que dar credibilidade a uma verdade, e como disseste contra fatos não há argumentos mentirosos que possam mudar a verdade.

    ResponderExcluir
  112. Reinaldo20/12/09

    SPORT É ASSIM: TIME PEQUENO, TORCIDA PEQUENA, TIME POBRE, REBAIXADO E SEM DINHEIRO QUE SÓ ENVERGONHA O NORDESTE NO CAMPEONATO BRASILEIRO. É O CHORORÔ DO 2º GENERICO.

    ResponderExcluir
  113. Anônimo20/12/09

    Vejo alguns otários questionando como foi decidido o primeiro e o segundo colocado do módulo amarelo, foi decidido em comum acordo entre os clubes na moeda após o empate de 11 a
    11 nos penais; e daí qual o problema, se os clubes assim o fizeram era pq. não tinha nada previsto no regulamento que não pudessem fazer isto, sem contar que tal fato era só para se conhecer o primeiro e o segundo colocado do módulo amarelo. Incrível como os ignorantes arrumam qualquer pretexto para questionar o inquestionavel, esquecem os mesmos que o próprio campeonato brasileiro disputado no moldes de hoje, um clube pode ser o campeão e também ser rebaixado pelo número de cartões vermelhos e até amarelos, desde que haja empates nos quesitos anteriores, então seus ignorantes flavelados, vão procurar outros pretextos para ver se conseguem questionar o inquestionavel.

    ResponderExcluir
  114. Anônimo20/12/09

    A maior torcida do Brasil e do mundo fez hoje um gitantesca passeata em comemoração ao Hexa campeonato brasileiro. Enquanto isso, no reino da Dinamarca.... o rebaixado Sport lanterna do brasileirão vai receber o troféu "lanterna mágica" da CBF, quem sabe se esfregando-a NÃO APARECE NOVAMENTE "GENIO NABI" BAIXA OUTRO DECRETO E O ENGANA NOVAMENTE DIZENDO QUE O SPORT É O LEGITIMO BI CAMPEÃO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  115. Cristiano20/12/09

    O Flamengo só é Hexa com a taça de isopor.
    Caiam na real torcedores.
    O Sport é reclnhecido pela CBF,FIFA e Justiça.
    Algum comentario contra isso é pura mentira.

    ResponderExcluir
  116. Anônimo21/12/09

    Decisão Judicial não se questiona, CUMPRE-SE.
    Título legítimo de Hexacampeão Brasieliro de Futebol, hoje, só o São Paulo possui.
    Portanto, o Sport Clube do Recife é o legítimo Campão Brasileiro de Futebol do ano de 1987 e ponto final, ok, paraibacas torcedores de flamengo?

    ResponderExcluir
  117. Jorge Ferraz21/12/09

    EXPLICAÇÕES E HISTORINHAS AQUI E ACOLÁ. NÃO IMPORTA JUNTAR OS CAQUINHOS OU PROVAR QUE GANHOU NO TAPETÃO.O POVO BRASILEIRO NÃO RECONHESE O SPORT, MAIS SIM O VERDADEIRO CAMPEÃO O FLAMENGO QUE DISPUTOU 28 JOGOS COM CLUBES DA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO.

    ResponderExcluir
  118. Ronaldo21/12/09

    A CBF DEVE ENTREGAR O TROFEU "LANTERNA DO BRASILEIRÃO" AO SPORT E A SUA LUDIBRIADA TORCIDA PODE ACHAR QUE É O DE CAMPEÃO BRASILEIRO. O SPORT PUBLICOU A TABELA DO BRASILEIRÃO DE CABEÇÃO PARA BAIXO E FICOM EM 1º. SUA TORCIDINHA, QUE ACREDITA EM TUDO E COM A LANTERNA NA MÃO, ACREDITOU! sporte é bi campeão - tudo pelo sport.

    ResponderExcluir
  119. Peninha21/12/09

    No nordeste o único campeão brasileiro foi o meu Bahia que conquistou no campo em 1988, a Taça União e sagrou-se campeão brasileiro daquele ano.

    ResponderExcluir
  120. Leão da Ilha21/12/09

    No ano em que foi a libertadores o Sport voltou novamente para a serie b. Na serie a ficamos em último lugar.A conclusão que tiro é que apesar de relutarmos em querer tudo pelo sport, cada vez me convenço mais que somos um clube de segunda e que em nossa existência jamais tivemos um time capaz de papar um titulo brasileiro. É por isso que vamos continuar incisstindo que já fomos campeões em 87, mesmo no tibunal porque quando teremos capacidade ter ser campeão da serie a? Reflitam.

    ResponderExcluir
  121. Samuel21/12/09

    A VERDADE É UMA SÓ, SPORT NOVAMENTE NA 2ª DIVISÃO TENTANDO O BI CAMPEONATO É MELHOR QUE SER SACO DE PANCADA NA 1ª, ACABAR NA LANTERNA E ENVERGONHAR O NORDESTE. BOLA PRÁ FRENTE QUE ATRAZ VEM GENTE E A FILA ANDA E O SPORT PODE SER ATROPELADO POR TIMES MENORES QUE ELE E CAIR PRÁ 3ª. NÃO TEM CASIFE PARA PEITAR NEM UM SANTOS OU BOTAFOGO QUE DETEM 2% DA TORCIDA BRASILEIRA, MUITO MENOS O FLAMENGO O MAIOR CLUBE DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  122. Rafael21/12/09

    Há sentimentais que gostam de remoer tristeza ao invés de alivia-las. Da muita pena ver voces do Sport se agarrando a qualquer custo para tentar convencer os desportistas brasileiro que são realemnte campeões ao inves de se reorganizarem para conquistas futuras ficam parecendo alma penada tentando se comunicar com os vivos e ninguem consegue escutar. Se acham que são campeões é o que importa pra voces. Mas não tentem explicar o inesplicavel porque ganhar no tribunal necessariamente não compra a conciência das pessoas e não convenceu ninguem que tenha bom senso. Pensem nisso, esqueçam o passado, vivam o presente e planejem o futuro.

    ResponderExcluir
  123. Anônimo21/12/09

    O sport pode ser pequeno, sem dinheiro e rebaixado mais não precisa menti e nem ser um fora da lei para ser Campeão Brasileiro poi não é o sport que diz que é campeão brasileiro de 87 e a lei suprema do futebol CBF que o declarou se que brigar brigue com a Justiça quem sabe se vocês não convence ela mentino, a maioria dos flamenguista acredita que uma mentira sendo repetida varias vezes se tona em uma verdade, não esquesa isso é mais uma mentira.

    ResponderExcluir
  124. Severino do radio21/12/09

    SPORT: Eu sou o campeão de 87,olha aqui o decreto do Nabi da cbf que tava brigado e com raiva com os grandes clubes do Brasil, olha a justica de pernambuco tambem considera o sport campeão, a policia de pernambuco sequestrou o presidente do botafogo bebeto bobão, prendeu o zageirão Alex e o tecnico vovô lori sandre do america de natal e o juiz expusou dois até o sport empatar. Aqui é assim, justiça,policia todo mundo tá fechado com as injustiças contra os nordestinos.tudo pelo sport.

    ResponderExcluir
  125. Anônimo22/12/09

    sou colorado e tenho que dizer o seguinte: neste ano de 1987 todos os clubes grandes participaram deste campeonato modulo verde né e seus presidentes assinaram e tudo...

    não tem como, o Flamengo é hexa.
    fazer o que!

    ResponderExcluir
  126. Anônimo22/12/09

    E agora pode mos cantar a musica.....
    Pode tentar mais só o flamengo é pentaaaaaa!!!

    Huahuahuahuahaua

    Vai Sport parabens pelo titulo de 87...

    ResponderExcluir
  127. Orlando23/12/09

    Sport é igual ao Ka para ser carro precisa do "RRO" todo clube de futebol é esporte. Aqui bichin chamamos de "Sport" é chique. Mais sport de que? Talvez quando passarem a chamar o o time pelo verdadeiro nome "Recife" consigam ser pelo menos identificaodos. Sem o nome de batismo o trofeu da loja de importados tambem é denorex.Parece mais não é! Então vão achando que foram campeões? Ninguem reconhece, é como um beija flor querendo apagar um incêndio. O VERDADEIRO CAMPEÃO FOI QUEM DISPUTOU COM OS CLUBES GRANDES E QUE TAMBEM JÁ FORAM CAMPEÕES BRASILEIRO. VCS. são camapeões da segunda, terceira e quarta divisão. Da 1ª certamente nunca foram.

    ResponderExcluir
  128. Alex Rigo23/12/09

    Como pode um time ser campeão brasileiro sem jogar com o meu colorado que nunca, cunca foi rebaixado, só se foi campeão da 2ª ou 3ª divisão. Engulam essa tche, não foram campeões.

    ResponderExcluir
  129. Hermes Carvalho23/12/09

    Essa é a verdade contada por um torcedor fanático do Spot, estagiario de jornalista de visão curta e seque vivencioU o tumutuado campeonato de 87, que ficou marcado por incompetÊncia administrativa da CBF, falta de recuros e uma verdadeira revolução do grandes clubes do Brasil que se organizaram e fizerm o campeonato brasileiro chamando-o de Copa União nome esse que foi mudado em 2000 para Copa João Havelange. A CBF sem recursos e sem a presença dos maiores clubes brasileiros, ficou sozinha, sem patrocinio e dinheiro tentou posteriormente organizar um campeonato paralelo com clubes de menor expressão e o Spot estava entre eles e foi campeão dos renegados. O sport pode se achar com lucro sendo considerado campeão da segundona, porque no balaio de gato havia inexpresivos clubes de divisões inferiores a segundona. Enquanto isso, vão discutindo se o rival tem cinquenta ou sessenta titulos. Sou Palmeirense e PARABENS AO FLA PELO HEXA.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo23/12/09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  131. Rapaz, é impressão minha ou 99% dos torcedores do flamengo são analfabetos?

    Quase todos os comentários pró-flamengo contém erros de ortografia. Acho que é por isso que também não aprenderam a contar: FLAMENGO É PENTA E NÃO HEXA. HEXA só o São Paulo. 1987 é do SPORT e não há quem tire. Cadê a taça de 1987 Flamengo?

    ResponderExcluir
  132. Rodrigo23/12/09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  133. Futebol se ganha é dentro de campo. Titulo ganho no tapetão não convence. Sport vai ter que ganhar um titulo brasileiro para brovar que tem time pra ganhar. Porque este certamente se ganhou não levou.Todo mundo sabe que o Flamengo foi o verdadeiro campeão.

    ResponderExcluir
  134. Anônimo23/12/09

    O Flamengo foi o campeão o reto é só blá,blá, blá, blá, blá,blá............................ sport rebaixado novamente e mais 11 anos na fila prá subir....chega de conversa mole!

    ResponderExcluir
  135. Anônimo24/12/09

    Prezado Paulo,
    Com todo respeito a tradição do Sport, mas um time que tinha os jogadores que o Flamengo tinha na época, não tinha motivo pra temer ninguém. Como o próprio Zico falou sobre o assunto: "o que interessa é que dentro de campo ninguem venceu o Flamengo, eu fico pensando como pessoas que nunca fizeram nada pelo futebol, podem vir aqui falar que o Flamengo que venceu dentro de campo não é campeào."

    ResponderExcluir
  136. Anônimo24/12/09

    hauhauhuhahau...pelo conto...acorda meu filho!!!!!

    vcs acreditam no que é melhor, ridiculo.

    o sport nao tem historia, memoria, nao tem nda, me fala o nome de um craque mundial??? alguem que fez historia??? time sem expressão...que rima com SEGUNDA DIVISÃO...huhauhauhaua feliz 2010

    ResponderExcluir
  137. Anônimo24/12/09

    UHAUHUHAUHA CONTINUAM COM ESSA HISTORINHA PRA BOI DORMIR QUE O SPORT SEGUNDONA FOI CAMPEAO?? RS RS MAIS ENGRAÇADO AINDA SAO OS BOSTAFOGUENSES E TRICOLORES DO RIO QUE NAO GANHAM NADA FICAREM FAZENDO CONTABILIDADE DOS TITULOS DO MENGAO EM VEZ DE IR CONTAR AS MOSCAS DE SUAS SALETAS DE TROFEUS...HUAUHAUHAUHAHU SEM CONTAR QUE OS PROPRIOS CLUBECOS SEM GLORIA, VASCO, FLUMINENSE E BOSTAFOGO ASSINARAM O REGULAMENTO QUE LEVOU O FLAMENGO A SER CAMPEAO. NAO ADIANTA, A FORÇA DA MASSA E DOS FATOS E MAIOR. UMA COISA E A REALIDADE, SENHORES, OUTRA COISA É O QUE TA ESCRITO QUE, MESMO NO DIREITO, POUCO IMPORTA DIANTE DOS FATOS E DO BOM SENSO. É MAIS OU MENOS COMO O CRIME DE ADULTERIO, QUE ATE POUCO TEMPO TAVA NO CODIGO PENAL. VCS VIRAM ALGUM JUIZ PRENDER POR ADULTERIO PORQUE TAVA NO CODIGO??? UM CORNO RECALCADO DIRIA: "MAS TA NA LEI! É CRIME!!" UHAUHAUAUHAHU PARECE QUE É UM CASO ANALOGO AGORA...FICAM OS MIRRADOS TORCEDORES DO IXPORT SERIE B IGNORANDO O GIGANTE MENGAÇO HEXA, CAMPEAO DE FATO E GRITANDO: " MAS EU SOU CAMPEAO! TA ESCRITO NA CBF!" UAHUAUHAHUAHUHUA CONTINUEM LENDO JORNAIS PORQUE NO PROXIMO VIRAO AS FAIXAS E OS POSTERS DE HEPTA!! CHOREM NA CAMA Q E LUGAR QUENTE! UHAHUAUHAUHUA

    ResponderExcluir
  138. Anônimo24/12/09

    UHAUHUHAUHA CONTINUAM COM ESSA HISTORINHA PRA BOI DORMIR QUE O SPORT SEGUNDONA FOI CAMPEAO?? RS RS MAIS ENGRAÇADO AINDA SAO OS BOSTAFOGUENSES E TRICOLORES DO RIO QUE NAO GANHAM NADA FICAREM FAZENDO CONTABILIDADE DOS TITULOS DO MENGAO EM VEZ DE IR CONTAR AS MOSCAS DE SUAS SALETAS DE TROFEUS...HUAUHAUHAUHAHU SEM CONTAR QUE OS PROPRIOS CLUBECOS SEM GLORIA, VASCO, FLUMINENSE E BOSTAFOGO ASSINARAM O REGULAMENTO QUE LEVOU O FLAMENGO A SER CAMPEAO. NAO ADIANTA, A FORÇA DA MASSA E DOS FATOS E MAIOR. UMA COISA E A REALIDADE, SENHORES, OUTRA COISA É O QUE TA ESCRITO QUE, MESMO NO DIREITO, POUCO IMPORTA DIANTE DOS FATOS E DO BOM SENSO. É MAIS OU MENOS COMO O CRIME DE ADULTERIO, QUE ATE POUCO TEMPO TAVA NO CODIGO PENAL. VCS VIRAM ALGUM JUIZ PRENDER POR ADULTERIO PORQUE TAVA NO CODIGO??? UM CORNO RECALCADO DIRIA: "MAS TA NA LEI! É CRIME!!" UHAUHAUAUHAHU PARECE QUE É UM CASO ANALOGO AGORA...FICAM OS MIRRADOS TORCEDORES DO IXPORT SERIE B IGNORANDO O GIGANTE MENGAÇO HEXA, CAMPEAO DE FATO E GRITANDO: " MAS EU SOU CAMPEAO! TA ESCRITO NA CBF!" UAHUAUHAHUAHUHUA CONTINUEM LENDO JORNAIS PORQUE NO PROXIMO VIRAO AS FAIXAS E OS POSTERS DE HEPTA!! CHOREM NA CAMA Q E LUGAR QUENTE! UHAHUAUHAUHUA

    ResponderExcluir
  139. Anônimo24/12/09

    So deem uma olhada nesse video de Juca Kfouri

    http://video.tiscali.it/canali/truveo/802828446.html

    ResponderExcluir
  140. É ridículo alguém que se intitula repórter ou jornalista, que diga-se de passagem deve prezar pela imparcialidade dos fatos, escrever um texto deste, sem pé, nem cabeça, falando sobre o imbróglio de 1987.

    Antigamente, a recuperação de fatos históricos era complicada devido aos meios em que as informações eram armazenadas. Hoje em dia, com advento da internet e da tecnologia da informação, é possível fazer trabalhos e pesquisas mais embasadas. Logo, não há justifica para não se fazer um texto que de fato demonstre a realidade dos fatos, sem a distorção mais do que forçada proposta neste blog.

    Use a internet como meio de buscar informações mais precisas, pesquise os fatos junto com jornalistas esportivas renomados, jornais e revistas da época.

    Diante deste arsenal de informações, irá perceber que no mínimo 99% dos dados, dão o parecer favorável do imbróglio de 1987 ao Clube de Regatas Flamengo. E dentro destes pareceres capturados com certeza irá encontrar declarações de rivais incontestes do Flamengo, sendo favoráveis a menção de que o legítimo campeão brasileiro de 1987 jogando bola em campo, é o Flamengo.

    Só a menção:
    "Então, o "Clube dos 13" teve uma "brilhante" idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos, com 16 clubes cada."

    mostra de fato que o repórter que descreveu esta notícia não sabe de nada do que aconteceu em 1987. O clube dos 13, amigo, organizou somente a Copa União e nesta haviam 16 clubes. A criação do outro módulo, onde o mais que genérico pernambucano jogou foi invenção pura da CBF, que fez parceria com o SBT na época para passar os jogos...

    É lamentável que sejam contadas histórias da caronchinha com a deste blog às novas gerações e estas aceitem este tipo de informação como verdade.

    A realidade deve ser preservada e a bola puniu o time pernambucano pela audácia de um dia achar que era campeão brasileiro de fato.

    Flamengo é hexacampeão, queira vocês, a CBF por politicagem ou não.

    ResponderExcluir
  141. Anônimo24/12/09

    O FLAMENGO SÓ NÃO FOI PRA SEGUNDA DIVISÃO PORQUE HOUVE VIRADA DE MESA, SABIAM DISSO URUBUZADA?
    TODOS OS TÍTULOS DO FLAMENGO SÃO QUESTIONÁVEIS, QUER VIRADA DE MESA, AUXÍLIO DA ARBITRAGEM, ETC, UM TAL DE WRIGHT QUE O DIGA.
    IMAGINE, HOJE, COM O AUXÍLIO DA INFORMÁTICA MOSTRANDO TUDO O QUE ACONTECE LÁ NO GRAMADO, DETALHE POR DETALHE, VEMOS AS ABERRAÇÕES DA ARBITRAGEM (DIGA-SE DE PASSAGEM, AQUI NO BRASIL É MUITO RUIM)FAVORECENDO DESCARADAMENTE OS CLUBES DO RIO E SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  142. Anônimo24/12/09

    GRACILIANO RAPOSO, TU ÉS TORCEDOR DO FLAMENGO, IGUAL AO TAL DO WRIGTH QUE ERA JUIZ NA ÉPOCA DE ALGUNS TÍTULOS DO FLAMENGO.
    SÓ PRA TEU CONHECIMENTO, ESSE RADIALISTA NEM PERNAMBUCANO É.
    TU NÃO SABE NEM PRA QUE LADO TÁ VIRADO O TEU NARIZ.

    ResponderExcluir
  143. Anônimo25/12/09

    QUE PERNANBUCANO NÃO GOSTA DE BAIANI É VERDADE. MAIS OS BAIANOS MERECEM RESPEITO! O BAHIA FOI UM DOS FUNDADORES DO CLUBE DOS 13, E NÃO ENTROU PELA PORTA DO FUNDO COMO VOCÊ DISSE!

    ResponderExcluir
  144. Anônimo25/12/09

    Sport se diz campeão de 87 sem ter jogado contra nenhum time grande, de expressão no cenário nacional. Em 2009 jogou e foi REBAIXADO pela 3a. vez. Virem a tabela de cabeça para baixo que vocês serão campeões novamente. Que tal ?? Tomem vergonha na cara !! Timezinho de SEGUNDONA, nada mais que isso !! Aliás FLAMENGO não conhece, não sabe onde fica, nem nunca ouviu falar em SEGUNDONA ! Isso é uma vergonha !

    Algumas considereções....

    http://www.youtube.com/watch?v=Hn607YBFO_w&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  145. Anônimo25/12/09

    Na verdade, os caras das favelas lá do Rio de Janeiro sabem que o campeão de 1987 é o Sport.
    Esses quem postaram comentários neste site dizendo que flamengo é campeão de 1987 são todos daqueles dos Estados do Nordeste que torcem para flamengo e são conhecidos como paibacas.

    ResponderExcluir
  146. Anônimo25/12/09

    O troféu da Copa União (O verdadeiro Brasileirão de 87),está na gávea,logo o verdadeiro campeão é o Flamengo.A CBF assume informalmente que o campeão é o Flamengo,e se fosse hoje,o Sport não poderia recorrer à justiça comum...acho que o Sport não precisa inventar esse título aí,mas se realmente houvesse uma final entre o Flamengo e o Sport em 87,era preciso apenas colocar o Zico em campo,e o jogo já estaria ganho...SRN.

    ResponderExcluir
  147. Em nenhum momento, mencionei que o "renomado" repórter era pernambucano. Ainda dizem que flamenguista é analfabeto e nem procuram ler e interpretar direito as coisas que são escritas...

    O Clube de Regatas não inventa título, ganha em campo. Menção de juiz tal favorecendo o Flamengo é coisa de idiota, me desculpem. Daqui a pouco a diretoria do mais que genérico pernambucano vai entrar na justiça para no tapetão colocar o Flamengo na segunda divisão e tirar o seu time de lá, baseado nas declarações dos muito fanfarrões que existem aqui.

    Falam de favela no Rio de Janeiro e que a grande maioria dos torcedores do Flamengo o são. Em Recife não tem favela nenhuma? E nenhum destes favelados é torcedor do mais que genérico pernambucano? Pelo que eu saiba, Recife é a cidade mais violenta do país em termos proporcionais. E diga-se de passagem, adoro Recife mesmo. Façam-me o favor, deixem de hipocrisia.

    Levantam a bandeira de representatividade do Nordeste e são os primeiros a se contradizer, chamando de paraíbas quem não torce pelo mais que genérico pernambucano. Cada um pode escolher para quem torcer, livre escolha ninguém pode tolhir, ainda mais agora que a informação pode ser acessada de diversos meios, a globalização, enfim, escolher a agremiação esportiva do seu coração pode não ter fronteiras hoje.

    Aliás, entendam que Flamengo transcede as fronteiras municipais, estaduais, regionais e até mesmo nacionais. Não é como um time que acha ser grande, quer ter título de gente grande e agora esta na segunda divisão e sequer comanda torcida no interior do estado de Pernambuco, só se reserva a região metropolitana e olhe lá...

    Saudações rubro-negras verdadeiras...

    ResponderExcluir
  148. Anônimo26/12/09

    Uma perguntinha a torcida bambi, Quantas vezes o São Paulo foi campeão Mundial? Pela FIFA somente uma vez, não tem como contestar o que vale o que é reconhecido pela FIFA tal qual o título do sport em 87.
    Qual o Placar do são paulo e sport em 87? Eles não jogaram pois o São paulo disputou a 1ª divisão e o Sport a 2ª.Esta o Richarlyson responde para torcidinha mais viadada do Planeta.
    Quantas vezes o São paulo ganhou o Brasileirão de futebol gay?

    ResponderExcluir
  149. Anônimo26/12/09

    flamiengo campeão de 1987?
    Me engana que eu gosto!

    ResponderExcluir
  150. Anônimo26/12/09

    Só torcedor de um clube como esse tal "flamengo", que dos 5 títulos "conquistados" no mínimo 4 ou todos são questionáveis. Vejamos: O primeiro contra o Atlético-MG, garfaram o galo mineiro no BANGU5(mara) quando expusaram o melhor jogador do campeonato e que estava caabando com o jogo, Reinaldo. No segundo título Garfaram, pasmem os senhores, o meu glorioso SPORT dentro da Ilha do Retiro, anulando um gol legitimo que tirava o flamengo do campeonato. Sim, neste mesmo campeonato, eles seriam beneficiados nos jogos finais contra o Grêmio. No terceiro título o prejudicado foi o Santos, até hoje os santistas choram aquele campeonato. No quarto título, é a vez dos botafoguenses chorarem o apito amigo do flamengo. Agora no quinto e talvaz mais nojento, ganhou jogos com adversários, Corinthians e Grêmio, facilitando(abrindo)os jogos para ajudar o FLAMENGO. Só aqui no Brasil ( SUL/SUDESTE ), que o vice do campeonato anterior(1986), o Guarani era segunda-divisão e o time rebaixado do mesmo ano(1986) "seria um time forte do módulo verde" não brinquem com a sabedoria de todos. SPORT CLUB DO RECIFE, SEM A GLOBO, PRA ESTÁ DIZENDO O TEMPO TODO QUE O FLAMENGO É O QUE NÃO É( um time grande ).VERDADEIRAMENTE UM GRANDE CLUBE, LEGITÍMO, DE FATO E DE DIREITO, CONTRA O FLAMENGO, GLOBO E A COCA-COLA, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. DOA EM QUEM DOER.

    ResponderExcluir
  151. Anônimo26/12/09

    Graciliano Raposo, indiota és tu que acreditas na lisura desse campeonato brasileiro nojento, pois, até as crianças que acompanham futebol neste Brasil perceberam que fizeram de tudo para salvar o botafogo e o fluminense da segunda divisão e levar o flamengo a ser campeão.
    O flamengo é timinho.
    O quê dizer de um time que tomou 4 golaços do Sport Clube do Recife, em 8 minutos e quinze segundo e no final do campeonato, ficar perdido diante do time reserva do Grêmio, o qual não ganhou do time carioca porque não quis.
    Tu , pelo visto, não sabes nada de futebol, por isso eu te explico.
    Não é preciso saber muito de futebol para perceber que, quando um juiz quer prejudicar um time ele faz o seguinte: qualquer falta boba do time que vai ser sacaneado, logo no iníco, ele dá cartão amarelo. Mete cartão amarelo à vontade. Pronto, assim, fica com o jogo na mão, a próxima falta ele dá amarelo, espulsa o jogador e o outro time fica com com a faca e o queijo para ganhar a partida, pois com um jogador a menos, raramente aquela equipe se sobressai, entendesste? O quê dizer da segunda partida entre Náutico e botafogo?
    Ora,o que ocorreu naquela partida foi simplesmente nojento, o botafogo tinha que sair da zona de rebaixamento, não era?
    O Sport Clube do Recife comprou uma briga feia com a arbitragem neste ano, pois, na Libertadores não aceitou que árbitros brasileiros apitassem sua partidas naquela competição. O resultado é que foi rebaixado á segunda divisão e eu credito mais da metade disso á arbitragem. Ela, a arbitragem, simplesmente, sacaneou o SCR, em praticamente todas as partidas. A última contra o palmeiras foi o cúmulo de toda essa aberração.
    Conversa que flamengo trasncende fronteiras. aqui em Pernambuco é diferente, pois nós temos O GLORIOSO SPORT CLUBE DO RECIFE, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE 2008. Lá em Recife deve haver meia dúzia de torcedores de flamengo que são do Rio de Janeiro. Os demais são da paraiba feito tu que nos jogos de flamengo em Recife lotam ônibus e vão assistir. Coitados deles, pois lá na paraiba os times não estão bem. Mesmo assim, se eu fosse paraibano feito tu eu preferiria torcer pelo Campinense ou Trezeá torcer por flamengo.
    Lá em Recife nós temos O SPORT CLUBE e só torcemos por ele, ok?
    Eu assisti a muitas partidas do Campeonato brasileiro deste ano e cito como exemplo 3 onde houve aberraçõa da arbitragem contra times do Nordeste. Quem tiver gravado assita e veja que não estou mentindo.
    1ª - Vitória da Bahia 1 x 1 Pameiras (o Vitória teve erroneamente um gol anulado pela auxiliar do juiz)
    2ª botafogo 1 x 0 Náutico
    3ª palmeiras 2 x 2 Sport Clube do Recife
    Só pra iníco de conversa, ou final?

    ResponderExcluir
  152. Anônimo27/12/09

    Se o Flamengo é Campeão de 1987, cadê a Taça legitima de 1987 e a taça das bolinhas? Porque nunca receberam? Afinal os Flamenguistas sempre se gabavam:

    Todo mundo tenta, mas só o Flamengo é Penta.

    ResponderExcluir
  153. Garrido27/12/09

    ACHO PURA MEDIOCRIDADE E MUDANÇA DE FOCO, PERGUNTEM: PORQUE O SPORT FOI REBAIXADO NOVAMENTE E FICOU NA LANTERNA DO BRASILEIRÃO ENVERGONHANDO OA PERNAMBUCANOS E O NORDESTE? ESTES TRASTES QUE DIRIGEM O SPORT FICA ENGANADNDO SUA TORCIDA E DESINTERRANDO DIFUNTO PORQUE É MAIS FÁCIL QUE FICAR DANDO EXPLICAÇÕES SOBRE A DINHEIRAMA QUE ENTROU CERCA DE 14 MILHÕES PARA PARTICIPAR DA LIBERTADORES E ESTES PARAZITAS MIZERAVEIS COMERAM O DINHEIRO, REBAIXARAM O CLUBE E ENVERGONHOU SUA TORCIDA. KD A GRANA DA LIBERTADORES EM CAMBADA DE INCOMPETENTES?

    ResponderExcluir
  154. Sandra27/12/09

    Todos sabem que o clube mais azarado de Brasil é o Botafogo! E o Sport pode se considerar um cube de sorte? Ganhou a copa do Brasil, o bota ainda não tem este titulo, mais com todo dinheiro que ganmhou na libertadores ainda assim foi rebaixado e tomou a lanterna do botafogo o maior acendedor de lanternas dos campeonatos brasialeiros. Agora sport vai ficar segurando este trofeu tambem por um ano para devolvê-lo em 2010. Parceiria inteligente. Digame com quem andas que te direi quem tu ès>

    ResponderExcluir
  155. Ora minha gente pernambuco, rio, bahia tudo isso é fichina. Agrande megalopolis são paulo colocou 2.5 milhões de rapazes felizes na avendida. são gente chique, culta e torcedores do tricolor mais querido o SAMPA, voces so fazem cosquinha. saiam da frente suas peruas ou vamos mergulhar voces no tietê para tomar um banho de civilização.

    ResponderExcluir
  156. Romario27/12/09

    Se o sport não quer titulo roubado. Então porque estão querendo ser campeão em 87, se não ganharam em campo. Trata-se então de um roubo oficial, dentro da lei. LALAU TAMBEM ROUBAVA DENTRO DA LEI.

    ResponderExcluir
  157. Rica Perrone27/12/09

    Em 87 os clubes brasileiros fizeram td aquilo q sonhamos até hj q façam: Se uniram, mandaram a CBF passear, arrecadaram mais dinheiro e fizeram sua liga, igual fazem na Europa e em qq país d melhor nível profissional q o nosso. Mas, p agradar esse ou aquele, a CBF resolveu se meter e assumiu o controle do q seria a segundona, módulo amarelo, como queiram. Inventaram um cruzamento dos campeões da série A com os da série B, o q n faz o menor sentido. Dirão: Mas q absurdo os não rebaixados de 86 estarem na serie B! Sim, tão absurdo qnt dezenas de campeonatos brasileiros q contaram c mudanças de formulas e n rebaixaram os times do ano anterior, ou qnd mudavam de 4 pra 8 classificados faltando 10 rodadas, entre outros. Ou seja, o argumento é valido, mas anula a legitimidade de 70% dos campeonatos já disputados aqui. C um argumento: Era a criação de uma liga, e portanto não havia ligação com a última disputa de Brasileiro. Era por convite, e pra se iniciar um novo projeto, uma nova liga, convida quem pode, obedece quem tem juizo. Afinal, hipocrisia as favas, sem os 12 (mais Bahia) clubes que organizaram isso o futebol brasileiro não existe. Inclusive o Sport. Se é bonito ou não, não sei. Mas a vida é assim. Quando algo começa, quem começou é quem dita as regras. E quem organizou aquilo tudo foram os 12 clubes (mais Bahia) capazes de bater de frente com a CBF. Como se amanhã a F-1 perder 3 equipes e fundarem uma nova categoria, a Ferrari vai ditar as regras e não a Force India, porque quem dá importancia pra aquele novo projeto é a Ferrari. Enfim, vamos facilitar o basicão. Se os clubes da série A (modulo verde) se recusaram a jogar com o da série B fizeram bem. Seria patético uma decisão de titulo entre duas divisões, sejam elas criadas pelo criterio que foram. Se o Sport e Guarani acharam tão absurdo assim, deviam ter feito o chororô antes de começar, não depois. Os 13 clubes disseram que não jogariam com os times do modulo amarelo, portanto a decisão não foi do Flamengo ou do Inter, mas sim dos clubes que a enorme maioria do país torce. Eles optaram por isso e avisaram que não fariam jogo extra com ninguém. Diga-se de passagem, decisão maravilhosa a de bancar o que foi feito no começo e não mudar DURANTE o campeonato pra agradar dirigentes de clubes que votam na CBF. É exatamente aquilo que pede o torcedor e a mídia: Coerencia. O Sport foi considerado campeão e muita gente argumenta dizendo que foi o legítimo, que não teve “asterisco”, etc. Ok, mas então, algumas perguntas: É mais correto dar o titulo ao vencedor da série A, que cumpriu o que os clubes parceiros decidiram, ou ao time que NÃO VENCEU A SERIE B? Porque omitem a noticia de que o Sport nÃO VENCEU O GUARANI nos penaltis na final do módulo amarelo? Ficou 11×11, e acabou empatado. Aí, a CBF ignorou o “acordo” dos dois clubes, absolutamente anti-ético e fora de qualquer regra do futebol, e o título foi pro Sport na decisão do quadrangular. É legitimo? Porque o Flamengo, pelo menos, venceu a decisão do seu modulo. E o Sport? Sejamos razoaveis. Aquele campeonato foi um passo fantastico pro futebol brasilero crescer, mas a CBF e clubes menores não aceitaram, deu no que deu. Somado a isso a covardia de alguns grandes, que abriram as pernas por outros interesses e deixaram a CBF ser co-organizadora do torneio. O Sport é um grande time, tem uma grande torcida e não precisa de um papel pra ser campeão brasileiro. Até porque, sabe que não é. Pois se o Flamengo é questionado por não ter encarado o campeão da série B naquele ano, o que dirá do time que não venceu a série B ser campeão brasileiro sem enfrentar nenhum dos 16 maiores clubes do país naquele ano? Quem tem o caneco mais contestavel? Acho que o não campeão da B, que não jogou contra nenhum time da A, que nem sequer venceu o seu módulo, poderia e deveria ser bem mais questionado do que o titulo daquele que cumpriu o acordo entre os clubes, que se recusou a fazer o que a CBF queria e que manteve o combinado.

    ResponderExcluir
  158. Rica Perrone27/12/09

    Some isso ao lamentavel erro do SPFC em 2007, quando fez uma camisa “Penta Unico” e desmereceu um titulo de um rival pra vender camisa. Ignorou o que assinou, ignorou o campeonato que ajudou a criar, e passou por cima de um documento assinado pelo proprio Juvenal em 87, em nome do SPFC, dizendo que legitimava o Flamengo campeao de 87. O que é verdade tem que ser dito. Eu reconheço que o meu clube fez algo bem feio e anti-ético, não tem problema. MAs acho que tá na hora do torcedor do Sport e dos anti-rubro-negros espalhados por ai buscarem argumentos mais solidos e menos incoerentes. Porque a coisa mais comum que existe nesse pais é contestar a CBF e pedir que os clubes controlem o futebol. Quando fazem… não vale. E aí os mesmos que pedem por isso, enchem o peito e dizem: “O Sport foi o legitimo campeão”. Ao meu ver, se tem alguem que tem uma taça e não foi campeão em 87 é o Sport, que sequer bateu o Guarani na final do seu módulo.

    ResponderExcluir
  159. FERNANDO27/12/09

    ENQUANTO A MAIOR TORCIDA DO BRASIL FAZ FESTA NO MARACANÃ COM O JOGO DAS ESTRELAS COM TRES GOLS DO ZICO E DOIS DE ROMARIO E COM DIREITO A VOLTA OLIMPICA COM A TAÇA DO HEXA BRASILEIRO O SPORT ARRANJOU UM "REPORTER" PAULO DELIRA PARA CONTESTAR O QUE O POVO BRASILEIRO COMEMORA - O HEXA CAMPEONATO DO CLUBE MAIS QUERIDO DO BRASIL. TCHAU SOFREDORES!

    ResponderExcluir
  160. Reginaldo27/12/09

    O CARA ESTÁ DELIRANDO O MENGÃO É HEXA. APESAR DOS 17 ANOS SEM TITULOS FICOU APENAS UM ANO SEM A HEGEMONIA DE TITULOS BRASILEIROS, MAIS RECUPEROU ANO SEGUINTE. (80, 82, 83,87,92 E 2009) HEXA MENGÃO. BAMBYS OU TRICOLETES PAULISTAS TEM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL. "GAY É CLARO"

    ResponderExcluir
  161. Anônimo27/12/09

    Qual regulamento permitiu o Sport e o Guarani DIVIDIREM o título do módulo AMARELO?!?!?!?!

    O flamengo então enfrentaria a fusão de sport e guarani e o inter ninguém?!?!?!?!

    1° flamengo x 1°Guarani+Sport
    2° Internacional x 2° Ninguém

    Acho que alguém quebrou o regulamento antes...

    ou em algum momento a CBF ja foi capaz de fazer um regulamento que permita DIVISÃO DE TÍTULO

    ResponderExcluir
  162. Ítalo28/12/09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  163. Anônimo28/12/09

    ACHEI MUITA GRAÇA UM MOLAMBO COMENTAR QUE 99 POR CENTO ACHAM QUE O SEU CLUBE FOI O CAMPEÃO DE 1987 E O CONSIDERAM HEXA. ESSE MOLAMBENTO É MALUCO E IGNORANTE POIS, PELO QUE LEIO E ASSISTO EM VÁRIOS BLOGS. SÓ OS RUBROS NEGROS E PARTE DA MÍDIA TENDENCIOSA ACHAM QUE O FLA É HEXA E QUE FOI O CAMPEÃO DE 1987 MAS, PARA A GRANDE MAIORIA, AI SIM, 99 POR CENTO DOS TORCEDORES DOS DEMAIS CLUBES BRASILEIROS ACHAM QUE O MESMO É PENTA E NÃO ADIANTA QUE ISTO NUNCA VAI SER MUDADO, PQ. NÃO CONSTESTAM O HEXA DOS BAMBIS. O CLUBE DO MULAMBO SEMPRE VAI SER HEXA COM *, HEXA GENÉRICO OU DENOREXA, A MAIS NOVA INVENÇÃO SOBRE ESTE CLUBE QUE QUER ROUBAR UM TÍTULO DE UM OUTRO CLUBE MAIS, JAMAIS IRÁ CONSEGUIR.

    ResponderExcluir
  164. Renato Amorim28/12/09

    Zico o maior artilheiro do Maracanã recebeu estátua, deu a volta olimpica com a taca do Hexa brasileiro e como sempre aconteceu nos jogos das estrelas fez mais tres gols, somandos-se os 18 gols aos 333 já são 351 só no Maracanã. Um ano perfeito para o Flamengo que havia perdido há 01 ano a hegemonia dos campeonatos brasileiros, recuperou a hegemonia e ainda foi penta tri no carioca e assumiu de vez a liderança tambem nos campeonatos regionais e por ser a maior vitrine do futebol brasileiro o Flamengo fechou os maiores contratos de patrocínio do Brasil com a Olimpikus e a Multimarcas. A maior torcida do Brasil e do Mundo tem mesmo que comemorar até o carnaval. Afinal o Hexa foi na raça! ENQUANTO ISSO NO REINADO DO LEÃOZINHO SPORT, APARECE UM FANATICO TORCEDOR CHAMADO PAULO DELIRA, TRAVESTIDO DE REPORTER PARA CONTAR CAUZO OU HISTORINHAS PRÁ BOI DORMIR... CONTINUI DELIRANDO PAULO DELIRA.

    ResponderExcluir
  165. Chega a ser hilário alguns comentários de alguns da torcida travestida e do arco-íris do mais que genérico pernambucano.

    Primeiramente, eu falei idiota e não "indiota". Não considero este erro como de digitação, pois no teclado o "n" está bem longe do "i" e do "d". Portanto, é ignorância mesmo e ainda dizem que nós rubro-negros autênticos é que somos os mulambos e favelados, e que mal sabemos redigir textos explicativos. Mesmo que soubéssemos, seria muito difícil se fazer entender por alguns poucos "indiotas" que rondam por aqui.

    Pois bem, teve um que está falando que os títulos do Flamengo são no mínimo arranjados. Sinceramente, será que tem coisa mais arranjada do que 1987 para o mais que genérico pernambucano? É sujo falando do mal lavado então. Este tipo de comentário é de recalque puro e de quem idolatra o São Paulo colocando outdoors por Recife parabenizando pelo título e tudo mais. É uma contradição tremenda já que vivem enchendo a boca para falar de representatividade do Nordeste. O Nordeste é muito grande e bonito para ter esta representação. Quem representa o Nordeste e bem é o Vitória, é o Bahia com título ganho em campo 1988, o Flamengo e não o mais que genérico pernambucano.

    Teve um que falou que o Flamengo perdeu de 4 a 2 numa vitória neste ano em Recife. Perdemos, admito e foi uma das setes minguadas vitórias do mais que genérico pernambucano em todo o campeonato. Mas o que vale é a classificação final e nesta existiam extremos bem claros, não é? Só falta a turma perturbada falar que agora 2009 foi arranjado para o Flamengo. Façam-me o favor. Outra coisa, até a vitória deste ano em Recife de 4 a 2, devolvida com um esculacho de 3 a 0 no returno e que não fosse o ótimo goleiro Magrão, a derrota para o Fuderosão teria chegado a dois dígitos, o mais que genérico pernambucano não vencia uma partida do Flamengo desde de 14/10/2001. É muito tempo, não é? A próxima vitória do mais que genérico pernambucano deve levar quase mais dez anos para ocorrer de novo... Freguesia sem tamanho.

    Outra coisa, o mais que genérico pernambucano foi rebaixado por causa de juízes e da ajuda a Botafogo e Fluminense? Você estão de brincadeira, só podem. Foi rebaixado porque não jogaram porra nenhuma, nada mesmo, talvez tenham tido um lampejo contra o Flamengo em Recife. Mas do resto, nada, nem empatizinho sequer conseguiam. Ficaram com o sonho de Dubai na cabeça e esqueceram de jogar futebol (acho que não esqueceram, cairam na real mesmo). A bola pune e sem piedade. Procurem outras desculpas e sejam cabra-machos e da peste para admitir que foram rebaixados por que não jogaram bola. Talvez este mimimi todo seja por causa da idolatria ao São Paulo e ainda chamam quem torce para o Náutico, é Barbie...

    Por favor, olhem para o futuro, o mais que genérico pernambucano pode ter um ano de 2010 tenebroso, não há projeto, não há nada, é diretoria tampando o sol com a peneira, vendendo patrimônio do clube para fazer caixa, enfim, esqueçam o Flamengo e olhem para seu próprio umbigo, que está sujo a beça.

    Saudações do doutrinador master do futebol mundial, o rubro-negro autêntico.

    ResponderExcluir
  166. Anônimo29/12/09

    Bruna sua vadiazinha tricolete o Rio Tietê não da banho de civilização não, o único banho que o Tietê dá é de cocô. Como diz a paulistana Rita Lee O TIETÊ É O MAIOR RIO DE COCÔ DO MUNDO. ÊTA POVINHO CAGÃO ESSES PAULISTAS. Agora o Paulo Delira ou esta mentindo ou delirando, O CLUBE DOS TREZE NUNCA TEVE ESTA "BRILHANTE" IDEIA DE FAZER O BRASILEIRÃO COM 32 CLUBES E SIM COM 13 E MAIS TRES CONVIDADOS E O SPORT FICOU DE FORA POR NÃO TER EXPRESSÃO NACIONAL. Mengão campeão daserie "A" e sport da serie "B".

    ResponderExcluir
  167. Bonito de Palma29/12/09

    O presidente do Sport deve ser um analfabeto e talvez o zeloso meirinho nem saiba o significado da palavra processar. Oia esse bichin, processar é quando nos passa a carne no processador. E tem mais o sport é exa e o framengo é campeão da segundona em 87. Tudo pelo xport.Diga que não é que vou lhe processar.

    ResponderExcluir
  168. Anônimo29/12/09

    QUER DIZER QUE TODOS OS JUÍZES E DESEMBARGADORES QUE JULGARAM O OCORRIDO EM 87 ERAM TODOS TORCEDORES DO SPORT. PARA DAREM GANHO DE CAUSA A ESTE MODESTO CLUBE EM DESFAVOR DO PODEROSO FLAMENGO. OS CARAS ESTUDAM PRA CACETE, PASSAM EM CONCURSOS SUPER DIFICIL PARA SEREM PROMOTORES, JUÍZES E POSTERIORMENTE ALÇADOS A DESEMBARGADORES, PARA APLICAREM AS LEIS COM AS RAZÕES E SEM AS EMOÇÕES E APARECEM UM MONTE DE IDIOTAS E IGNORANTES TANTO NA MÍDIA TENDENCIOSA COMO OS TORCEDORES MANIETADOS PELA MESMA, PARA QUERER NOS PASSAR QUE OS CARAS JULGARAM ERRADO. VÃO PARA A PQP. SEUS ANALFABETOS E IGNORANTES.

    ResponderExcluir
  169. Anônimo29/12/09

    Caros torcedores do Flamengo, Poderiam me explicar por que o vice campeao Brasileiro de 86 disputaria a segunda divisão em 87? não conseguem! então convenhamos, o Flamingo é penta!!!

    ResponderExcluir
  170. Arlindo30/12/09

    PAULO DELIRA, VAMOS DELIRAR? É FÁCIL RESOLVER ESTE IMPASSE. É SÓ BOTAR OS VELHINOS DE 87 PRA JOGAR - O TIME DO ZICO CAMPEÃO DE 87 E O DO SPORT CAMPEÃO DO MODÚLO AMARELO E VAMOS VER NO QUE DÁ. LEMBRETE O VELHINO ZICO FAZ TRES GOLS SEMPRE QUE JOGA. VÃO ENCARÁ? PODE SAIR GOLEADA HISTÓRICA. AQUELE TIME DO FLAMENGO TINHA 11CRAQUES DA SELEÇÃO BRASILEIRA É SÓ VER A FOTO DA EPOCA E AINDA FALTA O ALDAIR. SINCERAMENTE O FLAMENGO SERÁ BI CAMPEÃO BRASILEIRO EM 87. Nazismo é querer ser campeão fora de campo.

    ResponderExcluir
  171. ARTHUR30/12/09

    FLAMENGO É O GRANDE CAMPEÃO.ALIAS, SEMPRE FOI O MAIOR GANHADOR DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS. PARA O SPORT TUDO MENOS QUERER SURRUPIAR NO TAPETÃO O TITULO DO MENGÃO CONQUISTADO DENTRO DE CAMPO E COM AS MAIORES FERAS DOS FUTEBOL BRASILEIRO E CONTRA OS MELHORES DO BRASIL. GANHAR NOS TRIBUNAIS DO LALAU, O POVO BRASILEIRO NÃO CONCORDA. CHEGA DE DITADURA, NAZISMO E DE IMPRENSINHA REACIONARIA E INSIGNIFICANTE E TENDENCIOSA DO RECIFE. ACORDEM O SPORT NÃO GANHOU NADA, ALEM DE UMA TAÇA PARAGUAIA REPRESENTATIVA DO MODULO VERDE DOS CLUBES PEQUENOS E RENEGADOS.

    ResponderExcluir
  172. Anônimo30/12/09

    Glorioso sport? a unica gloria que este timeco tem é continuar se mantendo na segundona. passa onze anos na 2ª e aos trancos e barrancos consegue uma vaguinha para disputar a 1ª, depois volta novamente com o rabo entre as pernas, depois de ser saco de pancada e último colocado na 1ª reteorna feliz coma a lanterna na mão achando que conquistou uma linda taça, como aquela de 87 da 2ª divisão e da loja de R$-1,99 e os otários ainda chamam este timinho de glorioso.

    ResponderExcluir
  173. fala sério eu fico muito puto quando leio algo do tipo sou colorado mais o flamengo e hexa sim ele jogo a final contra o meu inter e ganho na raça, alias o flamengo jogo contra os clubs grandes e ricos do Brasil, enquanto o sport jogava a segunda divisão contra times pequenos e sem ezpreção. e reafirmo com todo os méritos FLAMENGO É HEXA ! saudações coloradas !

    ResponderExcluir
  174. Anônimo31/12/09

    Meu caro,
    Seu texto está cheio de interpretações erradas e mal intencionadas, vou citar apenas uma, vc disse que o vasco foi rebaixado para a segunda divisão, na verdade quem foi rebaixado no ano anterior, ou seja, em 1986 foi o botafogo e o seu sport. como pode achar q o modulo amarelo é mais importante q o verde e ainda um time q ganhou dos principais times brasileiros como o flamengo fez naquele ano,não ser o verdadeiro campeão brasileiro de 1987 e como pode dizer q o sport é o campeão se em 86 vcs foram rebaixados. temos 6 titulos nacionais ganhando dos principais clubes, apenas um deles teve o nome de copa união o que representava o brasileirão. 6 titulos=HEXA da principal competiçãonacional de clubes.

    ResponderExcluir
  175. Anônimo31/12/09

    o fla e a globo sao ladroes cara de pau
    parabens rede globo. a globo e o fla sao hexa ladroes...
    belo comentario Paulo lira.

    ResponderExcluir
  176. Anônimo31/12/09

    Ô COLORADO DE MERDA FOI O TEU INTER QUE GANHOU A COPA DO BRASIL ANO PASSADO NÃO FOI? VENCENDO VASCO, CORINTHIANS, ETC... QUE SÃO OS GRANDES NÉ?

    ALÉM DE TUDO TEM PROBLEMA DE MEMÓRIA, LOUCO.

    ResponderExcluir
  177. RICARDO31/12/09

    QUEM TORCE PARA O SPOT DEVE SER UM INFELIZ RECALCADO, UM RUBRO NEGRO INRUSTIDO. QUE ALEGRIA UM TIMINHO FRACASSADO COMO OP SPORT PODE DAR A UM TOCEDOR. TROPADE MASOQUISTAS QUE COMEM PIMENTA PARA SENTIR DEOR NO FIOFÓ. FUI.

    ResponderExcluir
  178. Outra coisa que esqueci de mencionar, não sou paraíbano e se fosse eu teria orgulho de bater no peito e dizer que sou rubro-negro autêntico, cabra da peste e nascido nesta região maravilhosa de gente trabalhadora e guerreira que é o Nordeste.

    Ou seja, eu não utilizo alcunhas de discriminar o próprio nordestino que por escolha individual e pessoal, quer torcer para quem quiser, ele é dono do seu nariz e não é de um regionalismo exarcebado que vai fazê-lo optar pelo contrário. Há outras formas mais saudáveis de privilegiar a cultura e as tradições de uma terra e não tolhindo a escolha de times de futebol, que são individuais nada mais.

    Sou paulistano para quem quer saber e moro no Nordeste há mais de vinte anos e me considero mais nordestino que sulista. E com certeza em Recife há mais flamenguista que a meia dúzia proclamada em posts grotescos desta coluna. Sai da região Metropolitana e vai em direção ao interior, vocês vão se deparar com uma massa rubro-negra autêntica de dar inveja no seu próprio estado.

    Falam de arbitragem e tudo mais. Chegaram até o cúmulo de dizer que se o tribunal decide em favor do mais genérico pernambucano está feito. Mas omitem que esta causa tramitou na justiça comum e foi julgada num tribunal em Recife, coincidência ou é um regionalismo a parte?

    De novo, esqueçam o Flamengo e olhem para vocês, torcedores do mais que genérico pernambucano, rodeado de glórias, só se for no campeonato estadual, nas estatísticas de titulares contra reservas do próprio time, pois no futebol nacional vocês são uns "bastardos inglórios"! Ninguém dá atenção a quem não ganha nada, exceção seja feita a Copa do Brasil de 2008, onde ali jogaram, mereceram e sairam um pouco do ostracismo no cenário nacional...

    ResponderExcluir
  179. Anônimo1/1/10

    Chega de tanta conversa fiada.
    O SPORT é SEGUNDA DIVISÃO E O MENGÃO
    HEXA NA RAÇA.

    ResponderExcluir
  180. BRUNO1/1/10

    É ATÉ PENOSO VER UM TIME QUASE PEQUENO QUERER SER CAMPEÃO DO BRASIL NO TAPETÃO OU POR DECRETO. É O CASO DO PEQUENO SPORT QUE SABE QUE NEM UM MILAGRE PODE FAZE-LO CAMPEÃO DA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO PORQUE A SUA CONDIÇÃO E DE LUTAR PARA SE MANTER ENTRE OS CLUBES DE DIVISÕES INFERIORES CONFORME FOI NO ÚLTIMO BRASILEIRÃO O LANTERNA SPORT OBTEVE MENOS PONTOS CONQUISTADOS ENTRE OS LANTERNAS DO BRASILÇEIRÃO.ESTA É A REALIDADE DO SOFRIUDO SPORT. TAMBEM QUERO CHORAR.

    ResponderExcluir
  181. Anônimo1/1/10

    1. Flamengo 67 38 19 10 9 14
    2. Internacional 65 38 19 8 11 21
    3. São Paulo 65 38 18 11 9 15
    4. Cruzeiro 62 38 18 8 12 5
    5. Palmeiras 62 38 17 11 10 13
    6. Avaí 57 38 15 12 11 9
    7. Atlético-MG 56 38 16 8 14 -1
    8. Grêmio 55 38 15 10 13 21
    9. Goiás 55 38 15 10 13 -1
    10. Corinthians 52 38 14 10 14 -4
    11. Grêmio Barueri 49 38 12 13 13 7
    12. Santos 49 38 12 13 13 0
    13. Vitória 48 38 13 9 16 -6
    14. Atlético-PR 48 38 13 9 16 -7
    15. Botafogo 47 38 11 14 13 -6
    16. Fluminense 46 38 11 13 14 -7
    17. Coritiba 45 38 12 9 17 -12
    18. Santo André 41 38 11 8 19 -15
    19. Náutico 38 38 10 8 20 -23
    20. Sport 31 38 7 10 21 -23 *este é o sport que um dia foi campeão brasileiro. ACREDITEM! ACREDITEM1 ACREDITEM1 - SE VOSMICÊ NÃO ACREDITAR EU VOU LHE PROCESSAR. tudo pelo sport.

    ResponderExcluir
  182. ZÉ ARUELA1/1/10

    SPORT GLORIOSO CARREGADOR DE TAÇAS. NÃO IMPORTA SE É DA LANTERNA OU DA SEGUNDONA O SPORT É BI BRASILEIRO. EU ACREDITO EM GINOMO, PAPAI NOEL,FADAS E NO TITULO DE 87. TUDO, MAIS TUDO EU FAÇO PELO SPORT.

    ResponderExcluir
  183. Anônimo2/1/10

    Graciliano Raposa,
    Tu não sabes pra que lado tá virado teu nariz, em matéria de futebol.
    O glorioso Leão da Ilha do Retiro enfiou 4 golaços no denorexa, em Recife, e só levou, para isso, 8 minutos e quinze segundos.
    O denorexa ficou perdido naquele jogo da Ilha do Retiro (Estádio do Sport Clube do Recife), bem como ficou perdido no jogo da decisão para Grêmio.
    A verdade é que, sem ajuda externa, o denorexa não ganha nada, só carioquinhas.
    A propósito, onde fica o Estádio do denorexa?

    ResponderExcluir
  184. Anônimo2/1/10

    Caro jornalista, vai ajudar o xporrrti a procurar jogador pra jogar a segundona e orienta o debil mental do presidente do xporrrtiii como processar 36 MILHÕES DE RUBRO-NEEGROS! SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS.

    PS: Um clubeco como o xporrrtii querendo aparrcer às custas do MENGÃO!

    ResponderExcluir
  185. Anônimo2/1/10

    O Sport não é campeão ném da segunda divisão de 1987. Afinal a disputa nos penaltis ficou empatada em 11 x 11.

    Zaitsev

    ResponderExcluir
  186. CAETANO3/1/10

    MENRIRA: A TAÇA DA "COPA UNIÃO" NOME DO BRASILEIRÃO QUE CONTINUOU ATÉ 2.000, QUANDO PASSOU A SER CHAMADO "COPA JOÃO HAVELANGE". A TAÇA DO CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE "A" DE 87 ESTA NA GÁVEA, NA SALA DE TROFÉUS JUNTAMENTE COM OUTRAS TANTAS, CONQUISTADAS PELO CLUBE MAIS POPULAR DO BRASIL ONDE SÃO OBSERVADAS POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE É SÓ IR LÁ E CONFERIR.

    ResponderExcluir
  187. Walter Rezende3/1/10

    Fala sério, se a Copa União não reprsentasse os clubes da elite do futebol então porque continuou com o mesmo nome em 88, ano no qual o tricolor de aço o meu BAHIA foi campeão brasileiro. Tá doido, somos bi nacional. O Sport não ganhou nada nem do Guarani conseguiu em campo o titulo da segundona, ganhou na moedinha (cara ou coroa). Quer ser campeão na moedinha e no tapetão. Então mudem para outo tipo de esporte, porque futebol se ganha é no campo.

    ResponderExcluir
  188. Anônimo3/1/10

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  189. Anônimo4/1/10

    Pessoal, os torcedores do Flamengo acreditam que são Hexacampeões, já os torcedores do Sport, com o apoio de todas as outras torcidas, acreditam no contrário. O fato é que a Taça de Campeão Brasileiro da Série A de 1987 está na galeria de troféus do clube Pernambucano, assim como foi este o representante brasileiro na Taça Libertadores da América em 1988. Ou seja, cada um acredita no que quiser. Se foi isso, de fato, que aconteceu ou não, não há como voltar no tempo e reverter. A questão é simples e óbvia: Com quem está a Taça? Quem foi para Libertadores em 88? Será que discutiremos isso até quando? Basta! Deixa a globo dizer o que quiser, afinal, eles, assim como a torcida do Flamengo, acham que são importantes, que são miores que o resto do mundo... Deixe que eles acreditem nisso, pois seres tão repugnantes assim precisam disso...

    ResponderExcluir
  190. Anônimo4/1/10

    CAMPEÃO NÃO SE INVENTA PARA SER HEXA TEM QUE SER PENTA!!! Caza Caza a turma é mermo boa, é mermo da fuzaca SPORT,SPORT,SPORT!!! Ah, e Bruno o que colocou comentário lá em coma falando:"O SPORT teve que lutar contra o Rebaixamento porque foi o único time que teve menos pontos!!!" É mais quem foi que ganhou do Corinthians, do Flamengo, do Palmeiras!! Quem foi que ganhou a Copa do Brasil de 2008?? SPORT Sempre&Sempre!!!

    ResponderExcluir
  191. Anônimo4/1/10

    Esse povo que fala mal do Sport, nem escrever sabe, por que passa tanto tempo pesquisando besteira pra tentar falar de um título que é do Sport moralmente e judicialmente, que não estuda pra ter uma boa escrita. Acredito que vocês deveriam procurar umas aulas e aprender a escrever, depois aprender a discutir e argumentar. Caso alguém aqui queira a cópia do processo do STJD é só deixar o email que eu envio, e também a foto do ingresso da final de 1987,entre outras provas. Se alguém tiver tais provas a favor do Flamengo, por favor me envie!

    julianeafm@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  192. Anônimo4/1/10

    Ô meu querido povo sulista ( incluindo os NORDESTINOBACAS claro), que se deixam, que se levam pela REDE BOBO FLAMENGUISTA de opinião...

    Sabem que disputou a libertadores das Americas em 88 ?????????
    Campeão e Vice Campeão Brasileiro, Isso, como acontecia todos os anos, então: SPORT E GUARANI, RESPECTIVAMENTE...

    BJOs p vcs influenciÁveis, NORDESTE É BRASIL ( AOS IDIOTAS), APARTIR DESTE ANO PODEM FAZER A CAMPANHA DO HEXA, ENQUANTO ISSO SÓ O SÃO PAULO MESMO!!!

    NO Site da fifa também consta o Campeão de 87
    SPORT CLUB RECIFE HEHEHEHE

    ResponderExcluir
  193. Péricles4/1/10

    Só as principais mentiras:
    1) o primeiro presidente do Clube dos 13 foi o Carlos Migual Aidar (presidente do São Paulo), que aliás sempre defendeu o título do Flamengo de 1987 e deve estar se revirando no túmulo;

    2) O Clube dos 13 foi fundado porque a CBF declarou não ter dinheiro para financiar o Campeonato Brasileiro de 1987, com aqueles 3245 clubes que disputavam todo ano;

    3) O critério para a formação do clube dos 13 foi o tamanho das torcidas. Os 16 clubes que acabaram entrando correspondiam a mais de 99% dos torcedores brasileiros;

    4) quem financiou este campeonato foram a Globo e a Coca-Cola;

    5) No meio do campeonato a CBF se arrependeu e veio com a história do cruzamento;

    6) O clube dos 13 negou-se a jogar finais contra os vencedores do Módulo Amarelo;

    7) O Conselho Nacional de Desportos (CND) declarou Flamengo e Inter campeão e vice campeão brasileiro de 1987;

    8) Só a CBF, a torcida do Sport e a arcoirizada que não vance nada acham que o Sport é campeão brasileiro de 1987;

    9) Vcs estão onde agora onde é o seu lugar, nas divisões inferiores...

    ResponderExcluir
  194. Anônimo4/1/10

    AQUI, quem defende o DENOREXA é PARAIBACA ou é TRICOBARBI.

    ResponderExcluir
  195. Anônimo4/1/10

    OLHA ESSE TAL DE GRACILIANO!
    O CARA SE DIZ PAULISTA, MORA NO NORDESTE E É TORCEDOR de flamengo.
    JOGANDO BRASIL E ARGENTINA ELE DEVE TORCER PELA ARGENTINA, ALGUÉM DÚVIDA? KKKKKKKKKK
    DE BOM SÓ POR MORAR NO NORDESTE.

    TORCEDOR DO SPORT SÓ TORCE PELO SPORT. AÍ TÁ A DIFERENÇA. TORCEDOR DO SPORT É APAIXONADO PELO SPORT, CLUBE DA SUA TERRA. É AUTÊNTICO!!
    SEJA NA PRIMEIRA OU NA SEGUNDA DIVISÃO ELE TÁ FIRME COM O TIME, GRITANDO CAZÁ, CAZÁ, SPORT, SPORT, SPORT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, QUEIRAM OU NÃO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  196. Leonardo5/1/10

    Sport Buá,buá,buá, eu quero uma taça brilhosa DERAM UMA LANTERNA LUMINOSA. xí essa é parecida a que ganhamos em 87, não quero porque vai enferrujar tambem, quero uma taça de verdade. DERAM UMA TAÇA IMPORTADA DO PARAGUAI. essa tambem é muito parecida com a que enferrujou, quero uma igual a do Framengo.MAIS PRÁ GANHAR A DO FLAMENGO PRECISA SER CAMPEÃO BRASIEIRO E CONQUISTAR DENTRO DO CAMPO,ESTAS QUE RECEBEU EM 87, FOI DADA POR UM GENIO DA LANTERNA CHAMADO NABI QUE DISSE QUE ERA VERDADEIRA. xi, fomos enganados,veja se a nossa camisa tambem não é falsa. TAMBEM NÃO É ORIGINAL MAIS É MUITO PARECIDA.

    ResponderExcluir
  197. Anônimo5/1/10

    O "glorioso"Clonado "sem nenhuma gloria" ganhou uma em Recife,mas perdeu novamente no maracanã e é fregues antigo e de carteirinha do original. Deixem de ser babacas o sport é um time pequeno/medio e deve procurar um clube de seu tamanho para procurar rixa. A lanterna tá muito pesada? Mais é bonitina, coloquem na sala de trofeu do glorioso xport.

    ResponderExcluir
  198. Moreira5/1/10

    A CBF EM 87 NÃO APITAVA EM NADA, ACHAVA-SE DESACREDITADA, SEM DINHEIRO E SEM MORAL POR ISSO FOI SUBJUGADA PELOS GRANDES CLUBES BRASILEIROS. DE TUDO ISSO, FICOU UMA LIÇÃO NEM A CBF NEM O CLUBE DOS TREZE PODE COMPRAR A CONCIÊNCIA DOS DESPORTISTAS DO BRASIL, QUE SÃO EM SUA GRANDE MAIORIA TORCEDORES DO FLAMENGO, VASCO, BOTAFOGO, FLUMINENSE, SÃO PAULO, CORINTINHAS, PALMEIRAS, SANTOS, INTERNACIONAL, GREMIO, BAHIA, ATLETICO MINEIRO CRUZEIRO ETC.CLUBES ESTES QUE REPRESENTAM QUASE 100% DA TORCIDA BRASILEIRA E NÃO ACREDITAM E NEM CONCORDAM QUE UM CLUBE DE FUTEBOL POSSA SER CAMPEÃO BRASILEIRO POR DECRETO, NO TAPETÃO E PRINCIPALMENTE SEM JOGAR COM ESSES GIGANTES DO FUTEBOL BRASILEIRO. NENHUM TORCEDOR CONCIENTE PODE CONSIDERAR O SPORT CAMPEÃO DA ELITE OU DA 1ª DIVISÃO JOGANDO UM CAMPEONATO PARELAO EQUIVALENTE A 2ª E 3ª DIVISÃO. AO CONTRÁRIO DO FLAMENGO QUE JOGOU COM TODOS ELES E FOI CAMPEÃO E GANHOU O CAMPEONATO NO CAMPO E NA BOLA. A TORCIDA BRASILEIRA SABE E CONSIDERA O FLAMENGO O VERDADEIRO CAMPEÃO DE 1987. E NÃO PODERIA SER DIFERESNTE QUALQUER DOS 15 GRANDES DO BRASIL, POR INSTRUÇÃO DO PROPRIO CLUBE DOS 13 E QUEM É DESPORTISTA E TORCEDOR DESSES GRANDES TIMES SABE QUE PODERIA SE O INTER, PALMEIRAS, SANTOS OU CRUZEIRO NINGUEM JOGARIA CONTRA O CAMPEÃO DOS CLUBES MENORES E HOJE SABEMOS QUE O PREMIO PARA O VENCEDOR DO MODULO VERDE, O SPORT OU O GUARANI SERIA UMA VAGINHA PARA JOGAR ENTRE OS GRANDES ANO SEGUINTE. É POR ISSO QUE A IMPRENÇA BRASILEIRA E MUNDIAL E TAMBEM A FIFA ESTAMPARAM MANCHETE SOBRE O HEXA CAMPEONATO DO FLAMENGO, ENQUANTO QUE AO SPORT E SUA TORCIDA FICARAM ISOLADOS PREGANDO NO DESERTO E COM O CONSOLO DE TER APENAS UMA TAÇA NA MÃO E QUE TODOS SABEM QUE NO MAXIMO VALE O CAMPEONATO DA 2ª DIVISÃO

    ResponderExcluir
  199. IVALDO5/1/10

    concluindo o sport foi campeão do modulo amarelo e nada mais e o Flamengo campeão do copa União que representava a elite do futebol. sport ao entrar na justiça deveria ser banido da federação como manda o regulamento. Mas a cbf era comandada por um mafioso, incompetente , tendencioso. Figura decorativa e nada fez por vingança ao clube dos 13 que organizou independentemente o campeonato brasileiro e batizou de Copa Uanião para representar a União dos clubes grandes do Brasil. ENTÃO SEU HIPOCTRAS VOCES NÃO TEM MORAL PARA FALAR EM CUMPRIR A LEI, REGULAMENTO. Imbecis e tolos ao acharem que podia ser campeão contra tudo e todos, apenas com um decreto de uma figura decorativa. FLAMENGO VERDADEIRO E INCONTESTAVEL CAMPEÃO.

    ResponderExcluir
  200. Anônimo5/1/10

    FLAMENGO O CLUBE MAIS AMADO DO BRASIL É TAMBEM O MAIS INVEJADO, TEM O MAIOR PATRIMONIO DO FUTEBOL MUNDIAL QUE É A SUA GIGANTESCA TORCIDA QUE CRESCE A CADA DIA E AGORA COM A CONQUISTA DO HEXA BRASILEIRO SUA TORCIDA AUMENTOU EM MAIS 2% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SEUS TORCEDORES SÃO, CONFORME O DATA FOLHA, OS COM MELHOR NIVEL DE INSTRUÇÃO E CONDIÇÕES FINANCEIRAS. É O CLUBE MAIS VALORIZADO DO PAÍS E POSSUI TODOS OS TITULOS NACIONAIS E INTERNAcIONAIS. TUDO ISSO CAUSA INVEJA A MUITOS SOFREDORES INFELIZES QUEE A UNICA ALEGRIA QUE TEM É QUANDO SENTAM NO COLO DOS OUTROS. A NAÇÃO RUBRO NEGRA É SÓ ALEGRIA, PORQUE FLAMENGO É UM CLUBE ABENÇOADO POR DEUS. não vou falar do Sport, deixo um recado para sua torcida que certamente tem orgulho de torcer para um clube rubro negro. Mais importante que ter um decreto na mão é ter na conciência de cada desportista brasileiro quem realmente conquistou aquele titulo e foi o legitimo vencedor dos clubes que representam a nação brasileira. Ponham a mão na conciência e vão parar de brigar por aquilo que não é seu. Aos sãopaulinos nossos rivais saibam que o São Paulo possui tres titulos mundiais.Porem somente um é reconhecido pela FIFA, nem por isso é considerado apenas campeão. Pois maior que o reconhecimente de uma instituição e o reconhecimento de todos envolvidos com o mundo do futebol.

    ResponderExcluir